O princípio de Conheça seu Cliente – KYC é muito importante nos processos de prevenção a Lavagem de Dinheiro.

Esse é um tema muito recorrente nas mais diversas certificações financeiras da CPA 10 até a CEA.

Então, dá um play no vídeo abaixo e vem entender como isso funciona!

O que é o Conheça seu Cliente?

Trabalhar com as pessoas é demonstrar cuidado, atenção e cordialidade para melhor atendê-las. Porém é necessário saber que no mercado financeiro estas pessoas são os nossos clientes e precisamos ter diligência para coibir fraudes.

Logo, precisamos impor ações preventivas a Lavagem de Dinheiro. Mas, antes de você querer saindo colocando todas estas ações em prática, é essencial que você conheça seu cliente. Não é mesmo?

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E é aí que o Conheça seu Cliente entra em jogo. E além disso pode ser encontrado pela sigla: KYC, que no inglês é Know Your Costumer.

E é com o termo “Conheça seu Cliente” no seu dia de trabalho e principalmente nas provas de certificação da Anbima você mais vai trabalhar.

O Conheça seu Cliente – KYC é o princípio de conhecermos o cliente o melhor possível. Seja nos negócios e até na verificação da documentação da identidade e demais dados. Sempre analisando e avaliando a sua capacidade e adequação em conjunto com os riscos nas intenções ilegais no relacionamento comercial.

É por isso que chamamos de ações preventivas a lavagem de dinheiro, explicando o motivo da existência destes princípios específicos para conhecer o cliente. Tais princípios são criados pois quando se trabalha em uma instituição financeira, há de se ter muito cuidado ao oferecer um produto financeiro. Para evitar prejuízos ao cliente ou mesmo coibir a Lavagem de Dinheiro

As instituições financeiras são os alvos principais dos criminosos porque em suas plataformas, fica cada vez mais fácil colocar valores que sejam provenientes de atividades ilícitas.

É por isso que o BACEN e a CVM criaram diretrizes para que as instituições do mercado financeiro e de capitais tenha informações de seus clientes como. Tais informações podem ser: identificação, cadastro, registro e comunicação de operações de seus clientes. 

Como funciona esse cadastro? 

Como falei anteriormente as instituições financeiras são a mira dos criminosos, e uma das mais relevantes atuações preventivas que está ao alcance delas diz respeito às manutenções de um cadastro completo e atualizado dos clientes.

A sua atualização vai desde a abertura de um processo, durante e o final dele, isso porque cria relacionamento de intermediação financeira constante. 

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O cadastro tem sua função exercida para que as instituições financeiras possam atender a necessidade de manter os dados atualizados. É por isso que há processos internos direcionados para que haja uma periodicidade de atualizações.  

A atualização do cadastro pode ser realizada por atendimento pessoal ou ainda por atendimento eletrônico. Quanto mais completo um cadastro de um cliente, mais facilmente serão identificados caso estejam fazendo alguma operação suspeita.

Apesar de obter uma atualização contínua é sempre importante que seja observado e analisado as movimentações financeiras do cliente. Verificando se está compatível com sua profissão e renda declarada executando assim o princípio de Conheça seu Cliente.

Quais as informações essenciais para o Conheça seu Cliente?

Ao conhecer muito bem o cliente, existe diversas possibilidades de diminuir os crimes de Lavagem de Dinheiro. Já que é um modo de prevenção, por isso as informações que se deve procurar são: 

  • Dados documentais (RG, CPF, endereço) para PF, e CNPJ nos casos de PJ
  • Profissão, escolaridade, patrimônio e renda mensal, no caso de PF
  • Faturamento mensal dos últimos doze meses, em caso de PJ
  • E ainda para PJ as informações dos sócios devem estar registradas

Uma dica bem valiosa para você é: esse procedimento de cadastramento e atualizações não devem serem feitos apenas para cumprir as normas do BACEN, mas também no intuito de proteger sua instituição, bem como sua reputação como profissional.

Como identificar operações suspeitas com o Conheça seu Cliente?

Agora que você já sabe que devemos possuir o cadastro do cliente devidamente atualizado é importante destacar que as operações devem ser identificadas e registradas para consulta posterior por parte do regulador. Isso porque são ações preventivas para melhor conhecimento.

Sendo que, o prazo para a manutenção é de 5 anos a contar da data da conclusão da transação ou do encerramento do relacionamento. Podendo esse prazo ser estendido pela autoridade competente.

Viu como é fácil dominar o Conheça seu Cliente? E ao mesmo tempo estar praticando ações que previnem a Lavagem de Dinheiro?

Ainda que existam diversos processos burocráticos o mais relevante que você deve lembrar é que o objetivo principal do Conheça seu Cliente,o KYC, é analisar e identificar de onde vem os recursos e constituição do patrimônio do cliente. 

Sem exceção que auxilia na prevenção da Lavagem de Dinheiro, e pode ser considerada um elemento chave para a administração de riscos em busca de oferecer qualidade ao cliente.