Certificações Financeiras

Saiba quais são as principais perguntas sobre Certificações Financeiras

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 10 de junho de 2020

Cursos Anbima, Ancord e Abecip com Desconto

Já parou para se perguntar sobre perguntas como: faço CPA 10 ou CPA 20? Qual a melhor escolha? Pois é, elas surgem e o mais frequente do que imaginamos. E é por isso que eu resolvi separar um tempo para te responder quais as principais perguntas sobre Certificações Financeiras, vulgo as que eu mais recebo de vocês.

São várias dúvidas!

Eu, Kléber, utilizo a tecnologia a meu favor para te auxiliar em tudo o que for preciso, por isso que, quase todos os dias abro a caixa de perguntas lá no Instagram para poder responder tudo o que consigo. Só que muitas dúvidas aparecem mais de uma vez. Então, nada melhor do que pegar elas e responder tudo de uma vez só!

Não perde tempo e clica aqui no vídeo para conferir:

Curso Online para Certificação CPA10

Direto ao ponto: quais são as principais perguntas sobre Certificação Financeira?

Partimos então para a primeira pergunta:

1- Qual certificação fazer? CPA 10, CPA 20?

Nessa o que eu posso te responder é que devemos separar em dois grandes esquemas. Um dos lados do esquema você deve pensar que você ainda não é um bancário e no outro, você deve pensar que já é um bancário. 

Note, são duas coisas diferentes.

Se você não é bancário: para isso existem dois pequenos grupos de cidades, para você poder escolher a sua certificação ideal.

  • Cidades pequenas de até 300 mil habitantes, eu recomendo que você faça a CPA 10.
  • Cidade média ou grande de mais de 300 mil habitantes, eu recomendo que você faça a CPA 20.

Sabe por quê?  Porque é muito simples, em cidade pequena a competição por um cargo é muito menor. Sendo assim, você deve estar enquadrado dentro da competição de sua região. E para as cidades médias ou grandes você vai direto para a CPA 20, pois possui muito mais candidatos por vagas, logo, a competitividade aumenta.

Ainda há quem pergunte se é possível ir direto para a CEA, e a minha resposta, caso você ainda não seja bancário é NÃO. Não, você não pode ir direto para a CEA. Até porque, ela é uma certificação de especialista.

Como você vai ser especialista se não possui experiência em um banco? E acrescento ainda, você investir para uma pessoa é uma coisa, já orientar um cliente é uma coisa bem distinta.

Porém, a gente possui o outro grupo:

Se você já trabalha em um banco: bom, se você já trabalha em uma IF, quer dizer que já possui a CPA 10 e já está tendo experiência. Com isso, aí sim é possível fazer a CEA.

Porque, você já possui experiência dentro do mercado de trabalho.

Mais de 4000 questões comentadas para sua certificação financeira

2-Posso fazer direto a CEA?

Recapitulando o que já mencionei: se você não trabalha em banco ainda, a resposta é um grande NÃO. Mas, se você já trabalha e convive com isso tudo, a resposta é sim, pode fazer.

Com a CEA, você possui um título de especialista, e sabia que você pode se cadastrar junto à CVM como Consultor de Investimentos?

Se o seu objetivo é trabalhar com isso, e de forma autônoma, ou seja, sem nenhum vínculo com alguma instituição financeira. Por exemplo, o que pode acontecer é você dar consultoria de finanças e investimentos na sua região e povo te pediu prova de tudo o que você sabe. 

Para isso, um dos principais caminhos é fazer a própria certificação da CEA e após isso a certificação que se chama CFP. Assim, você será um Planejador Financeiro, que é um título de especialista para poder prestar consultoria.

3-CEA ou ANCORD?

Gente, essa é uma das perguntas que aparecem sempre, tipo, realmente, sempre!

O que eu tenho para te dizer é que elas são completamente diferentes. Elas não possuem nada haver com a outra.

Enquanto a CEA é para quem trabalha diretamente dentro de um banco. Além de ser um CLT. A ANCORD é para o Agente Autônomo de Investimento, ele vai trabalhar na corretora, porém, este é completamente autônomo.

4-Qual é mais difícil? CEA ou ANCORD?

Mais um vez, pessoal, cada coisa é uma coisa e não tem nada haver com a outra.

Não interessa se é mais difícil ou mais fácil, o que realmente interessa aqui é que se você realmente onde você quer chegar e conquistar.

5-Só CPA 10 e CPA 20 é suficiente para trabalhar no banco?

O que acontece aqui é que essas certificações são obrigatórias, onde várias funções exigem essas provas. 

Mas, essas certificações apenas te colocam uma posição à frente de muitas pessoas, só que para que a posição seja realmente conquistada é necessário possuir alguns conhecimento e habilidades super importantes que eu sempre falo. Como:

  • Ensino Superior
  • Matemática Financeira
  • Inglês
  • Excel
  • Vendas
  • Oratória

São todas as coisas que não estão escritas em algum lugar que você deve fazer, mas que você precisa ter conhecimento.

6-É difícil conseguir a vaga de AAI?

A resposta para essa é não! Muito pelo contrário, as corretoras estão brigando por pessoas que estão trabalhando como AAI.

Se você colocar AAI no Google, você vai ver que o que mais vai aparecer na consulta é corretoras procurando este profissional.

Então, se é isso o que você quer, não desanima, estuda e corre atrás que essa é a hora!

Curso Online para Certificação CPA10

7-Pós-Graduação, MBA, CFP…

Olha só, no início os cursos e aulas EAD possuíam um grande preconceito, né? E nenhuma Instituição Financeira queria contratar um profissional que tenha feito algo nesta modalidade.

Mas, agora muita coisa mudou e o preconceito com isso já não é tão igual quanto era antes. Aí, as instituições e o mercado em geral, estão cada vez mais buscando um pessoal com as certificações do que alguém com pós ou MBA.

Eu, te recomendaria fazer um CFP e depois um MBA.

8-É interessante aprender sobre investimentos?

O que é interessante e como aprender sobre investimentos parte de duas leituras obrigatórias:

  • Pai Rico, Pai Pobre
  • Filosofia Bastter

São duas dicas de filosofia básica para você realmente aprender sobre investimentos e saber tudo!

Basicamente, essas são as principais dúvidas que o pessoal possui sobre as Certificações. Mas, você tem mais alguma?

Manda aqui que eu te respondo! 😀

Quer passar em uma certificação Financeira?

Receba um e-book exclusivo com 7 dicas para ser aprovado!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *