Fato Relevante para Fundos de Investimento é uma espécie de comunicado que a gestora do fundo realiza, quando acontece alguma coisa de importante no fundo.

Existem vários motivos para tal comunicado vir a ser enviado aos cotistas. Desde mudança na administradora da carteira, até a venda de alguma participação, ou compra.

Geralmente, os fatos são posteriores a alguma assembleia. Tal evento é realizado com o intuito de elaborar uma votação para alguma proposta.

Dependendo do resultado, pode vir acontecer o fato relevante. Onde é comunicado a todos os cotistas, sobre as mudanças que eventualmente acontecerão no fundo.

Distribuição de caixa

O mercado de fundos imobiliários trabalha bastante com fatos relevantes. Segue trecho de um comunicado.

Fato Relevante para Fundos de Investimento

Esse com certeza é um fato relevante que todo cotista gostaria de receber! Nesse caso, pegamos comunicado realizado pelo FII BRCR11.

Resumindo, a gestora resolveu distribuir um excedente de caixa para os seus cotistas. Essa distribuição a mais, gerou um bom lucro para todos.

Saída de Inquilino

Mas não é só de fatos felizes que vive esse mercado. Geralmente quando um inquilino de algum empreendimento resolve encerrar o contrato antes do tempo, ou simplesmente não renovar.

O gestor emite um fato relevante, comunicado do acontecimento, além de fazer uma breve analise, dos possíveis impactos que a falta da receita fara no fundo.

Nos últimos tempos, desde o inicio dessa crise econômica, muitos fundos perderam inquilinos, e tiveram que passar vários comunicados aos seus cotistas.

Mudança de gestor da carteira

Procurando por fatos relevantes de fundos de investimentos, comuns, acabei achando um do Credit Suisse. Segue pequeno trecho…

Fato Relevante para Fundos de Investimento

Pronto, agora também consegui colocar um fato relevante de um fundo de investimento, isso vai deixar o artigo muito melhor para o entendimento do leitor.

Nesse documento, temos a mudança da gestora que era a Verde Asset, e passou a ser uma nova instituição, que nesse trecho não aparece.

Diretamente, isso não parece impactar em nada muito relevante, porem, caso o cotista for realizar um estudo sobre o histórico da gestora antiga (Verde) e a nova, pode acabar, ou aprovando a troca, ou discordando, e assim resgatando os valores do fundo.

Outro aspecto interessante nesse caso é uma eventual queda na taxa administrativa, ou aumento.

Não é porque foi realizada uma eventual troca do gestor que a taxa administrativa possa cair. Dependendo do caso, pode até aumentar, e acabar reduzindo o rendimento dos investidores.

Venda de ativo

Outra situação que tem importância para virar Fato Relevante para Fundos de Investimento, é a venda de alguma propriedade do fundo.

Voltando a falar de fundos imobiliários. A grande maioria dos fundos negociados na bolsa tem uma política de alugar as propriedades, sendo assim, remunerando o cotista com os alugueis.

Mas às vezes, dependendo da situação, o gestor, por bem, pode acabar liquidando algum empreendimento, o que acaba incrementando a receita mensal dos cotistas.

Por outro lado, isso acaba amortizando o valor patrimonial do fundo. Enfim, não existe almoço de graça.

Por um lado você recebe parte do valor patrimonial acrescido do lucro da venda, e do outro, perdemos uma possibilidade de estar alugando aquela propriedade, e quem sabe, surfar em uma valorização do lugar.

Curso Online para Certificação CPA10

Aproveitando o tema de fundos de investimento, e levando mais para lado dos FII, a indicação de hoje fica na conta do livro Introdução aos Fundos de Investimento Imobiliário, do autor André Bacci.

Livro curto de leitura fácil, e com muito conteúdo! Se você está com curiosidade para começar a investir em fundos imobiliários, e procura por mais informações.

Aconselho fortemente a leitura desse livro. Ele irá trazer informações relevantes aos iniciantes, e por que não, aos mais experientes.