CA 300 Abecip

O que é Home Equity

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 7 de novembro de 2019
Junte-se a mais de 100 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Essa é uma das práticas mais conhecidas dentro do âmbito de investimentos em países desenvolvidos como EUA, Inglaterra e Alemanha.

A operação também pode ser conhecida como o mútuo com garantia imobiliária, mais especificamente é o empréstimo com garantia imobiliária.    

Basicamente é essa operação se dá quando uma pessoa (pode ser pessoa física ou pessoa jurídica) busca crédito para algum investimento ou mesmo pagamento de dívidas.

Como não há finalidade garantida, é um empréstimo e não um financiamento. Porém, para obter uma taxa de juros mais atrativa é colocado um imóvel como a garantia para a obtenção deste crédito. 

Não há uma finalidade específica, o dinheiro obtido com o banco com a garantia do imóvel pode ser utilizada para capital de giro, compra de máquinas e equipamentos ou mesmo pagamento de dívida. Para pessoas físicas, é muito comum a utilização do empréstimo com garantia imobiliária como capital para abrir uma franquia.

Curso online para certificação Abecip CA-300

Formalização

Dizemos que o móvel é dado como garantia, pois formaliza-se pela C.C.B. (Cédula de Crédito Bancário). A CCB recebe uma Garantia Forte, ou seja, o imóvel em hipoteca ou alienação fiduciária. É relevante levar em conta também o valor máximo do empréstimo gira em torno de 60% do valor do imóvel aqui no Brasil. A grande vantagem é a taxa de juros, a Creditas por exemplo é uma StartUp especializada neste tipo de crédito e é possível conseguir taxas que giram em torno de 0,99% ao mês. Muito abaixo de qualquer outra linha de crédito para empréstimo não é mesmo?

Além das taxas atrativas na modalidade de Home Equity ainda há a vantagem de pagamento em prazo estendido. Como há o imóvel em garantia a instituição financeira tem essa segurança.

E mais uma vez, como tratamos de uma garantia forte com imóvel, é obrigatório a contratação de um seguro  de M.I.P. (Morte ou invalidez permanente) ou D.F.I. (Danos físicos ao imóvel).

Quer passar em uma certificação Financeira?

Receba um e-book exclusivo com 7 dicas para ser aprovado!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *