O Tesouro Nacional é responsável por cuidar dos recursos da União.
Todos os impostos que pagamos ao longo dos anos vão parar no caixa do Tesouro.
Com a posse desse dinheiro, o mesmo irá gerir de acordo com a demanda do Estado.
Assim, voltando para a sociedade em forma de serviços como saúde, segurança e educação Contudo, nem sempre o que o governo arrecada é suficiente para cumprir essas obrigações.
Para isso o governo pode lançar mão do recurso de emitir títulos públicos no mercado.
Títulos este que representam, de uma maneira bem objetiva, a dívida da união e, por sua vez, essa dívida é também gerida pelo Tesouro Nacional.
Esse assunto é de grande importância para o seu aprendizado, visto que, com o seu entendimento será possível que você entenda melhor o tema de Títulos Públicos Federais.
Mas o que são os Dealers?
Os Dealers são Instituições Financeiras credenciadas pelo Tesouro Nacional com o objetivo de promover o desenvolvimento do Mercados Primário e Secundário de títulos públicos. Atuando desde a emissão primária dos Títulos Públicos Federais até nas suas negociações secundárias.
Atualmente em nosso mercado, o Tesouro Nacional possui 12 Dealers, dos quais nove são bancos e três são corretoras ou distribuidoras independentes.
Para você compreender melhor, os Dealers são as Instituições Financeiras participam ativamente do processo de compra e venda de títulos públicos para financiar o governo, bem como ser utilizado pelo BACEN como Política Monetária
Em suma, existe uma avaliação de desempenho sobre cada instituição para saber se ela é apta para estar entre os Dealers. Tal avaliação é realizada a cada seis meses.
Aquelas com o pior desempenho são substituídas.
A seleção é feita mediante avaliação, baseada, sobretudo, nas participações em Ofertas Públicas e no Mercado Secundário de títulos público.
Confere aqui a nossa aula gratuita sobre Dealers:
Comentários