O Tesouro Nacional é responsável por cuidar dos recursos da União.

Todos os impostos que pagamos ao longo dos anos vão parar no caixa do Tesouro. 

Com a posse desse dinheiro, o mesmo irá gerir de acordo com a demanda do Estado.

Assim, voltando para a sociedade em forma de serviços como saúde, segurança e educação Contudo, nem sempre o que o governo arrecada é suficiente para cumprir essas obrigações.

Para isso o governo pode lançar mão do recurso de emitir títulos públicos no mercado.

Títulos este que representam, de uma maneira bem objetiva, a dívida da união e, por sua vez, essa dívida é também gerida pelo Tesouro Nacional.

Esse assunto é de grande importância para o seu aprendizado, visto que, com o seu entendimento será possível que você entenda melhor o tema de Títulos Públicos Federais. 

Mas o que são os Dealers?

Os Dealers são Instituições Financeiras credenciadas pelo Tesouro Nacional com o objetivo de promover o desenvolvimento do Mercados Primário e Secundário de títulos públicos. Atuando desde a emissão primária dos Títulos Públicos Federais até nas suas negociações secundárias.

Atualmente em nosso mercado, o Tesouro Nacional possui 12 Dealers, dos quais nove são bancos e três são corretoras ou distribuidoras independentes.

Para você compreender melhor, os Dealers são as Instituições Financeiras participam ativamente do processo de compra e venda de títulos públicos para financiar o governo, bem como ser utilizado pelo BACEN como Política Monetária

Em suma, existe uma avaliação de desempenho sobre cada instituição para saber se ela é apta para estar entre os Dealers. Tal avaliação é realizada a cada seis meses.

Aquelas com o pior desempenho são substituídas.

A seleção é feita mediante avaliação, baseada, sobretudo, nas participações em Ofertas Públicas e no Mercado Secundário de títulos público.

Confere aqui a nossa aula gratuita sobre Dealers: