Carreiras da Área Financeira

Como se destacar e conseguir a vaga em uma instituição financeira

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 31 de dezembro de 2018

Este conteúdo é especial para o pessoal que já está na busca da oportunidade em uma instituição financeira a algum tempo. Para que este material seja o mais proveitoso possível para você é muito importante que já tenha assistido o vídeo de Como ingressar na Carreira Bancária.

Isso é importante porque neste artigo vou te explicar o que você pode fazer além da CPA 10 e CPA 20 para melhorar suas chances de contratação. Afinal, como se destacar e conseguir a vaga em uma instituição financeira?

Concorrência Elevada

Além do rigor das certificações financeiras há uma série de outros fatores que são extremamente importantes na hora de entrar na disputa pelas vagas em instituições financeiras que são concorridíssimas. O básico é claro é a formação em ensino superior (ou em andamento) nas áreas com afinidade como Ciências Econômicas, Ciências Contábeis ou Administração.

Mais uma vez que é importantíssimo reparar que as vagas são muito concorridas e portanto o ensino superior e uma certificação financeira (saiba como escolher qual fazer) é o básico. A disputa pela vaga no mercado financeiro é uma competição como qualquer outra e como tal, quanto mais preparado você estiver melhor.

É até meio óbvio mas não custa lembrar que o inglês é obrigação. Não importa se vc deseja trabalhar no banco, financeira, fintech, corretora de valores ou o que seja. Se você não fala inglês está fora da globalização e isso já desconta pontos no seu currículo.

Criando um Diferencial no Currículo

Indo diretamente ao ponto uma das dúvidas que mais recebo em nossos grupos de WhatsApp sobre carreiras (para participar é gratuito, só mandar um oi no 54.99221-8595) é sobre quais outros conhecimentos são importantes. Para responder essa pergunta vale analisar o que é útil nesta área de atuação. A porta de entrada em uma instituição financeira (bancos, cooperativas, corretoras de valores, corretoras de seguros) é na grande maioria dos casos como escriturário ou estagiário.

A função desempenhada pode variar mas atribuições comuns e importantes para que você saiba como se destacar e conseguir a vaga em uma instituição financeira a todos sempre são:

  • Comunicação: Quão boa é sua comunicação? Você se expressa bem? Tem bom vocabulário e etiqueta? Pode parecer bobo e não é algo que vai aparecer em seu currículo mas com certeza tem uma grande importância. Todos sabemos que a primeira impressão é a que fica (não precisa nem mencionar a vestimenta de acordo) então nada melhor que deixar uma boa primeira impressão.
  • Vendas: Os cargos relacionados a atendimento de forma geral sempre tem uma meta coletiva ou individual de vendas. Você já domina as técnicas básicas de vendas? Spin Selling, Storytelling, Gatilhos Mentais, Linguagem corporal… Se ainda não domina sem sombra de dúvidas este é um bom investimento pra você. Vendas são importantes não somente para ingressar na carreira da área financeira mas para vida como um todo… afinal todos vendemos algo. Nem que seja o seu tempo para o empregador.
  • Excel: Sem sombra de dúvidas este é o software mais utilizado em toda área financeira. Junto com o Excel também podemos incluir a calculadora HP12c e matemática financeira. Quer trabalhar em um banco mas ainda não tem domínio destes dois itens? Então corre porque é algo essencial.
  • Produtos Bancários: Este na minha opinião é o mais importante dos tópicos e o mais desvalorizado. Um banco, corretora de valores ou qualquer outra instituição financeira é de certa forma um comércio. Para ser um bom vendedor é muito importante dominar as técnicas de vendas mas também conhecer os produtos. Financiamentos, CDC, Consorcio, cartão de crédito e débito, CDB, fundos de investimento, previdência privada e muito mais.
  • Conheça a instituição: Onde você quer trabalhar? No Itau, Bradesco, sicredi, Sicoob, XP Investimentos… Porque você simpatiza com a empresa? Qual é o foco de atuação? Conhece a história da instituição? Dominar estes conceitos vão te trazer vantagem competitiva.

Por último mas não menos importante. Faça o que ama e não trabalhará um dia na vida. Se você deseja entrar no banco por uma paixão com a área, você será bem sucedido no longo prazo. Em contrapartida se você está interessado só pela alta remuneração inicial, saia fora enquanto é tempo. Trabalhar no mercado financeiro como em qualquer outra área é estressante, cheio de metas impossíveis, clientes mal educados e outros pequenos desafios.

Não esqueça do QI – Quem Indica

Sim, o QI é muito importante. Não adianta nada você saber como se destacar e conseguir a vaga em uma instituição financeira se não tiver ninguém de dentro da instituição para te dar aquela forcinha e empurrar o seu currículo para o topo da fila. É claro que nascer em uma família influente e bem conectada ajuda bastante mas com a facilidade da internet todos tem oportunidade.

Acredito que você já tenha ouvido falar de uma rede social chamada Linkedin mas nunca deu o devido valor. Nessa rede social ao invés de postar fotos de jantares, praia e outros momentos pessoais o único foco é a carreira e a profissão.

Se você não tem conexões no mercado essa é sua grande oportunidade, e melhor de tudo. É grátis. Procure o pessoal da instituição financeira que você deseja trabalhar na sua cidade e vá criando um relacionamento. Que tal começar me adicionando lá no Linkedin?

O Novo Investidor - Tudo sobre Investimentos, Finanças e Economia

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *