Continuando nossa playlist especial sobre concursos bancários no conteúdo de hoje falaremos sobre Requisitos do Crédito. O que basicamente é um complemento dos elementos essenciais do crédito.

Porém como nos editais de concursos bancários o tema costuma ser cobrado separado vou buscar atender este conteúdo da forma mais detalhada possível.

Assim você pode estudar com bastante calma e não ficar nervoso pensando que faltou algum conteúdo.

Só para relembrar acabamos de ver quais são as seis características essenciais do crédito que são:

  • Montante
  • Finalidade
  • Prazo
  • Garantia
  • Risco
  • Remuneração

Vejamos agora, os requisitos do crédito.

Correntista da Instituição Financeira

O primeiro dos requisitos do crédito é obviamente ser correntista do banco. Nenhuma instituição financeira vai conceder qualquer crédito seja para pessoa física ou jurídica se este não for correntista do banco.

O que podemos chamar de segundo requisito é o cadastro completo e atualizado.

Sem este não será possível conceder o crédito. Até por que você como um bom bancário não deve abrir uma conta corrente se não tiver o cadastro completo do seu cliente ou documentos duvidosos.

Não possuir restrição de Crédito

Salvo algumas exceções (crédito consignado e algumas financeiras) não é concedido crédito para pessoa física ou jurídica que possua restrição, ou seja, o número de registro inscrito em órgãos como o SPC (sistema de proteção ao crédito) o SERASA Experian e Boa Vista Serviços Financeiros.

O intuito dessas empresas é manter um cadastro de inadimplentes justamente para proteger as instituições financeiras e demais empresas contra os mal pagadores.

Um alto índice de calotes deixaria o custo dos empréstimos muito mais caro e teria um gigantesco e negativo impacto econômico.

Mas essas empresas também tem algo bem bacana que são os Scores de Crédito. Esse Score é uma nota que se dá as pessoas com base na regularidade dos pagamentos de contas.

Quanto mais a pessoa paga suas contas em dia, maior seu scrore e com uma boa nota é possível encontrar desde a facilidade para a contratação do crédito como até mesmo menores taxas de juros.

Curso online para Certificação CPA20

Comprovantes de Renda

A próxima condição importante para conceder um empréstimo a um cliente é que esse tenha comprovantes de renda atualizados.

Não há como conceder um empréstimo se não sabemos quanto a pessoa ganha. Não adianta agora em 2019 por exemplo o cliente lhe apresentar comprovantes de que em 2015 ele ganhava R$10.000,00. A situação das pessoas muda e, então tudo deve estar devidamente atualizado.

O comprovante de renda atualizado é imprescindível tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. As pessoas físicas podem comprovar a renda pelo IR (declaração do imposto de renda), Pro- Labore, extrato de conta corrente e até mesmo a folha de pagamento.

Na pessoa jurídica geralmente a comprovação se dá faturamento da empresa assinado tanto pelo administrador da como o contador (ambos devem assinar). Outros demonstrativos contábeis como balancete e o balanço também podem ser aceitos.

Referencias Comerciais

Por último algo que não é tão comum mas também não chega a ser raro.

As referencias comerciais. Na hipótese de uma pessoa jurídica é comum a instituição financeira solicitar o contato de alguns fornecedores para saber se o cliente é um bom pagador.

O mesmo acontece com a pessoa física quando é solicitado de quais varejistas também são clientes.

Assim é possível fazer uma pesquisa para levar tudo isso para um comitê de crédito que vai aprovar ou não a concessão de crédito para o cliente do banco.