O que são as despesas financeiras?

As despesas financeiras são todas aquelas contraídas por meio de empréstimos e financiamentos, ou pela propriedade de um passivo financeiro. A taxa de juros que se paga sobre uma dívida é um exemplo bastante comum desse conceito.

As comissões também são úteis para se ilustrar este termo. Estas, por sua vez, originam-se a partir das operações realizadas com bancos e instituições de crédito. As taxas, nesse caso, podem ser de manutenção, cancelamento, abertura ou cartão.

Estas despesas servem para que se possa analisar o grau de endividamento e alavancagem financeira de uma companhia e devem aparecer de forma  isolada em Demonstrativos de Resultados de Exercício (DRE).

Também é importante mencionar que elas não fazem parte da categoria do lucro operacional (gastos que representam os custos de uma operação empresarial), nem da categoria das despesas tributárias (gastos com impostos e taxas cobrados pelo governo).

Qual a diferença entre receitas e despesas financeiras?

Receitas e despesas são conceitos opostos. Isso porque, enquanto a despesa representa um custo, a receita é um rendimento

Em demonstrativos, ambos os valores precisam estar presentes. Isso porque os dois conceitos cumprem o papel de indicadores econômicos. Ou seja, serão considerados não somente para administrar o patrimônio de uma empresa, mas também para que se possa avaliar se esta vale o investimento ou não.

Quais são os tipos de despesas financeiras?

As despesas financeiras dividem-se em duas categorias:

  • Temporárias: despesas contraídas em momentos de déficit de caixa, normalmente decorrentes de compra superestimada de matéria-prima ou aumento nos prazos de recebimento, por exemplo;
  • Estruturais: comumente encontradas em empresas que têm investimentos em sua operação. Por isso, realizam empréstimos e financiamentos de médio e longo prazo. Como estas dívidas estão relacionadas à estrutura de capital, elas perduram por anos.

Vamos tomar um empréstimo como exemplo para entender as despesas temporárias e estruturais. Na primeira instância, a organização tomaria esses recursos emprestados para, por exemplo, não comprometer o fluxo de caixa, o quitando logo em seguida. Já no segundo caso, o dinheiro serviria para projetos de longo prazo, como aquisição de maquinário ou tecnologias.

O que são as despesas financeiras no DRE?

As despesas financeiras devem aparecer no final de um DRE, antes das representações dos impostos sobre os lucros. Ou seja, elas fazem parte do grupo de resultados financeiros.

Assim, mesmo quando recursos ou aquisições se enquadram na categoria de despesas administrativas, os juros e encargos pagos devem ser considerados como despesas financeiras.

Como calcular despesas financeiras?

O cálculo das despesas financeiras é bem simples e pode ser feito por meio da soma de todas as despesas de juros das obrigações financeiras de uma companhia e da subtração desse resultado pelos montantes das receitas obtidas de suas aplicações.

O resultado desta fórmula é bastante utilizado em outros cálculos, como o Ebitda. Este, por sua vez, existe para mensurar a produtividade de uma empresa – fundamental não somente para quem administra seu patrimônio, mas também na função de ferramenta de análise para discernir se uma possível aplicação nesta companhia valeria a pena.


Esse conteúdo cai na prova da CNPI Apimec

Topa testar o conhecimento que você acabou de aprender? Realize um simulado gratuito TopInvest! Com ele, você estuda com questões extremamente fiéis às das provas reais e consegue tirar a sua certificação de primeira!