Bom, você já sabe tudo como funciona sobre o Prazo Médio Ponderado, nada melhor do que agora compreender tudo sobre o Retorno Médio Ponderado e sair na frente dos seus estudos para as certificações financeiras.
O que é Retorno Médio Ponderado?
Uma coisa que eu posso já começar a te dizer é que este prazo é muito parecido com o Prazo Médio Ponderado. Até porque, é uma forma de mensurar o retorno (rendimento) de uma carteira de investimento com base no valor de cada título.
Para o cálculo, se considera o valor de cada ativo para trazer o resultado da carteira, como também o rendimento que apresentou dentro de um período ‘n’. E para o cálculo possuímos uma fórmula bem específica:
Onde:
- w: peso de cada ativo
- r: rentabilidade de cada ativo
Somando tudo isso e dividindo será possível encontrar o Retorno Médio Ponderado. Se liga no quadro abaixo de exemplo e colocado na fórmula:
Com os dados em mãos os colocaremos na fórmula:
Saca só:
O 0,90 veio lá do CDB, dos R$ 90.000,00. De onde veio esse 0,90? Pense comigo, essa carteira tem um total de R$100.000,00, logo, esse CDB possui 90% dela, porém, não iremos utilizar a porcentagem, mas sim 0,90 – que equivale o mesmo valor.
O 10% do rendimento posto para nós é que iremos encontrar o nominal: 10/100 = 0,10.
E para as Ações é a mesma coisa, tanto do valor total, quanto do rendimento para encontrarmos o nominal.
RMP = 0,08 x 100 = 8,0%
O retorno médio ponderado da carteira é de 8,0%.
Molezinha, né? Eu disse que era muito parecido com o Prazo Médio Ponderado.
Deixe um comentário