Se você me acompanhou nos Stories do Instagram há alguns dias eu estava em um evento da ANBIMA com toda a galera que mexe com o mercado financeiro e com as certificações seja cursos ou aprendizagens.

Para quem perguntou onde era o evento, ele era em São Paulo e se chamava Agenda Aberta no dia 12 de novembro deste ano, 2019, né?

Lá conversamos sobre as certificações financeiras, seja CPA 10, CPA 20CEA como também tratamos sobre o futuro destas certificações. O que sentimos acerca das aulas e alunos, e eu to aqui hoje para partilhar tudo o que eu vi lá!

Tá curioso? Então, já clica no vídeo abaixo para saber tudo o que falamos nesse evento:

Se você assistiu o vídeo pôde ver tudo o que fizemos, mas se você não viu eu vou te explicar tudinho!

Curso Online para Certificação CPA10

Tudo sobre as Certificações CPA 10, CPA 20 e CEA

O mais maneiro do evento foi fazer um grande networking com vários profissionais do mercado, não querendo me gabar, mas lá só tinha gente fera! O conteúdo todo programado foi pensando nas nossas queridas certificações, mas ainda mais em como nós e você, aluno, enxergamos elas.

Quem estava fazendo as palavras eram os diretores da ANBIMA e eles começaram a falar brevemente sobre a história das certificações que começou lá em 06 de fevereiro de 2002 e com suas diversas mudanças ocorridas nesses longos 17 anos. E até hoje foram emitidos cerca de 573 mil certificações! 

Grande este número, não é? E eu te digo: isso é só o começo, pois é uma certificação mais voltada às práticas diárias de um profissional do que só teoria. 

E para termos noção de quão grande é este número de certificações, lá no evento eles ainda trouxeram números de indicadores representativos desses certificados. Para você ter uma noção, no último ano foram realizados mais de 763 mil exames da CPA 10. Já da CPA 20 foram aproximadamente 266 mil alunos realizando a prova. 

Além disso, foi apresentado os índices de aprovação destas duas certificações em médias históricas e não no último anos como as aprovações. A CPA 10 está com 55% de aprovação, enquanto a CPA 20 está com 55% e a CEA está cm média histórica de 44%. Isso tudo com variações bem pequenas.

E uma das coisas mais interessantes que pôde-se ser notado lá no evento, foi que neste último ano, entre 2018 e 2019, houve um crescimento expressivo na realização da CEA, com índice de 97%. Ok, os bancos estão cobrando mais e está tudo ficando cada vez mais competitivo, porém, olha como as pessoas estão se flagrando que a CPA 20 já não é mais tanto um diferencial assim e estão migrando para a CEA.

Então, uma das coisas que pude notar é que a CPA 20 está ficando meio de lado, enquanto a CEA está crescendo, em grandes escalas, e a CPA 10 ainda está significativa em função de que é necessária para entrar no mercado bancário.

Curso Online para Certificação CPA10

Descobrindo como as provas são criadas

Agora uma das coisas mais legais que vi lá e que é de interesse de muitos é como as provas são criadas! Muita gente vai fazer a prova e acaba ficando com um resultado de 69%, ou seja, uma reprovação, e fica muito bravo que a ANBIMA não divulga as questões logo em seguida. 

Massss, eu quero te dizer que eu sou obrigado a defender ela, sabe por que?

A ANBIMA é uma instituição séria e se formos parar para analisar os números e tudo o que foi falado lá no evento, são aproximadamente 10 mil pessoas realizando o exame das certificações por mês. Muita gente, não é? 

Já pensou se ela tivesse que divulgar o resultado de cada uma dessas pessoas? Lembrando que são 10 mil por mês! E se fizermos uma média é um banco de dados, informações e logísticas que demandaria de uma ou várias pessoas para verificar as plataformas específicas de resultados e consequentemente a prova sairia tipo uns 3 mil reais por pessoas em função de toda a burocracia que haveria.

Por isso que hoje, mesmo custando 300 reais, o valor se torna justo em função de toda a estrutura que a ANBIMA oferece e nos dispõe para sabermos destas informações e passarmos para você.  

Agora para criar as questões e elas serem escolhidas há um grande processo e planejamento em uma avaliação dos assuntos mais relevantes do mercado. Usando as estatísticas para as suas escolhas e levam em consideração inclusive os números dos melhores e piores alunos. 

Além disso, eles não fazem questões com pegadinhas, mas sim questões que de certo modo ferrem com o decorador de conteúdos, pois as estatísticas irão mostrar quem é aquele que só chuta e quem é aquele que aprendeu e compreendeu o conteúdo. 

E a partir disso a banca avaliadora analisa, passa para a ANBIMA, que volta à banca que analisa novamente e assim por diante, para que tudo chegue em perfeito estado na hora da sua prova.

CUIDADO!

No vídeo eu também mostrei sobre os aproveitamentos por tema, onde foi possível verificar que os Princípios de Investimentos foi o conteúdo mais aproveitado na CPA 10. E o maior índice de erros nesta certificação é sobre a Previdência Privada. E isso pode ter uma teoria, porque muita gente deixa de estudar muito a previdência, por conter poucas questões, mas esquece que é um dos produtos mais fáceis de se vender dentro de um banco.

Então, eu recomendo, estude Previdência Privada, pois irá te fazer um bom profissional. 

Já na CPA 20, o pessoal vai melhor na previdência, só que entra no cemitério do malandro, pois acha que já sabe quase tudo, e esquece de um dos mais fáceis conteúdos na prova, o Sistema Financeiro Nacional e nos Princípios básicos da Economia e Finanças.

Mais de 4000 questões comentadas para sua certificação financeira

É por isso que eu digo, devemos lembrar de ser um bom profissional e não lembrar somente das questões que caem na prova. 

E na CEA, o que acontece é que realmente o cara acha que já é o “tutu da manada” e que manja tudo de economia, maass vai lá e tem um baixo aproveitamento também nos Princípios de Economia e Finanças que e um conteúdo básico. E também há um baixo aproveitamento em Gestão de carreiras e risco, mas aqui é compreensível em função de haver muitos cálculos, estatísticas e índices e qualquer errinho pode deixar a conta ir pro beleléu.

Gostou de saber tudo o que rola ante, durante e depois das certificações da ANBIMA? Resolvi partilhar com vocês pois acredito ser muito importante na construção do aprendizado e no momento de sua prova! 

Agora você já pode dizer que sabe como funciona as certificações que muita gente deseja!

Gostou do conteúdo? Sabia que temos muitos vídeos sobre certificações e investimentos no nosso canal do Youtube? Clique aqui para conhecer!