Hoje em dia é raro quem não tenha um cartão de crédito não é mesmo?

Mas você sabia que você pode ter um cartão de crédito adicional para seus filhos, pais ou seus dependentes financeiros?

Primeiramente é importante lembrar que o cartão de crédito pode ser um grande aliado das suas finanças pessoais.

Se utilizado de forma correta o cartão de crédito pode trazer uma infinidade de benefícios e muita praticidade para nossas compras (falei mais sobre isso no Guia Completo do Cartão de Crédito).

Um dos benefícios oferecidos para quem tem cartão de crédito é solicitar um cartão de crédito adicional para seus dependentes.

Essa opção é dada ao titular do cartão de crédito. De forma simples é disponibilizando um cartão extra em nome da pessoa que irá utilizar, seja essa pessoa um filho, esposa, marido ou mesmo um irmão. 

O dono do cartão de crédito adicional poderá comprar sem pedir autorização do titular porque ele terá o seu próprio “plástico”.

Se você quiser ter mais de um cartão adicional saiba que é sim é possível solicitar mais de um cartão adicional, mas o limite para o seu cartão e os demais adicionais é o mesmo, ou seja, é compartilhado.

Em alguns bancos é possível que você tenha um limite do cartão de R$ 10.000,00 e limitar o uso de um adicional a R$ 1.000,00 por exemplo, o que ajuda muito o seu planejamento financeiro.

Cuidados antes de solicitar um Cartão de Crédito Adicional

Antes de solicitar o serviço de cartão de crédito adicional é importante ver a responsabilidade e o controle de quem receberá o cartão de crédito adicional.

Ter um cartão adicional é uma responsabilidade muito grande porque encerrado o mês a fatura fechada vai chegar somente em nome do titular. 

Você será o responsável pelo pagamento. Se você pedir um cartão adicional para um irmão e na hora da fatura ele não lhe pagar, é da sua conta que o valor da fatura será debida.

O Novo Investidor - Tudo sobre Investimentos, Finanças e Economia

Disponibilizar compras livres para adolescentes pode gerar problemas financeiros para você assim como não passar a correta educação financeira para seus filhos.

Aqui no site temos um artigo que fala como ensinar seus filhos sobre dinheiro. Para não ser pego de surpresa, oriente bem o dono do cartão de crédito adicional. Deixe bem claras as regras de gastos e responsabilidades.

Outro motivo pelo qual o cartão de crédito deve ser utilizado com responsabilidade é para evitar futuros problemas financeiros.

É importante prestar atenção para não entrar em parcelamentos que possam deixar seu orçamento no negativo, afinal dívidas com cartão de crédito são perigosas e um verdadeiro suicídio financeiro.

Na hora de contratar um cartão de crédito adicional verifique se este novo cartão terá uma anuidade extra e quais taxas serão cobradas por seu uso. O mercado oferece muitas opções para as mais variadas rendas e necessidades. 

Pesquisando você certamente conseguirá encontrar a melhor opção para suas demandas.

Agora vamos voltar a falar sobre o cartão de crédito adicional. Nele o titular tem a possibilidade de limitar a quantidade de gastos de seus adicionais.

De maneira resumida podemos dizer que o dependente é uma extensão do cartão principal. É feito para o compartilhamento do limite, aqui vão algumas dicas quanto a ele:

  • Estabeleça um limite: Ao solicitar um cartão adicional o titular pode limitar o uso do crédito, isto é, impor um valor máximo para que o dependente pode gastar. Para estabelecer um valor é simples, basta entrar em contato com o administrador do cartão ou usar o internet Banking da administradora;
  • Só forneça o cartão para você quem confia muito: Embora o adicional possa ser feito no nome de qualquer pessoa, recomendo que você só faça um adicional para alguém em quem você confia muito. Isso se deve a um motivo muito simples: O titular é quem é responsável pelas transações do dependente, logo se cria uma responsabilidade extra.
  • Estabeleça um limite verbal: Diga ao seu dependente o quanto ele pode gastar e o deixe informado do quanto ele já gastou, dessa maneira fica mais fácil limitar seus gastos.
  • Veja se o limite é suficiente: De nada adianta solicitar um adicional caso o limite máximo para ser dividido seja muito baixo, o limite não será suficiente. Lembre-se de que o limite do cartão principal será compartilhado e, se o adicional gastar X, esse valor será reduzido do seu limite também.

O que acontece se o adicional não quiser pagar às compras?

Bom amigo nesse caso você se deu mal.

O Novo Investidor - Tudo sobre Investimentos, Finanças e Economia

O adicional é considerado dependente do titular, logo o titular é responsável pelo pagamento de TODAS as contas. Em caso de não pagamento a dívida será sempre no nome do titular, não sendo possível transferi-las para o adicional.

Se você ainda tiver quaisquer dúvidas quanto ao uso do cartão de crédito adicional, deixe para mim nos comentários abaixo.

Outra coisa bacana é consultar o site da ABECS, a associação brasileira de cartões de crédito e serviços. Lá você encontra uma infinidade de conteúdos super úteis relacionados ao assunto.

Gostou do conteúdo? Sabia que temos muitos vídeos sobre certificações e investimentos no nosso canal do Youtube? Clique aqui para conhecer!