CEA - Certificação Especialista de Investimentos

O que é Caps, Floor e Collars?

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 5 de janeiro de 2021

Fala meus queridos, tudo beleza? Você alguma vez já ouviu falar em Caps, Floor e Collars? Sim, mais alguns termos em inglês que são tão importantes para o seu conhecimento que você nem imagina.

Por serem tão relevantes resolvi vir aqui conversar com você sobre cada uma destas palavrinhas gringas. Um papo reto e sem delongas para você ficar com o assunto garantido.

Do começo: sua utilização

O Caps, o Floor e o Collars possuem relação com as Opções o os Derivativos. Porém, mesmo que se encontrem em determinado momento eles não são muito utilizados diariamente por nós investidores brasileiros.

Isso ocorre pois eles são usados para realizar uma imunização da carteira de Renda Fixa. E convenhamos, sabemos que em Renda Variável há mais riscos do que em Renda Fixa.

Então, reconhecido como esses termos trabalham, bora conhecer cada um?

Se liga!

Curso Online para Certificação CPA10

Caps:

Este termo consiste na compra de uma carteira de Calls europeias (caplets) sobre taxas de juro forward, com um preço de exercício igual à Cap rate, para cada data de pagamento de juros.

Isso significa que estas Calls, dão ao seu detentor, o direito de receber o diferencial entre a taxa de mercado e a taxa de juros fixada previamente (Cap), caso a taxa de mercado se situe acima da taxa Cap;

Além disso, é utilizado para trancar a taxa máxima de juros em um empréstimo.

Floor:

Já este, consiste na compra de uma carteira de Puts europeias (floorets) também sobre taxas de juro forward, com um preço de exercício igual à floor rate, para cada data de pagamento de juros;

Portanto, estas Puts dão ao seu detentor o direito de receber o diferencial entre a taxa de mercado e a taxa de juro fixada previamente (floor), caso a taxa de mercado se situe abaixo do próprio floor.

Inclusive, é utilizado por investidores de Renda Fixa para garantir
uma taxa mínima de retorno.

Collars:

Última mas não menos importante, o Collars consiste num contrato financeiro que combina a compra (venda) de uma Cap e a venda (compra) de um floor. Assim, permitindo garantir uma taxa mínima e máxima para a operação financeira subjacente.

Desta forma, a compra de uma das Opções é parcial ou totalmente financiada pela venda de outra (zero cost Collar). Sendo que, é utilizado por ambas as partes para garantir uma taxa mínima e uma taxa máxima dos empréstimos.

Pronto, agora você pode dizer que sabe o que são Caps, Floor e Collars. Conta aí: o que achou? Vai utilizá-los?

Mais de 4000 questões comentadas para sua certificação financeira

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *