Meu Deus, que quer Know Your Customer Kleber?

Isso quer dizer “Conheça seu cliente”.

E a primeira coisa que devemos saber aqui é que esse processo está ligado a Prevenção a Lavagem de dinheiro, ou seja, a PLD-PT.

O que é o KYC?

Basicamente, é a medida de identificação de todos os clientes que a Instituição Financeira deve adotar.

Como dito acima, o objetivo disso é prevenir a Lavagem de Dinheiro o Financiamento ao terrorismo. Mas porque?

Porque as Instituições Financeiras são alvos dos criminosos para ocultar o dinheiro das atividades ilícitas que realizam.

Dessa forma, as Instituições Participantes precisam aplicar o processo de Conheça seu Cliente, buscando conhecer seus investidores no início do relacionamento e durante o processo cadastral.

E quem cria essas normas?

Os responsáveis por criar essas diretrizes é o BACEN e a CVM.

Assim, eles criaram normas acerca do cadastro, identificação, registro e comunicação de operações dos clientes com as Instituições Financeiras.

Por exemplo, o cadastro de todos os clientes deve ser completo e sempre atualizado, com informações pessoais (RG, CPF, CNPJ), profissionais, grau de escolaridade, patrimônio e renda.

Esses dados são os mesmos necessários para abrir qualquer conta corrente.

É importante que cada Instituição Financeira tenha seus processos internos para manter a atualização de todos os dados.

Ah, vale lembrar ainda que esse procedimento não deve ser feito apenas para cumprir as normas do BACEN, mas também no intuito de proteger sua instituição, bem como sua reputação como profissional.

Confere aqui a nossa aula gratuita:

Gostou do conteúdo? Sabia que temos muitos vídeos sobre certificações e investimentos no nosso canal do Youtube? Clique aqui para conhecer!