Muitas vezes acabamos trocando os pés pelas mãos gastamos mais do que ganhamos e fugimos do nosso planejamento financeiro, certo?

Você já deve saber que isso acaba gerando dívidas e desestabiliza nosso orçamento pessoal. Mas e então, como manter o planejamento financeiro em dia?

Primeiramente você precisa saber que o fluxo de caixa não é importante apenas para empresas e que, serve também para suas finanças pessoais (fluxo de caixa é a gestão de recursos onde você considera o que entra de dinheiro como por exemplo aposentadoria e seu salário e o que sai como por exemplo quando paga suas contas).

Ao fazer a gestão do seu fluxo de caixa pessoal você consegue descobrir quanto dinheiro você pode gastar no mês conseguindo evitar o descontrole e endividamento.

Além de lhe ajudar a ver onde você gasta mais dinheiro, o fluxo de caixa acaba contribuindo para que você poupe recursos e tenha maior facilidade em seguir seu planejamento financeiro.

Sabendo como manter o planejamento financeiro em dia será possível realizar seus sonhos e objetivos sem gastar aquilo que não tem.

Como manter o planejamento financeiro em dia?

Uma das formas mais fáceis de não se perder com o fluxo de caixa pessoal é criando planilhas de orçamento pessoal. Em minhas consultorias financeiras esta é sempre minha primeira opção por não ter nenhum custo e ser altamente personalizável.

É claro que as planilhas não funcionam para todo mundo porque é necessário guardar todas as despesas e posteriormente incluí-las na planilha.

O Novo Investidor - Tudo sobre Investimentos, Finanças e Economia

A boa notícia é que com o avanço tecnológico surgiram softwares e aplicativos realmente fantásticos. O que eu mais gosto e sempre recomendo é o Mobills.

Este software pode ser configurado com a maior facilidade no navegador do seu computador e você pode baixar o aplicativo para controlar suas despesas e recebimentos imediatamente. Desta forma é muito mais fácil registrar tudo e não haver nenhum furo no orçamento. 😉

Controlar cada centavo gasto (até mesmo na padaria) é um dos fatores mais importantes de como manter o planejamento financeiro em dia. Para que você possa manter e organizar as suas finanças pessoais até mesmo as moedinhas do pão são importantes.

Apesar de não parecer, estes gastos que parecem insignificantes mas se acumulados ao longo do mês podem ser um valor significativo (longe daquele sensacionalismo de não tomar um café por dia e andar de Ferrari, mas realmente faz a diferença).

Por isso ao final do dia você deve botar todos os gastos em sua planilha classificando-os com o objetivo de reduzir seus gastos ou imediatamente no seu aplicativo Mobills.

Lembre de suas Metas

Você também deve pensar duas vezes antes de tomar decisões financeiras que possam impactar sua vida no longo prazo e com consumos do dia a dia. Existem dicas muito importantes para não desperdiçar dinheiro (como não ir ao supermercado com fome), por isso escrevi um artigo sobre como evitar o consumo.

Lembre-se também de nunca emprestar dinheiro ou seu nome. Nunca se sabe se você não precisará dos recursos em um futuro próximo.

Outra dica importante é evitar o cheque especial e pagar a fatura inteira do cartão de crédito (conheça o Guia Completo sobre o Cartão de Crédito) evitando o crédito rotativo porque este tipo de dívida tem os juros mais altos do mercado.

Se você precisar de recursos, procure outras alternativas como por exemplo o crédito pessoal que possui juros bem menores.

Busque outras fontes de renda

Uma das melhores coisas que podem acontecer para você manter o planejamento financeiro em dia é ter uma fonte de renda extra. Conseguir um aumento normalmente é super difícil, então se a empresa permite você pode fazer horas extras para aumentar um pouco a sua remuneração.

O Novo Investidor - Tudo sobre Investimentos, Finanças e Economia

Fazer horas extras ou ganhar um aumento não depende só de você. A boa notícia é que há diversas formas de conseguir uma renda extra e equilibrar as suas finanças pessoais. A melhor ideia é algum hobby que você possa remunerar.

Se você não tem nenhum hobby que possa ser remunerado uma saída pode ser as vendas diretas para grandes empresas. Algumas opções são a Natura, Hinode, CacauShow. Basta escolher aquela que você se identifica mais.