A vida é cheia de desafios e quando falamos de carreiras bancárias o primeiro obviamente é ser aprovado em uma certificação financeira. Mais precisamente se estamos falando de banco é imprescindível que você tenha no mínimo  a CPA 10 ou CPA 20, porque hoje são pré-requisitos.

Vencido o desafio inicial de aprovação na certificação, vem a grande pergunta: Onde encontrar vagas para trabalhar no banco?

Preparei esse material especial para você realizar essa grande conquista. Para começar, de uma olhada no vídeo abaixo…

5 Locais para encontrar Vagas Bancárias

Nesse artigo separei 5 locais para você encontrar vagas no mercado bancário. Alguns parecem óbvios e outros nem tanto. Curioso, então continue lendo para ver onde você pode encontrar as tão sonhadas vagas para começar a sua carreira em uma instituição financeira.

Claro que a este ponto você já deve estar ciente que a carreira bancária tem dois pré requisitos.

  1. É necessário que você esteja pelo menos com o curso superior em andamento. Não há muita restrição de cursos, porém os mais interessantes sempre serão Economia, Ciências Contábeis e Administração
  2. Desde 2018 é praticamente impossível conseguir iniciar a carreira sem uma certificação. Para o mercado bancário as certificações são a CPA 10 e CPA 20

Portais de Emprego

Como comentei, alguns são meio óbvios porém com um detalhe de suma importância. Começando pelos portais de empregos. Nesses sites existem diversas vagas e não somente de instituições financeira. Os maiores portais são a Catho, Empregos.com.br, e InfoJobs. É claro que nesses sites é possível achar diversas opções de vagas para instituições financeiras (e não só isso) e como em qualquer outro portal de vagas quase qualquer empresa. Até ai sem novidades.

O detalhe é que existe um portal que concentra as vagas para bancos, que é o Vagas. O segredo aqui é que esse portal concentra a grande maioria de oportunidades de trabalho para área financeira. Para você ter idéia o Itaú e Santander possuem muitas vagas em aberto nesse portal.

Linkedin

A segunda fonte de vagas do setor financeiro não é tão na cara assim. O Linkedin é uma rede focada em carreiras e o mundo profissional. A triste notícia é que muitos profissionais que estão buscando uma colocação no mercado financeiro não participam desta rende.

O Linkedin é tão importante que deveria ser o primeiro lugar onde você busca uma oportunidade, e sabe porque? Simples, porque é o primeiro lugar onde as instituições financeiras colocam as suas vagas diretamente pelo perfil dos bancos. O funcionamento do site é uma espécie de rede social. Caso você ainda não esteja cadastrado, corre lá e se inscreva para ficar atento às próximas oportunidades.

Vale lembrar que você deve fazer um profissional! Coloque uma foto elegante, preencha seu currículo de forma completa, conecte-se com profissionais da área, comente, interaja. Enfim, se promova e utilize a ferramenta a seu favor.

PS. Não deixe de se conectar comigo no LinkedIn.

Instagram

Garanto que o Instagram nem passou pela sua cabeça…

Nem só de gatinhos fofos e enquetes vive o Instagram. Lá você encontra vários perfis dedicados a consultorias de carreiras e vários recrutadores de carreiras bancárias. Dentre estes indico aqui três perfis para você seguir e tentar encontrar a vaga que você procura.

Os perfis são:

Os três estão sempre falando sobre como conseguir ingressar na carreira, como se destacar em uma vaga e sobre a área bancária em um panorama geral. Claro não esquecendo de me seguir também no @topinvest_oficial.

Site das Instituições Financeiras

Essa dica é simples e bem óbvia. O próprio site das instituições financeiras. Muita gente esquece que o Brasil é um país muito grande e que não possuímos apenas 4 ou 5 bancos (os principais) e sim centenas deles. Além disso, nada impede você de começar em uma cooperativa de crédito, por exemplo, e depois migrar para um banco maior quando já possuir uma certa experiência.

Então sempre é bom ficar ligado nos sites das instituições que lhe interessam para saber quando estão contratando e por qual caminho você deve seguir para conseguir a sua sonhada vaga.

Muito além de onde encontrar vagas para trabalhar no banco

SAIA DO SOFÁ!

Em todas as dicas anteriores você poderia encontrar a vaga enquanto está no conforto de sua casa. Então a super dica dica é essa, saia da sua casa e da sua zona de conforto. Esqueça esse boato de idade máxima para entrar no banco e faça um currículo interessante, vá até a instituição financeira e pergunte por algum gerente geral ou de atendimento. Apresente-se, peça um minuto da atenção e faça a sua “propaganda” para que ele fique interessado contratar você. Venda-se como trabalhador.

A grande maioria das funções em um banco ou cooperativa de crédito está relacionado a vendas, sabendo “se vender” suas chances de encontrar uma vaga crescem exponencialmente.

Mais uma vez, saia do sofá. Lembre-se que ficar em casa reclamando que não encontra uma oportunidade definitivamente não irá te ajudar. Mas, se você mesmo tentar se ajudar e provar ao mercado que não é só mais um, com certeza vai mudar as suas chances.