Por mais que eu tenha abordado vagamente sobre a adequação dos títulos ao prazo de investimento, não tratei especificamente sobre qual o melhor título para cada prazo e porque.

Para te ajudar com esse dilema do título e do prazo, no artigo anterior falei sobre como escolher um investimento em tesouro direto para o curto prazo.  Agora vou te ajudar a escolher o melhor título do tesouro direto para o médio prazo

Não vou te deixar esperando. Os melhores título do Tesouro para quem deseja investir no médio prazo (horizonte entre 2 e 5 anos) são o Tesouro SELIC e o Tesouro Pré-Fixado.

Tesouro Selic

O Tesouro SELIC é a forma mais tranquila e segura de se investir em títulos públicos. Isso acontece porque este é um título do tipo pós fixado e não fica suscetível as variações da taxa de juros.

Por exemplo, se a taxa de juros no momento em que você faz o investimento está a 10% ao ano e o COPOM eleva a taxa a 12% não tem problema.

Tudo bem que se o contrário acontecer você terá a sua rentabilidade reduzida, mas sempre será positiva. Isso acontece justamente porque este título está atrelado as variações desta taxa base.

Este título é bem conservador e não tem variações negativas no preço unitário o que te deixa seguro na hipótese de precisar sair do investimento antes do vencimento do título.

Tesouro Pré Fixado

Os títulos pré-fixados são aqueles que têm o valor de remuneração definido no momento da compra. São investimentos de fácil compreensão, o que torna fácil calcular a sua rentabilidade. Estes títulos pré-fixados podem ser do tipo com cupom ou sem cupom.

Na terminologia atual, são chamados de Tesouro Pré-Fixado os títulos que não possuem o pagamento semestral de juros (antiga LTN) e o Tesouro Pré-Fixado com juros semestrais (NTN-F), ou seja, com cupom.

A grande vantagem dos títulos pré-fixados é que o investidor sabe exatamente quanto dinheiro vai retirar em uma data futura se você mantiver o título até o vencimento.

Se você é do tipo que tem um dinheiro sobrando para trocar de carro, mas acha que agora não é o momento e quer esperar mais três anos a aplicação em um título pré-fixado do tesouro pode ser ideal para você.

Mas os títulos pré fixados precisam de uma atenção especial. Como você já viu ao longo desta série de artigos neste tipo de título o preço unitário pode mudar drasticamente devido as oscilações na taxa de juros o que pode lhe causar um rendimento acima do mercado ou um prejuízo.

Portanto é preciso atenção neste ponto na hora da escolha.

Porque este é o melhor título do tesouro para o médio prazo?

O motivo pelo qual estes são os melhores títulos para o médio prazo é porque os vencimentos se enquadram nos períodos entre três e sete anos. De acordo com a imagem retirada do site do tesouro temos vencimentos que variam entre três e sete anos como você pode ver abaixo:

A forma mais eficiente de se investir é escolher o melhor investimento possível e depois aguardar até o prazo. Girar os investimentos em busca de uma taxa menor é ilusão e este processo só faz você pagar mais imposto de renda, o que no final das contas vai dar uma rentabilidade menor para seu patrimônio. Lembre-se que taxa não ganha de tempo.