A grande maioria das pessoas que me acompanha aqui pelo site está se preparando para as certificações da ANBIMA.

Existem dezenas de artigos onde falo sobre como é importante passar na certificação CPA 10 ou na certificação CPA 20, sobre como ingressar na carreira bancária ou mesmo ser promovido na instituição financeira em que você trabalha.

Mas é preciso saber que há diferença entre aprovado e certificado na CPA.

A diferença entre aprovado e certificado na CPA começa antes mesmo de você fazer a prova. O segredo está no profissional associado e o profissional não associado.

Você estuda para a certificação (com um curso ou sem) e quando se sentir preparado lá vai você agendar a prova. É neste momento que você se depara com o quadro de preços para inscrição da prova.

Veja que o preço para Associado é diferente do Não Associado.

Associado x Não Associado

A diferença aqui é muito simples. Associado é o profissional que já trabalha em uma instituição financeira, e o não associado é aquele que ainda não trabalha em uma instituição financeira e quer fazer a prova para ingressar na carreira bancária.

Você precisa saber que não pode usar o selo da prova da ANBIMA que você passou, se não tiver vínculo com uma instituição financeira. Isso acontece porque nesse caso você é aprovado e não certificado.

Apesar de o profissional aprovado e o profissional certificado precisarem manter seus dados atualizados no site da certificação existem algumas diferenças.

Mas fique tranquilo, tanto o aprovado como certificado podem se candidatar a vagas em instituições financeiras que requerem a certificação da ANBIMA. Veja mais sobre as diferenças.

Curso Online para Certificação CPA10

Profissional Certificado ANBIMA

  • Aprovado na prova da CPA 10 ou CPA 20 e já trabalha em uma instituição financeira
  • Deve manter os dados atualizados no site da ANBIMA
  • Precisa fazer a prova de atualização a cada 5 anos
  • Pode utilizar o Selo da ANBIMA em currículos e cartões de visita
  • Deve seguir o código de ética da instituição financeira em que trabalha

Profissional Aprovado na ANBIMA

  • Aprovado em algum dos exames da ANBIMA mas não tem vínculo com nenhuma instituição financeira
  • Deve manter todos os seus dados atualizados no site da ANBIMA
  • Precisa fazer a prova de atualização a cada 3 anos
  • Pode candidatar-se a vagas em instituições financeiras como profissional aprovado em certificações ANBIMA

Atualização da Certificação

O profissional aprovado na ANBIMA tem o dever de atualizar a sua certificação a cada 3 anos (princípio de certificação continuada) e o direito de realizar a sua atualização com um curso online oferecido pela própria ANBIMA. 

Já o profissional com vínculo junto a uma instituição financeira pode atualizar a sua certificação a cada 5 anos. São dois anos a mais devido a vivência de mercado.

Normalmente quando falamos de atualização para profissionais já certificados o curso normalmente é fornecido pela instituição financeira em que você trabalha.

Selo ANBIMA

A maior diferença entre Aprovado e certificado na CPA se dá na utilização do selo. Somente os profissionais certificados tem o direito de usar o selo da ANBIMA em seus cartões ou currículos. Os profissionais aprovado na prova que ainda não tem o vínculo com instituição financeira não podem utilizar o selo.

Se você ainda não trabalha na instituição financeira deve colocar que você é APROVADO na CPA 10 ou CPA 20 porém sem o selo.

A boa notícia é que assim que você começar a trabalhar em uma instituição financeira você deixa de ser aprovado para ser certificado.

Gostou do conteúdo? Sabia que temos muitos vídeos sobre certificações e investimentos no nosso canal do Youtube? Clique aqui para conhecer!