Finanças e Investimentos

Finanças Comportamentais: o comportamento humano e suas escolhas

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 7 de julho de 2020

A área da economia unida a psicologia é conhecida como Finanças Comportamentais. Ela possui finalidade de apresentar como o comportamento humano possui influência sobre as escolhas financeiras.

É por isso que ao falarmos sobre praticas econômicas, não podemos esquecer que nossas escolhas sempre estarão ligadas em como buscar o melhor. Financeiramente falando.

Gatilhos Financeiros

Pare e pense: quem nunca comprou alguma coisa que não poderia para impressionar alguém? Ou porque queria muito? Ou até por motivo de lhe fazer bem?

Pois é, isso é exatamente o comportamento financeiro falando em sua mente. Ele nos faz agir, e dentro dos estudos das Finanças Comportamentais existem diversos gatilhos mentais.

Sendo que, um destes gatilhos é o senso de comunidade e prova social. São eles que nos levam a demonstrar para as pessoas como somos importantes e queremos nos incluir dentro dela.

Curso Online para Certificação CPA10

Muito além das Finanças Comportamentais

Nós, seres humanos aprendemos o comportamento na maioria das vezes repetindo o que outras pessoas fazem, como aprender a falar.

Esse acontecimento acontece a partir da maneira em que somos criados e inclusos dentro de uma sociedade. Os nossos comportamentos podem ser iguais as pessoas de referência. No entanto, se falarmos de Finanças Comportamentais nós somos capazes de replicar as maneiras ou replicar de maneira inversa. 

Sabe porque? Isso ocorre pois a forma que nos comportamos vai muito além do que somos capazes de imaginar. A mesma coisa ocorre quando estamos falando de comportamento financeiro.

Cada pessoa possui um tipo de comportamento específico, e isso nasce e se desenvolve conosco. Porém, nada garante que isso continuará para sempre com ela.

Uma das coisas que pode surgir é que, se uma pessoa aprendeu a não gastar muito, ela pode continuar com esse hábito, mas, também pode querer mudar algum detalhe na sua filosofia de vida. Com isso, ocorre de escolher ser a pessoa que mais gasta dinheiro na vida. 

Logo, são gatilhos comportamentais que nos levam a determinadas escolhas.

Mais de 4000 questões comentadas para sua certificação financeira

A união de duas áreas comportamentais

E é por isso que a economia unida a psicologia criam as Finanças Comportamentais.

Não é difícil de compreender, visto que, estudam como nossa mente influência nossas decisões e maneiras de reagirmos sobre diversas coisas. Inclusive em relação ao nosso dinheiro e ao enriquecimento.

Cada escolha que fizemos determina o que será realizado no futuro, parece meio Dark. Mas, note que o comportamento humano se dá por referências e até mesmo por um pequeno detalhe que faz uma grande mudança.

“Apenas siga o método”

Essa frase é de um grande mentor que eu admiro muito, Conrado Adolpho. Ele é um escritor que ensina muito sobre marketing digital, proficiência em vendas e como atingirmos a alta performance.

Sua metodologia é toda relacionada a seguirmos o método, assim como estratégias de treinamento, tudo é testado, validado e possui mais de uma década de aprendizado. Portanto, posso dizer que realmente funciona.

Aprendizado e desenvolvimento do comportamento se tornam gatilhos para que você tenha um mindset que te guie para as melhores escolhas.

Desta forma, financeiramente falando – mas, é uma dica para tudo na vida – mudanças bem pensadas e planejadas te enriquecem cada vez mais!  

Quer passar em uma certificação Financeira?

Receba um e-book exclusivo com 7 dicas para ser aprovado!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *