Afinal, o que é CCB?

Assim como a Cédula do Produtor Rural, a Cédula de Crédito Bancário é uma promessa de pagamento decorrente de uma operação de crédito de qualquer modalidade. É uma forma de antecipação de recebíveis.

Lembra que lá na agência bancária é realizado a antecipação de recebíveis para o cliente? O cara vai lá com um monte de boletos e conseguimos antecipá-los. É exatamente assim que funciona uma CCB. A mesma coisa.

Além disso, geralmente é realizado quando empacotamos  um título vendido para o investidor.

Curso Online para Certificação CPA10

Como ela funciona?

Pense que possuímos vários clientes dentro de um banco. Cada um comprou alguma coisa diferente do outro, por exemplo, um comprou um imóvel, o outro um carro e outro um Crédito Consignado, e assim por diante.

Note que é uma misturança danada de serviços. O que fizemos aqui é empacotar cada um destes negócios adquiridos pelos clientes e criamos uma Cédula de Crédito Bancário. Após isso iremos vender ao investidor. 

Sabe o que isso quer dizer? É que para todas essas compras, que são créditos, o banco possui um Prazo Médio Ponderado de 60 meses, por exemplo. Como consequência, para desocupar o depósito da IF e poder continuar emprestando grana, ela irá vender isso ao investidor para receber uma nova bufunfa e ter mais para realizar novos empréstimos. 

Assim, conforme o banco vai recebendo o dinheiro, ele irá pagar o investidor. Logo, é uma antecipação de recebíveis.

Aí, o banco fica com um spread e possui mais saldo, enquanto o investidor possui uma opção de investimento que vai ganhar mais do que os investimentos normais. Todo mundo fica feliz e o dinheiro gira. 

Mais de 4000 questões comentadas para sua certificação financeira

Características do CCB

Por ser uma modalidade de crédito especial, a Cédula de Crédito Bancário não possui cobertura do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), mas sim a garantia dos crédito que deram origens a esta CCB.

Possui tributação de acordo com a regra da Renda Fixa e o risco de crédito é associado ao emissor do título.

Muito molezinha, né? Até porque é muito parecida com a CPR que também já estudamos diversas vezes.

Ficou curioso e quer saber mais?

Então, dá um play aqui no vídeo e vem tirar todas as suas dúvidas sobre a Cédula de Crédito Bancário e depois corre em nosso canal do YouTube para ter muito mais conhecimento!