Certificações Financeiras

Distribuição Normal

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 7 de novembro de 2019
Junte-se a mais de 100 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Você sabe o que é Distribuição Normal? Viu a muito tempo e não se lembra? Pois é… este é um dos conteúdos da CPA 20 que você precisa saber. Mas fique tranquilo porque neste artigo vou te ensinar para que serve e como calculá-la.

Porém, muito cuidado! Ela também pode ser conhecida como Curva de Gauss. Sendo que, na prova ela é comum de ser cobrada como a probabilidade de um retorno se encontrar em um determinado espaço. Mais especificamente, mede a confiança de um retorno.

Lembrando que já vimos a Média, a Variância e o Desvio Padrão. E é o Desvio Padrão que chamamos de Distribuição Normal.

Mas, o que você deve levar mesmo para a sua prova é que se estamos falando de um Desvio Padrão, a probabilidade de se encontrar um retorno dentre disso é de 68,26%.

Saca só a curva de Gauss aqui embaixo que maneira:

Curva de Gauss.

Um Desvio Padrão aqui é a probabilidade de um retorno estar aqui dentro do índice de confiança, que é mesmo de 68,26%.

O mais comum de utilizarmos são 2DP, ou seja, 2 Desvio Padrão. Sabe por quê? Porque com 2DP teremos um grau de confiança de 95,64%.

Note que a confiança sempre aumenta com um índice de erro sempre menor! Assim, sempre consequentemente.

Mas, Kléber, para que utilizar a Distribuição Normal?

Bom, essa distribuição é a teoria que afirma que, quando temos uma Média e um Desvio Padrão, é possível afirmar qual a probabilidade de um evento acontecer no futuro obedecendo a distribuição.

Assim, é possível fazer uma dedução com base nas estatísticas para mensurar as probabilidades de sucesso e fracasso em investimentos financeiros. O ponto mais importante desta distribuição vem a seguir, onde as probabilidades dos valores acontecem longe da média.

Dos valores de uma Distribuição Normal

Para que você saiba:

  • 68,26% de probabilidade de acontecer tal oscilação encontram-se dentro da faixa de 1 Desvio Padrão, tanto para mais quanto para menos em relação à média;
  • 95,44% de probabilidade de acontecer tal oscilação encontram-se dentro da faixa de 2 Desvios Padrão, tanto para mais quanto para menos em relação à média;
  • 99,72% de probabilidade de acontecer tal oscilação encontram-se dentro da faixa de 3 Desvios Padrão, tanto para mais quanto para menos em relação à média.

Quer passar em uma certificação Financeira?

Receba um e-book exclusivo com 7 dicas para ser aprovado!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *