Quer trabalhar em um banco, tem facilidade para lidar com o público e boas habilidades em vendas? Se a sua resposta for sim, então você precisa conhecer a profissão de agente comercial.

Esse profissional faz parte da equipe de atendimento do banco e atua diretamente na comercialização de produtos bancários. Mas será que essa função combina mesmo com você?

Para te ajudar a descobrir isso, ao longo deste artigo, farei uma breve introdução sobre a carreira de agente comercial e responderei a perguntas como:

  • O que é um agente comercial?
  • Qual a função de um agente comercial?
  • Qual a diferença entre agente comercial e agente de tecnologia?
  • Quais são os requisitos para ser agente comercial?
  • Qual é o salário de um agente comercial?
  • Como ser um bom agente comercial?
  • Qual curso fazer para se tornar agente comercial?
  • O que pode diferenciar um agente comercial no mercado?

Pronto para conhecer essa carreira no setor bancário? Então vamos lá!

O que é um agente comercial?

Entre os profissionais que lidam com o público em instituições bancárias, os agentes comerciais são, sem dúvida, os mais focados em vendas. Eles identificam as necessidades de cada cliente e oferecem soluções adequadas ao seu perfil. Além disso, acompanham de perto a jornada do cliente, incentivando a aquisição de novos produtos financeiros.

Aposto que, mesmo sem chamá-los assim, você já se deparou com vários agentes comerciais por aí! No banco, esses profissionais atuam diretamente na venda de produtos financeiros — como cartões, financiamentos e investimentos — e no esclarecimento de dúvidas dos clientes.

Mas o agente comercial vai além das vendas. Ele também cultiva o relacionamento com os clientes, ajuda a manter a boa imagem do banco e lida com sugestões e reclamações. Em muitos casos, assume tarefas administrativas, como processamento de documentos e atualização de registros. São, pode-se dizer, a ponte entre o banco e os clientes.

Esse é um cargo de nível intermediário que exige amplo conhecimento dos produtos bancários. Por isso, quem almeja esse tipo de vaga precisa garantir um selo de maior peso no currículo, como o CPA-20.

Qual a função de um agente comercial?

Na prática, no dia a dia de um banco, a atuação do agente comercial vai além da comercialização de produtos bancários, abrangendo também atividades de atendimento, consultoria e até mesmo tarefas administrativas. As responsabilidades desse profissional são amplas e podem variar conforme a instituição bancária. Entre as tarefas mais comuns, destacam-se:

  • Oferta de produtos bancários;
  • Atendimento ao cliente;
  • Orientação sobre produtos e serviços oferecidos pelo banco;
  • Prospecção de novos clientes e fechamento de contratos;
  • Análise e conferência de documentos diversos;
  • Processamento de documentos e atualização de registros;
  • Recolhimento de informações cadastrais e dados estatísticos;
  • Planeamento de estratégias comerciais;
  • Organização de arquivos;
  • Realização de análises de crédito;
  • Recebimento de sugestões e reclamações, além da resolução de problemas.

De forma geral, as atribuições variam de acordo com o banco. Alguns podem exigir um maior envolvimento do agente comercial em determinadas atividades do que em outras. Independentemente da função específica, todas envolvem o manuseio de informações privadas dos clientes. Por isso, credibilidade e ética são essenciais para esse profissional.

Outro ponto fundamental é a interação constante com pessoas. Assim, se você deseja atuar como agente comercial, é indispensável desenvolver habilidades de comunicação.

Qual a diferença entre agente comercial e agente de tecnologia?

Basicamente, como o próprio nome sugere, o agente comercial atua diretamente no atendimento ao cliente e na venda de produtos financeiros. Já o agente de tecnologia presta suporte tecnológico e informático ao banco, realizando atividades como análise de dados, armazenamento e tratamento de informações cadastrais, além da operacionalização de equipamentos.

A confusão entre os dois termos é bastante comum, especialmente entre aqueles que estão se preparando para concursos públicos, como o do Banco do Brasil. Isso acontece porque ambas as funções são subdivisões do cargo de escriturário, um profissional da área administrativa responsável pelo registro, organização e processamento de documentos.

Isso significa que os agentes comerciais e os agentes tecnológicos compartilham muitas funções em comum, sobretudo, as tarefas administrativas. Contudo, o primeiro lida diretamente com a clientela, enquanto o outro atua mais internamente, focado na gestão e organização de informações.

Quais os requisitos para ser agente comercial?

Na hierarquia dos profissionais de atendimento em um banco, o agente comercial ocupa um dos cargos de maior responsabilidade. Embora possa ser uma porta de entrada no setor, há alguns requisitos para ingressar nessa carreira. Antes de mais nada, como esse profissional atua diretamente na distribuição de produtos financeiros, é necessário obter uma certificação da Anbima, geralmente a CPA-20.

Além do conhecimento técnico, essa profissão exige também algumas  habilidades emocionais e comportamentais. Para dar conta do recado, existem ao menos seis soft skills que um agente comercial precisa desenvolver:

1 – Saber identificar a necessidade do cliente

Cada cliente tem uma necessidade específica. Contudo, nem sempre, esse objetivo estará evidente ou bem explicado. Cabe a você, como um agente comercial, ter a sensibilidade para identificá-lo.

Por exemplo, um novo cliente pode buscar opções de investimento, mas decidir manter o dinheiro na poupança. Nesse caso, é importante se colocar no lugar dele e entender a razão do receio. Se for medo de perder dinheiro, explicar o funcionamento dos investimentos de renda fixa pode ajudá-lo a tomar uma decisão mais segura.

