Certificações Financeiras

Risco de liquidação

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 7 de novembro de 2019
Junte-se a mais de 100 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

No mundo financeiro liquidação pode ter três significados distintos:

  1. O processo de venda de estoque, normalmente com grandes descontos. Neste caso a empresa não precisa ter necessariamente falido. Isso ocorre muitas vezes quando chegam as novas versões ou coleções de um determinado produto que a empresa negocia
  2. É o processo de encerrar uma empresa e distribuir seus ativos aos requerentes (investidores e fornecedores)
  3. E, o último significado de liquidação também pode significar o ato de sair de uma posição de títulos, ou seja, vender a posição por dinheiro

Para os estudantes da CPA 20 e CEA o mais importante sãos os riscos de liquidação presentes na situação 2 e 3.

O processo de encerrar um negócio e distribuir seus ativos aos requerentes normalmente ocorre quando a empresa é insolvente, ou seja, não pode mais pagar suas obrigações no vencimento. Quando a empresa chega e este ponto normalmente são acionados mecanismos de segurança como a recuperação judicial ou o processo de falência.

Uma vez finalizadas as operações da empresa os ativos restantes são usados para o pagamento dos credores e acionistas de acordo com a sua respectiva prioridade. O risco de liquidação aqui no caso 2 é justamente o risco de que você esteja nas últimas posições da fila de prioridades e não venha a receber seus recursos.

Depois disso mesmo a empresa não existindo mais, a dívida continua a existir.

Curso online para Certificação CPA20

Já no terceiro exemplo quando falamos do ato de sair de uma posição de títulos vendendo a posição por dinheiro é importante saber que existe uma Clearing House para trazer segurança ao processo. Já imaginou o prejuízo de vender títulos do Tesouro Direto e estes não serem liquidados corretamente com a contraparte e você não ter o dinheiro creditado em sua conta? Pois bem, este é o risco de liquidação quando estamos tratando de investimentos em ativos financeiros.

De forma simples, o risco de liquidez é a chance de insolvência no caso de empresas ou o risco de ocorrer uma perda por falha nos sistemas de liquidação de títulos financeiros.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *