Desde que o mercado de investimentos começou a crescer exponencialmente – e até mesmo antes disso, a prova de AAI tem figurado como primeira opção de certificação na carreira de muita gente. Contudo, você já sabe: os louros são colhidos apenas após os esforços. Logo, antes de tudo, é preciso escolher o melhor curso para Ancord, a fim de preparar-se bem para o dia da prova. 

Se você não sabe qual é, ou ainda não tem nem ideia de como começar a estudar – e o que estudar, fica comigo até o fim deste artigo!

O que é a Ancord?

Ancord é a sigla para Associação Brasileira de Corretoras e Distribuidoras de Valores Mobiliários. Em poucas palavras, ela representa e regula o mercado de capitais e financeiro, além de educar profissionais da área.

Essa instituição, inclusive, é a única autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a conceder a certificação de AAI – Agente Autônomo de Investimento. E por falar nela…

Como é a prova de AAI Ancord?

Ao estudar para a prova, é preciso ter ciência de todo o conteúdo que vai ser abordado nela. Olha só quais são:

  • I. A Atividade do Agente Autônomo de Investimento – CVM 497/11;
  • II. Ética Profissional e Aspectos Comportamentais;
  • III. Lavagem de Dinheiro – Leis nº 9.613/98; Circular BACEN 3461/09; Instrução CVM nº 301/99;
  • IV. Fundamentos de Economia;
  • V. Estrutura do Sistema Financeiro Nacional – SFN;
  • VI. Instituições e Intermediadores do Sistema Financeiro Nacional;
  • VII. Administração de Risco;
  • VII. Mercado de Capitais: Produtos, Modalidades Operacionais, Tributação e Regulamentação Básica;
  • IX. Fundos de Investimento;
  • X. Outros Fundos de Investimento Regulados pela CVM;
  • XI. Securitização de Recebíveis;
  • XII. Clubes de Investimento;
  • XIII. Matemática Financeira;
  • XIV. Mercado Financeiro: Produtos, Modalidades Operacionais, Tributação e Regulamentação Básica;
  • XV. Mercado de Derivativos: Produtos, Modalidades Operacionais, Tributação e Regulamentação Básica.

E fica ligado: no grande dia, é possível levar sua calculadora HP12C. Afinal, a prova de AAI tem alguns cálculos para serem resolvidos.

Quantas questões têm na prova da Ancord?

São 80 questões, que devem ser resolvidas em até 2h30. Para ser aprovado, o aproveitamento mínimo é de 70%. Além disso, é necessário acertar, no mínimo, 50% dos módulos I, III, VIII e XV.

Quanto custa a prova Ancord AAI?

Para se inscrever na prova de AAI da Ancord, há uma taxa, que é de R$420. Lembre-se: a sua inscrição só será efetuada de verdade quando o pagamento for processado, ok?

Como se preparar para a AAI Ancord?

Estudar, é claro, é a resposta superficial para essa pergunta. No entanto, como se trata de uma certificação cujo grau de dificuldade não deve ser subestimado, é preciso saber estudar apropriadamente para a prova.

Primeiramente, precisamos de constância. Quando se estuda um pouco por dia, por meio de um cronograma, o conhecimento flui melhor na nossa cabeça. Na hora de montar esse dito cronograma, inclusive, considere os detalhes da sua rotina. Além disso – e não menos importante – separe, ainda, um tempo para relaxar. O cansaço, afinal, pode prejudicar o seu desempenho.

O cronograma também serve para que você distribua o tempo de maneira assertiva. Por exemplo: é muito melhor estudar com empenho algumas horas do dia, do que passar o dia inteiro estudando, sem absorver de verdade o conteúdo. Entende?

A próxima dica que vou dar também é um tanto óbvia, mas carrega em si algumas armadilhas: é preciso saber muito bem o que vai cair na prova. Do contrário, tópicos podem ser deixados para trás, ou ainda você corre o risco de não trabalhar bem alguma questão que apresente mais dificuldade. O método de estudo é a chave para o sucesso.

E já que estamos falando em método, chegou a hora de responder à pergunta lá do começo: qual o melhor curso Ancord? Um bom curso é capaz de prover toda essa estruturação dos estudos que estou comentando aqui.

Qual o melhor curso para a AAI Ancord?

Caso você já tenha cogitado tentar a certificação de AAI, deve saber muito bem que não são poucas as opções de cursos preparatórios disponíveis por aí. Encontrar um que atenda às suas necessidades, então, acaba sendo uma missão cansativa. 

Como já é de praxe, eu estou aqui para ajudar. Por isso, trouxe algumas reflexões para que você faça antes de decidir qual o melhor curso para a AAI Ancord.

  • Você realmente pretende assistir ao curso? Confesse: às vezes, você compra algo que, no fundo, sabe que não vai aproveitar tanto assim. Aqui, porém, eu não preciso destacar que a sua certificação depende disso, não é? 
  • O material está atualizado? A prova de AAI da Ancord pode passar por mudanças eventuais. Quando ocorrem, levam 90 dias para entrar em vigor. A necessidade de um material atualizado vem do fato que, se você estudar a partir do conteúdo “velho”, não vai estar realmente preparado para a prova que vai prestar.
  • A metodologia atende a sua personalidade? Assim: para mim, por exemplo, é inviável estudar com um professor que apenas leia o conteúdo. Para outra pessoa, contudo, talvez esse método seja eficaz. O melhor curso é aquele que bate com a sua personalidade na hora de aprender.
  • Há suporte para dúvidas? Novamente, eu reforço: a prova de AAI da Ancord não é fácil. Mais do que isso: o próprio mercado financeiro em si é passível de nos gerar muitas dúvidas. Logo, não é aconselhável que você invista o seu dinheiro em um curso que não te dê espaço para sanar dúvidas que com certeza surgirão ao longo do caminho.
  • Você tem alguma garantia sobre o curso? Volta e meia acontece de comprarmos um curso para somente após começá-lo perceber que não era aquilo que esperávamos. Para estes casos, o melhor é ter a garantia de que o seu dinheiro pode ser devolvido se você desistir de cursá-lo.

Onde fazer o curso preparatório para a AAI Ancord?

Até parece surreal, mas não é: o curso preparatório da AAI Ancord da TopInvest foi desenvolvido para suprir todas essas necessidades. Ou seja: tem material atualizado, garantia de 15 dias, metodologia eficiente e suporte para nossos alunos. 

Além disso, há de se dizer que não estamos aqui, a TopInvest e eu, apenas para te transformar em um AAI. Queremos, acima de tudo, que você seja um profissional top. Por isso, temos ainda alguns bônus:

E se você quiser continuar se aprimorando, ainda temos muito conteúdo valioso e gratuito no blog TopInvest! Afinal, quem é top nunca para de estudar.

Gostou do conteúdo? Sabia que temos muitos vídeos sobre certificações e investimentos no nosso canal do Youtube? Clique aqui para conhecer!