CEA - Certificação Especialista de Investimentos

O que é a Cédula de Crédito Bancário?

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 25 de maio de 2020

Esse aqui é um dos assuntos mais tranquilos de estudarmos da CEA, mas nada melhor do que sempre revisarmos o que é a CCB, a Cédula de Crédito Bancário.

Afinal, o que é CCB?

Assim como a CPR, a Cédula de Crédito Bancário é uma promessa de pagamento decorrente de uma operação de crédito de qualquer modalidade.

É uma forma de antecipação de recebíveis. Lembra que lá na agência bancária é realizado a antecipação de recebíveis para o cliente? O cara vai lá com um monte de boletos e conseguimos antecipar para ele todos os boletos. E é assim que funciona a Cédula de Crédito Bancário, é a mesma coisa.

Curso Online para Certificação CPA10

É basicamente realizado quando empacotamos  um título vendido para o investidor.

Como ela funciona?

Pense que possuímos vários clientes dentro de um banco. Cada um deles comprou alguma coisa diferente do ouro, por exemplo, um comprou móvel, o outro um carro, o outro um Crédito Consignado, e assim por diante.

Note que é uma misturança danada de serviços. E o que fizemos aqui é empacotar cada um destes negócios adquiridos pelos clientes e criamos uma Cédula de Crédito Bancário.

Após isso iremos vender ao investidor. 

Sabe o que isso quer dizer? É que para todas essas compras, que são créditos, o banco possui um Prazo Médio Ponderado de 60 meses, por exemplo. E para desocupar o depósito da IF e poder continuar emprestando grana, ela irá vender isso ao investidor para receber uma nova bufunfa e ter mais para realizar novos empréstimos. 

Mais de 4000 questões comentadas para sua certificação financeira

Assim, conforme o banco vai recebendo o dinheiro, ele irá pagar o investidor. Logo, é uma antecipação de recebíveis.

Aí o banco fica com um spread, o investidor possui uma opção de investimento que vai ganhar mais do que os investimentos normais, todo mundo fica feliz e o dinheiro gira. 

Características do CCB

Por ser uma modalidade de crédito especial, a Cédula de Crédito Bancário não possui cobertura do FGC, mas sim a garantia dos crédito que deram origens a esta CCB.

Possui tributação de acordo com a regra da Renda Fixa e o risco de crédito é associado ao emissor do título.

Muito molezinha, né? Até porque é muito parecida com a CPR que também já estudamos diversas vezes.

Quer passar em uma certificação Financeira?

Receba um e-book exclusivo com 7 dicas para ser aprovado!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *