Quando tratamos de investimentos, sejam estes no mercado financeiro, em Imóveis ou mesmo na poupança, qual a primeira coisa que nos vem a cabeça?

É a rentabilidade, não é mesmo? Você sabe o conceito correto e como calculá-lo?

Rentabilidade nos Investimentos

Qual o critério você utiliza para escolher seus investimentos? Quando tratamos de investimentos, a rentabilidade é o percentual de retorno sobre o capital investido.

Podemos conceituar rentabilidade nos investimentos como o percentual de remuneração do capital investido. Esta é a melhor forma de analisar o resultado de um investimento realizado.

Para chegarmos a este resultado basta a simples aplicação de uma regra de três.  De forma simplificada iremos dividir o lucro pelo capital investido e então multiplicar este valor por 100 para obter o retorno.

Curso Online para Certificação CPA10

Análises de Rentabilidade

Tendo duas opções de investimento, um com retorno de 10% e outra com retorno de 15%, por qual você iria optar? Se ambas oportunidades tivessem o mesmo risco e o mesmo prazo, com certeza pela opção que oferece o retorno de 15%.

Supondo que ambos investimentos são fundos de investimento em renda fixa.

O com rentabilidade de 15% tem um prazo de 6 meses e o investimento com retorno de 10% tem um prazo de 7 meses.

A sua opção de investimento seria a mesma? Foram levados em consideração fatores como Imposto de Renda, IOF e demais custos da operação de investimento?

A rentabilidade possui diversas análises diferentes, as quais trataremos de forma mais detalhada nos próximos artigos:

  • Absoluta x Observada;
  • Esperada x  Observada;
  • Bruta x  Líquida;

Gostou do conteúdo? Sabia que temos muitos vídeos sobre certificações e investimentos no nosso canal do Youtube? Clique aqui para conhecer!