A trilha de certificações da Anbima mudou! Agora, a já antiga CPA-20 se tornou C-Pro R, um selo com foco no relacionamento com o cliente.

Se você já quer começar a se preparar para esta nova era, o simulado grátis C-Pro R certamente vai ser um atalho para a sua aprovação. Antes, porém, continue esta leitura para entender:

  • O que é a certificação C-Pro R (antiga CPA-20);
  • Como é o simulado C-Pro R;
  • O que muda na nova certificação C-Pro R.

Bora?

O que é a certificação C-Pro R (antiga CPA-20)?

A C-Pro R é uma certificação do novo modelo da Anbima, com foco em relacionamento com o cliente. Ela foi criada para substituir a antiga CPA-20.

Com ela, você atesta que domina o conhecimento e as técnicas necessárias para alinhar produtos financeiros e investimentos aos perfis de diferentes clientes. Outras funções que a C-Pro R contempla são:

Atenção: ter a CPA é um requisito obrigatório para obter a C-Pro R.

Qual a diferença principal entre CPA e C-Pro R?

A diferença principal entre a CPA e a C-Pro R está no nível de atuação profissional que cada uma habilita: a CPA é a certificação de entrada da trilha da ANBIMA, e reúne todo o conteúdo básico para quem vai trabalhar em funções iniciais de atendimento, suporte comercial e prospecção. 

Já a C-Pro R é uma certificação superior, voltada para quem já atua ou deseja atuar de forma mais qualificada na oferta e recomendação de produtos de investimento, logo, exige um domínio mais profundo das normas, do perfil do investidor e das boas práticas comerciais.

Por isso, inclusive, é que agora é obrigatório ter a CPA antes de passar para os outros dois selos. Pense na CPA como a certificação que vai abrir as portas da carreira bancária e na C-Pro R como a distinção que vai tornar a sua atuação mais especializada dentro de uma instituição financeira.

Como é o simulado C-Pro R?

Na TopInvest, o simulado da C-Pro R compila questões da prova real, além de emular o tempo de duração do exame, que é de 2h30. 

Dá uma olhada em todas as vantagens de fazer seus simulados com a gente:

  • Você pode montar seu simulado, com a quantia de questões que desejar;
  • Questões comentadas te ajudam a entender de verdade a lógica por trás da alternativa correta;
  • É possível ver quais questões estão causando mais erros entre a comunidade e se preparar melhor para elas;
  • Você tem a chance de marcar uma questão como “vi na prova” — essa é uma das técnicas que usamos para manter o simulado extremamente fiel ao exame real.

Qual o número total de questões no simulado C-Pro R?

O simulado C-Pro R da TopInvest tem 45 questões, assim como na prova real da Anbima. 

No entanto, você tem total liberdade para personalizar essa quantia e escolher responder ainda mais perguntas, para se preparar de forma completa para o grande dia. Ao todo, são mais de 90 questões para você treinar.

Quanto tempo tem o simulado C-Pro R?

O simulado CPA da Top não tem limite de tempo. Mesmo assim, a recomendação é que você tente terminá-lo em 2h30, já que essa é a duração da prova real. 

Dessa maneira, você não só treina o conteúdo, como também aprende a gerenciar o seu tempo e estratégia de resolução das questões.

Qual a nota mínima de aprovação no simulado C-Pro R?

Não há uma nota mínima de aprovação no simulado C-Pro R da TopInvest. Por aqui, você tem autonomia sobre o seu progresso, com liberdade para errar e refazer questões quantas vezes julgar necessário.

Dica: antes de partir para a prova real, o ideal é que o seu aproveitamento mínimo no simulado seja maior que 80%. Esse resultado te dá uma boa margem para garantir a C-Pro R no seu currículo.

O simulado C-Pro R permite marcação de questões para revisão?

Sim, a própria plataforma já faz isso por você. Depois que terminar o seu simulado da C-Pro R, você verá a relação de todas as questões respondidas — as que acertou e as que errou.

O sistema ainda te mostra a porcentagem de acertos em cada um dos blocos da prova. Assim, você tem em mão todos os recursos possíveis para lapidar o seu desempenho e obter o máximo de aproveitamento.

Quais os quatro módulos do conteúdo atualizado da C-Pro R?

Os quatro módulos do conteúdo programático da C-Pro R são:

  • Prospecção e relacionamento com a pessoa investidora;
  • Análise de informações do cliente;
  • Indicação de investimentos;
  • Análise de portfólio e monitoramento da carteira.

Há questões de Previdência Complementar Aberta no simulado C-Pro R?

Sim, afinal, esse tópico cai na prova real, dentro do bloco “Indicação de investimentos”. Outros temas desta parte da prova incluem:

  • Asset allocation;
  • Produtos de investimento;
  • Instrumentos de renda variável;
  • Certificados de Operações Estruturadas (COE);
  • Instrumentos de investimentos coletivos;
  • Instrumentos de investimentos no exterior;
  • Criptoativos no contexto da pessoa investidora.

O simulado C-Pro R inclui questões de matemática financeira avançada?

Não, pois o conteúdo da C-Pro R não inclui matemática financeira avançada. Como essa certificação tem foco no relacionamento com o cliente, os tópicos tendem a ser mais comportamentais do que técnicos.

O que muda na nova certificação C-Pro R?

A C-Pro R substitui a antiga CPA-20 e chega com um formato muito mais moderno, focado no atendimento consultivo e nas responsabilidades reais de quem recomenda produtos financeiros. 

A mudança não é apenas de nome: o conteúdo foi atualizado para refletir a complexidade atual do mercado, por isso temas técnicos mais completos, regras de suitability, conduta, riscos e compreensão profunda dos diferentes produtos. 

Além disso, a certificação agora avalia competências comportamentais — algo inexistente no modelo antigo. Essa novidade veio para que a Anbima consiga assegurar que os profissionais com essa certificação saibam lidar com clientes, conflitos e tomada de decisão responsável. 

Outro ponto importante é a atualização: sai a recertificação a cada 3 ou 5 anos e entra o modelo de microcertificações anuais pelo Anbima Edu.

Quem já tem CPA-20 precisa fazer a prova de atualização C-Pro R?

Sim, mas antes precisa migrar para a CPA e só então passar pela transição para a C-Pro R. 

A lógica de transição das certificações antigas para as novas é a seguinte:

  • Quem tem CPA-10: pode migrar para a CPA;
  • Quem tem CPA-20: primeiro migra para a CPA e, depois, pode migrar para a C Pro-R;
  • Quem tem CEA: primeiro migra para a CPA e, depois, para a C Pro-R e a C Pro-I.

Esse processo é feito na plataforma Anbima Edu, por meio das microcertificações que estarão disponíveis por lá.

Até quando vale a CPA-20 antiga sem fazer a atualização C-Pro R?

A CPA-20 deixa de existir em janeiro de 2026, mas até dezembro deste mesmo ano, você pode continuar trabalhando com suas certificações antigas, já que elas estarão sob o status “em transição”.

Ou seja, você tem até dezembro para finalizar as microcertificações correspondentes no Anbima Edu e aderir ao novo modelo de certificações. Se perder esse prazo, perde também os selos conquistados anteriormente.

Lembre-se: antes de migrar para a C-Pro R, quem tem a CPA-20 deve primeiro fazer a transição para a CPA.

Vem aquecer para a nova C-Pro R Anbima

Dispare na frente da concorrência: comece a se preparar agora mesmo para a nova trilha de certificações da Anbima. O simulado C-Pro R da TopInvest é gratuito, atualizado com o novo conteúdo programático da entidade e com muitas questões comentadas para te ajudar a se preparar para a prova. Nos vemos por lá?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *