Operações ex-pit constituem negócios realizados fora do pit de negociação. Ou seja, fora pregão de uma bolsa, não sofrendo influência do mercado.

Elas são muito utilizadas em mercados futuros, facilitando a execução de operações mistas envolvendo contratos de fornecimento (a termo) e contratos futuros;

Permite ainda que ambas as partes montem estratégias de hedge em mercados futuros. Portanto, acaba sendo um mecanismo de proteção para ambas as partes.

Como resultado, comprador e vendedor a termo podem concluir a operação com preços adequados às suas necessidades.

Os contratos são padronizados. Possuem especificações definidas sobre itens como: qualidade, tamanho do lote de negociado, forma de cotação, data de vencimento;

A padronização dos contratos se torna vantajosa para os participantes, especialmente quando se buscam visibilidade para o preço futuro e razoável grau de intercambialidade e de liquidez para os contratos.

Podemos concluir então que, as Operações Ex-Pit são um casamento entre um contrato a termo e um contrato futuro.

Em outras palavras, constitui uma operação integrada que aproveita as vantagens de ambos os mercados, como por exemplo: visibilidade, transparência e capacidade de transferir riscos (que caracterizam os mercados futuros) e compromisso firme de entrega e recebimento da mercadoria (especificidades do contrato a termo).

Exemplo

Vamos supor que a Fazenda Santa Helena firma um contrato de compra e venda.

Ela assume o compromisso de entregar em uma data futura, para a Bunge, uma quantidade de 1000 sacas de soja. O preço foi indexado a um vencimento futuro da BM&F na data de liquidação.

Em seguida, a fazenda vende contratos futuros de soja na BM&F em um momento que lhe pareça adequado para fixar o preço de venda.

A Bunge, irá comprar contratos futuros de Soja na BM&F, no momento que for conveniente fixar um preço de compra.

No dia da liquidação do contrato a termo, os participantes revertem e zeram suas posições no mercado futuro. A mercadoria física é entregue como pagamento, que será entregue em local distinto e fora da bolsa como qualquer negociação que ocorra em mercado físico.