Já falamos muito sobre os títulos públicos nesta série especial e, lá no começo onde tratei sobre as vantagens de investir no tesouro direto comentei com você que a liquidez deste investimento é imediata, ou seja, não há prazo de carência e o investidor pode efetuar o resgate a qualquer momento.

Isso é possível porque é permitido ao investidor a venda antecipada de títulos públicos com a garantia de recompra pelo próprio governo.

Mas antes de tudo é importante saber que nem sempre esta venda antecipada de títulos públicos pode ser uma boa idéia. Isso porque você pode ter ganhos excepcionais em algumas situações e um bom prejuízo em outras.

Bom, antes de falar mais sobre as situações positivas ou negativas vou falar um pouco mais sobre esta venda.

Como vender antecipadamente

Assim como na compra existem duas maneiras de se fazer isso. A primeira delas é a venda do titulo pela própria plataforma do tesouro.

Optando por esta forma a venda demora um dia útil para ocorrer e é garantida.

Isso porque como comentei acima a recompra dos títulos públicos federais que são comercializados na plataforma do tesouro direto é garantida pelo governo.

Desta forma o seu investimento não vai correr risco de liquidez e o dinheiro irá cair na sua conta da corretora.

Já a segunda forma de vender um titulo negociado no tesouro direto é através do mercado secundário. Mas muita atenção, lembre-se que no mercado secundário a venda (recompra do título) não é garantida.

Em contrapartida a vantagem é que no no mercado secundário é possível tentar negociar o título acima do valor de mercado.

Esta não será uma tarefa fácil devido a alta liquidez deste tipo de investimento mas é sim possível.

Motivos para Venda Antecipada

Existem basicamente dois motivos para realizar a venda antecipada dos seus títulos. A primeira e mais óbvia é que você precisa dos recursos para cumprir com suas obrigações.

Neste caso não há muito o que argumentar. Mas é sempre importante reler o artigo onde falo da importância de se analizar perfil de investidor, seus objetivos e horizonte de investimento para que seja possível comprar um título com o vencimento adequado.

Afinal de contas a venda antecipada do título errado, no momento errado pode acarretar prejuízo.

O Novo Investidor - Tudo sobre Investimentos, Finanças e Economia

O outro motivo para realizar a venda antecipada é para obter ganhos “turbinados”.

Estes ganhos são possíveis com as estratégias de especulação como trataremos mais a frente em um capítulo que trato especificamente sobre este assunto.

Esse ganho é turbinado ou mesmo prejuízo é possível porque os títulos pré-fixados tem um valor pré determinado em seu vencimento que é de R$ 1.000,00.

Tendo em vista que o valor futuro e a taxa de juros são conhecidas, o valor a mercado do título (PU ou Preço Unitário) nada mais é que um cálculo de valor presente.

Com base nesta metodologia de cálculo quando o investidor compra um título pré fixado e ocorre uma redução na taxa de juros é possível obter um rendimento muito acima da taxa previamente estabelecida.

Agora, se há uma elevação na taxa básica de juros (SELIC) o investidor pode ter prejuízo.

Por isso é muito importante ter um cuidado especial na hora de compra do título para saber se você está comprando o papel mais adequado para seu objetivo de investimento.

Gostou do conteúdo? Sabia que temos muitos vídeos sobre certificações e investimentos no nosso canal do Youtube? Clique aqui para conhecer!