Finanças e Investimentos

O que dinheiro significa para você?

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 7 de novembro de 2019

Cursos Anbima, Ancord e Abecip com Desconto

Tem algumas coisas na vida que possuem um significado diferente para cada pessoa e o dinheiro é uma delas. O que dinheiro significa para você? Será que é a mesma coisa que significa para mim?

Na minha opinião essas palavras que não tem uma definição igual para todo mundo muitas vezes estão entre as mais importantes de nossa vida. Por exemplo:

  • O que dinheiro significa para você?
  • O que significa liberdade?
  • O que significa felicidade?
  • O que significa independência?

De onde veio o dinheiro?

Sem muita investigação podemos notar que uma das coisas que mais causam complicações na vida das pessoas é dinheiro.

Mas ao contrário do que algumas pessoas pensam, o dinheiro não é algo ruim. O que acontece é que muitas pessoas não possuem um planejamento financeiro e não conseguem se organizar adequadamente.

O Novo Investidor - Tudo sobre Investimentos, Finanças e Economia

O dinheiro é algo bem interessante porque é basicamente uma ferramenta que facilita o sistema de trocas entre as pessoas.

Afinal, se eu quisesse trocar um tomate por outro tomate tornaria a operação muito mais fácil do que se eu quisesse trocar por maçãs.

E agora, tomate ou maça? Qual valeria mais? Quantas maças um tomate rende? Ou quantos ovos? Quantos tomates precisaria para obter uma galinha?

Fazer qualquer negociação seria um caos completo. Por isso acaba se tornando muito mais fácil com um sistema de trocas justo para todas as partes e assim surgiu o dinheiro. Com essa moeda de troca comum é possível definir um preço específico para cada produto. Definidos os preços a lei da oferta e demanda irá ditar a flutuação dos preços de forma simples.

E agora, o que significa dinheiro para você? A resposta é a mesma?

Para que serve o dinheiro?

Além de funcionar como uma base de troca sólida, o dinheiro serve como uma reserva de valor. Isso é possível porque uma nota ou moeda não estraga e pode ser armazenado em bancos ou mesmo em casa. Já os tomates, maças e animais estragariam rapidamente ou iriam morrer.

Logo o dinheiro possui funções muito úteis e praticas como por exemplo servir de acumulo e reserva. O grande problema sobre acumular recursos está no lado psicológico onde tendemos a consumir mais do que devemos. É como diz a famosa frase: “Consumir é gratificante, poupar é chato.”

Cada um de nós damos ao dinheiro um significado diferente e justamente por ter um significado diferente para cada pessoa damos graus de prioridade diferente para o dinheiro em nossas vidas. A psicologia explica que cada experiência da nossa vida faz com que vejamos as finanças de forma diferente.  

Sempre que estamos motivados por sentimentos negativos estamos mais motivados a consumir, o que significa que iremos  precisar mais dinheiro para fechar o seu mês. 

O Novo Investidor - Tudo sobre Investimentos, Finanças e Economia

Existem pessoas por exemplo que lutam até de forma pública contra a ideia de se ter sucesso ou acumular dinheiro fazendo apologia a pobreza.É muito interessante notar que as pessoas que lutam contra o dinheiro continuam tendo uma forte ligação psicológica com o dinheiro deixando suas próprias vidas limitadas e presas em uma ilusão.

Como pode notar estas pessoas possuem um modelo mental completamente negativo o que leva elas a pobreza como Harv Ecker explica em seu livro Segredos da Mente Milionária. Segundo o autor o grande segredo do enriquecimento ou não está no seu mindset. 

Veja alguns fatores negativos para o sucesso financeiro:

  • Raiva
  • Inveja
  • Sensação de incompetência ou inadequação
  • Sensação de rejeição
  • Falta de amor
  • Medo

Quando o dinheiro é usado para tapar o vão que esses buracos criam ele acaba mascarando a verdadeira causa da insatisfação ou infelicidade. Além de não resolver o problema, isso só o piora.

A boa notícia é que existem alguns fatores que são extremamente positivos quando se trata de acumular riqueza. Estes pensamentos devem ser fortemente reforçados. Veja os principais fatores positivos:

  • Realização de sonhos
  • Contribuição familiar
  • Contribuição social
  • Crescimento
  • Desenvolvimento
  • Alegria

Pode parecer óbvio, mas uma das melhores coisas de se ter dinheiro é não ter que ficar se preocupando com a falta do dinheiro e os problemas que isso pode causar. 

Estar com as finanças em dia permite que você coloque seu foco, energia e inspirações em metas alinhadas com seus objetivos de vida. Mas isso já é assunto para outro artigo.

Para encerrar uma pergunta. O que dinheiro significa para você é a mesma coisa que significava antes de começar a ler este artigo?

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Replies to “O que dinheiro significa para você?”

Nonato Alves

O dinheiro é a força de trabalho ,transportado para o papel .Com ele fazemos a troca por outras forcas de trabalho .
Vejo dessa forma ,não sei se estou certo .

Kleber Stumpf

Oi Nonato, tudo bem?

Todo ponto de vista é válido!

hehehe

Visite meu canal no YouTube!

Adquira nosso curso completo da para as provas da ANBIMA.

Siga a gnt no Intagram e não esqueça de compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita.

Siga-nos no instagram.
Um abraço,
Kléber Stumpf