2 – Comunicar-se com clareza

No dia a dia do banco, o agente comercial interage com clientes de perfis variados. Por isso, é essencial ter um bom vocabulário e adaptar a comunicação a cada pessoa.

Muitos termos e procedimentos bancários podem parecer complexos para quem não é da área. Cabe a você traduzi-los de forma clara, garantindo que o cliente compreenda as informações. 

3 – Capacidade para ouvir o cliente

Uma boa comunicação não é só sobre falar bem, mas também sobre saber ouvir. Lembre-se: o cliente é o foco do seu trabalho.

Antes de oferecer um serviço, preste atenção no que ele realmente quer dizer. Só ouvindo e interpretando seu cliente, você poderá oferecer os melhores produtos para cada caso. Acima de tudo, seja respeitoso e faça com que o cliente se sinta acolhido.

4 – Conseguir transmitir segurança para o cliente

Para fechar bons negócios, é importante conhecer todos os detalhes dos produtos bancários e demonstrar segurança ao explicar por que determinado investimento ou serviço é importante para o comprador.

Expressar as vantagens de cada produto com confiança e esclarecer dúvidas com propriedade aumenta significativamente suas chances de conquistar o cliente.

5 – Ser paciente e persistente

Lidar com clientes “difíceis” e absorver reclamações faz parte do trabalho do agente comercial. Nem sempre as interações serão fáceis, e a insatisfação pode surgir. Nesses momentos, a paciência é indispensável para manter um atendimento de qualidade e transformar desafios em oportunidades.

Além disso, negociações podem levar tempo, especialmente em transações de alto valor. Respeitar o ritmo de cada cliente, acompanhar sua jornada e ser persistente são atitudes fundamentais para fechar negócios. Saber equilibrar paciência e insistência na medida certa faz toda a diferença para alcançar bons resultados.

6 – Habilidade para lidar com metas

Essa lista não poderia terminar sem citar as metas. Como seu papel como agente comercial é fechar negócios, é natural que seu desempenho seja medido pelos número de vendas consolidadas ao mês

Sei que essa pressão pode assustar, especialmente no início, mas encarar as metas de forma positiva pode transformar esse desafio em motivação. Elas não só ajudam a manter o foco e a dar o seu melhor, como também costumam vir acompanhadas de bonificações e incentivos financeiros.

Qual o salário de um agente comercial?

O salário fixo de um agente comercial costuma ficar entre R$2.500,00 e R$3.500,00. Esse valor, contudo, é apenas uma referência, podendo variar a depender da instituição bancária e até da região do país onde mora. 

Para ter uma ideia mais clara, veja as médias de alguns bancos conhecidos, compiladas pelo Indeed:

  • Itaú Unibanco (Itaú BBA e Rede): R$ 3.379;
  • Banco do Brasil: R$ 3.533;
  • Santander: R$ 4.287.

Vale destacar que esses valores se referem apenas ao salário fixo, sem considerar bonificações, como comissões e participação nos lucros. Além disso, os benefícios, como vale-alimentação, planos de saúde e outros, são um grande atrativo. Por exemplo, considerando todos os bônus, a remuneração média de um agente comercial no Banco do Brasil pode ultrapassar R$8.000.

Não se esqueça: quanto mais qualificado o seu currículo — com certificações, cursos e eventos — maior será o seu salário.

Como ser um bom agente comercial?

Para distribuir produtos bancários é necessário ter conhecimento técnico, validado por certificações financeiras. Após a certificação, é fundamental que o profissional se mantenha atualizado, já que novos investimentos e mudanças regulatórias são comuns.

O agente comercial desempenha funções de vendedor, atendente, consultor e até de administração. Embora seja uma profissão de entrada, é um cargo intermediário que envolve pressão e constante contato com o público.

Além disso, é essencial cultivar habilidades de comunicação, perfil de vendas, integridade, ética e, principalmente, capacidade emocional para lidar com metas, reclamações e a resolução de problemas.

Qual curso para ser agente comercial?

Faculdades em Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Direito são populares entre quem quer ser um agente comercial. Embora essa formação não seja uma exigência para concursos de agentes comerciais de bancos públicos, ele costuma ser um requisito comum para instituições privadas. 

De qualquer modo, seja por concurso ou processo seletivo, ter uma formação universitária facilita a entrada na carreira bancária.

Nesse sentido, por ter uma formação que  se relacionar em algum grau com a rotina de trabalho bancário, sai na frente quem tem graduações em áreas como:

  • Administração de Empresas;
  • Ciências Contábeis;
  • Ciências Econômicas;
  • Direito.

Contudo, é importante ressaltar que, na carreira bancária, a formação não é necessariamente o maior diferencial. 

Qual o diferencial para um agente comercial?

O maior diferencial para quem quer ingressar na carreira bancária são as certificações financeiras. Estes selos, não apenas, abrem melhores portas na sua jornada, como também te colocam na frente da concorrência.

Na prática, as certificações hierarquizam os profissionais, habilitando-os a exercer funções específicas e ocupar diferentes cargos. 

Embora não sejam uma exigência legal, muitos bancos, por exemplo, exigem a CPA-10 para os cargos iniciais de atendimento. Para os agentes comerciais, a CPA-20 é geralmente um requisito.

 E, claro, quanto mais certificações você tiver, mais se destaca no mercado.

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