Você provavelmente já ouviu às provas da ANBIMA certo? Bom, esta é uma pergunta retórica porque se você está interessado na carreira bancária já sabe da importância destas provas.

Fique tranquilo que este não é mais um post sobre a importância desta prova e sim para te ajudar a saber se você precisa de um curso para passar na prova da ANBIMA.

A resposta é depende. Ok, mas como assim depende Kleber? Bom é isto que quero lhe explicar neste momento, depende do seu tempo, segurança (autoconfiança), persistência e é claro da sua calma.

Tempo

Já vou lhe adiantando caso queira fazer a prova em um prazo menor do que daqui 30 dias provavelmente você precisa sim fazer um curso. Agora, se você tem no mínimo 30 dias é completamente possível sim ser aprovado na CPA 10 ou CPA 20 sem nenhum curso.

O tempo que você tem até a prova já te ajuda a saber se você precisa de um curso para passar na prova da ANBIMA ou não. É claro que sem um curso você vai precisar estudar um pouquinho mais. 

Dinheiro

Mesmo com o prazo inferior a 30 dias muitas pessoas não tem condições financeiras para fazer um curso. Mas não se preocupe, é exatamente para isso que existe a TopInvest. Aqui no site, você encontra o conteúdo completo da CPA 10 e o conteúdo completo da CPA 20. O material é de extrema qualidade e totalmente atualizado. A grande diferença é que com o material é gratuito você precisa estudar sozinho enquanto no curso você tem suporte online via chat para todas suas dúvidas.

Em alguns conteúdos você encontrará vídeo aulas, conteúdo escrito e questões comentadas mas em outros assuntos terá apenas a base escrita o que demanda um pouco mais de tempo de estudo para assimilar o conteúdo gigantesco das provas. Dá uma olhada em todos os conteúdos gratuitos que disponibilizamos para você estudar:

CPA 10

CPA 20

Autoconfiança

O terceiro dos fatores que você deve analizar para saber se você precisa de um curso para passar na prova da ANBIMA é a sua autoconfiança. Muitas e muitas pessoas reprovam nas provas por não possuírem segurança quanto a seu conhecimento adquirido.

Se você estudou e compreendeu o conteúdo, está indo bem nos simulados não há motivos para preocupação.

Se mesmo assim você não se sentir seguro ainda te convido a participar dos nossos grupos de estudos gratuitos de certificações financeiras.

Lá você pode trocar idéias com outras pessoas estudando ou que já fizeram a prova e vai aumentar sua autoconfiança. Lá no grupo você pode fazer perguntas sobre os assuntos possui duvida.

Se mesmo estudando por todo nosso conteúdo gratuito, fazendo simulados você não estiver seguro ai sim eu acredito que você precisa de um curso para passar na prova da ANBIMA.

Não subestime a prova

O índice de reprovações na prova da ANBMA chegam a 48%! Sim, a grande maioria das pessoas subestima o teste. Não se dedicar aos estudos tempo suficiente, estudar só pelos simulados ou não estudar nada porque acha que trabalha na área e vai ser barbada são os maiores motivos de reprovação.

Se você optar por comprar um curso preparatório para ANBIMA o ideal é que você dedique ao menos uma hora por dia por uns 15 dias.

Se você optar sozinho o ideal é que estude no mínimo duas horas por dia num período de 15 dias ou uma hora em 30 dias.

Mas muito cuidado, existem muitos materiais antigos circulando de “mão em mão” e também em outros sites.

Você não quer fazer a prova novamente por ficar em uma questão porque o material de estudos tinha um conteúdo desatualizado não é mesmo?

Curso Online para Certificação CPA10

Persistência

O último fator é uma soma de paciência e persistência. A não ser que você seja apaixonado pelos conteúdos da prova assim como eu, estudar pode ser saco. Por isso é importante que você tenha um plano de estudos e saiba qual a forma mais eficiente de estudar para a prova. Pense bem, o que acontece quando você faz algo que não gosta por muito tempo, aprende ou se irrita?

Faça um quadro de estudos para todo dia com uma hora definida. Estudar 60 minutos do seu dia por um período curto pode alavancar sua carreira. Veja o guia de estudos que eu sempre recomendo:

  • O primeiro passo é se inteirar sobre o conteúdo, seja lendo ou assistindo as vídeo aulas
  • Agora o ideal é você realizar o simulado de duas a três vezes para testar seus conhecimentos, o que você realmente aprendeu o que ainda está com dificuldade
  • Volte então a revisar o conteúdo que você está tendo um baixo índice de acertos, revise o conteúdo atentamente
  • Retorne agora aos simulados, veja o progresso do seu aprendizado;
  • Agora que sobraram poucas questões que você está com dificuldades, a minha dica é anotar todas as questões onde persiste a dificuldade. Anote a resposta correta e tente memorizar a alternativa certa

Comprar ou não um curso?

Basicamente a diferença é que fazendo um curso para se preparar para a certificação você ganha tempo porque pode reduzir em até 50% do tempo de estudo devido aos macetes exclusivos e outras dicas.

Conheça todos os nossos Cursos

Agora, se você não tiver tanta pressa para fazer a prova ou não tiver condições de arcar com este custo extra lembre-se que você encontra TODO o material de estudo para as provas da ANBIMA gratuitamente aqui no site.

Conheça nossos Materiais Gratuitos

Gostou do conteúdo? Sabia que temos muitos vídeos sobre certificações e investimentos no nosso canal do Youtube? Clique aqui para conhecer!