CEA - Certificação Especialista de Investimentos

Risco País

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 7 de novembro de 2019

Cursos Anbima, Ancord e Abecip com Desconto

Já falamos sobre diversos tipos de risco, mas você já ouviu falar do Risco País? Sabe como é calculado? Se você respondeu não para alguma destas perguntas você está no lugar certo para sanar essas questões.

Mas, antes de tudo, já começa dando um play no vídeo aqui embaixo e depois vamos falar um pouco mais sobre esse assunto:

O que é Risco País?

Risco País é um tipo de risco utilizado para orientar os investidores estrangeiros sobre a situação financeira de um determinado mercado. Do mesmo modo, ele é um índice muito utilizado, por exemplo, por investidores institucionais para a tomada de decisão de investimento ou não em países emergentes.

Para calcular o índice deste risco os bancos e as agências de risco levam em conta diversos fatores como:

  • Nível de déficit fiscal;
  • Crescimento econômico;
  • Relação entre quanto um país deve e quanto ele arrecada;
  • Tturbulências políticas, dentre outros.

Em outras palavras, este índice mostra a sobretaxa de risco que um investidor está correndo ao investir em mercados emergentes em relação ao rendimento dos papéis da economia americana.

Neste quesito, os papéis americanos são utilizados como Benchmark porque é considerada a economia mais solvente do mundo.

Curso online para Certificação CPA20

EMBI+: o prêmio pelo risco

O principal índice de Risco País tem a denominação de EMBI+ (Emerging Markets Bond Index Plus). Este índice é calculado por Bancos de Investimento e agências de classificação de risco. O termo foi criado por J. P. Morgan em 1992 com o objetivo de orientar seus clientes sobre o direcionamento de seus investimentos. Sendo que, seu principal objetivo é alocar recursos em países emergentes com bom potencial de retorno mas evitando aqueles com grande chance de crise financeira.

O EMBI+ é calculado utilizando-se pontos base onde cada ponto equivale a 0,01 pontos percentuais de prêmio acima do rendimento dos papéis da dívida das EUA. Por exemplo, se o risco Brasil for de 200 pontos os estrangeiros “mereceriam” um prêmio de 2% de rendimento acima do papel americano.

Ter uma pontuação muito alta no EMBI+ pode fazer com que os investimentos estrangeiros em um país sejam afastados trazendo grandes prejuízos na economia, uma vez que, estes investimentos são essenciais para o desenvolvimento dos mercados emergentes.

A principal fonte de informação sobre países com ênfase na avaliação política econômica e geográfica é o EIU (Economist Intelligence Unit) e o The World Factbook.

Recapitulando:

Se um investidor decidir investir em uma economia não muito segura, é óbvio que o mesmo irá querer um prêmio sobre isso, pois possui riscos. Assim, as instituições utilizam o EMBI+ que calcula qual é o prêmio que um país emergente deve pagar aos seus investidores.

Agências de Classificação de Risco

Quando falamos em risco país lembramos sempre das notas de Rating dadas pelas agências de classificação de risco. As principais são:

  • Moody’s;
  • Standard & Poor´s;
  • Fitch Ratings.

Estas agências se dedicam a análise dos mais diversos riscos relacionados a economia, investimentos e também ao risco país em relação a em ativos financeiros como títulos e ações. Através de uma análise minuciosa das finanças de governos e empresas, as agências produzem os famosos Ratings

Estes indicam a segurança oferecida pelo governo e empresas de cada país aos investidores estrangeiros estrangeiros ou não que tem intenção de aplicar seu dinheiro nestes títulos.

Índices de Risco

Além do risco país divulgado pelo EMBI+ e as notas de Rating emitidas pelas agências de risco, existem também centenas de índices que medem desvios de preço de um conjunto de ativos financeiros em relação a média. Todos estes indicadores possuem o intuíto de apresentar ao  investidor uma medida quantitativa do risco associado ao investimento.

E quais os efeitos para a economia ter o país classificado como “risco perigoso”?

As principais conseqüências são a redução do fluxo de investimentos estrangeiros e um menor crescimento econômico, o que acaba acarretando um aumento do desemprego e salários menores para a população.

Quer passar em uma certificação Financeira?

Receba um e-book exclusivo com 7 dicas para ser aprovado!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Replies to “Risco País”

Claudia Aparecida Buono Hashimoto

Adorei a postagem

Kleber Stumpf

Olá Claudia, tudo certo?

Muito obrigado pelo feedback, qualquer dúvida é só chamar!

😉

Visite meu canal no YouTube!

Adquira nosso curso completo para as provas da CPA 10.

Siga a gnt no Intagram e não esqueça de compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita.

Siga-nos no instagram.
Um abraço,
Kléber Stumpf