No decorrer de nossa caminhada profissional acabam surgindo diversos acontecimentos que muitas vezes, porém não são esperados, como a demissão do emprego em que estamos.

O que nos leva ao seguinte dilema: fui demitido do banco, e agora?

Como o mundo anda cada vez mais rápido, nós que trabalhamos na área financeira e de investimentos sabemos exatamente como isso é imprevisível, visto que, dependemos de normas e artifícios vindos de grandes decisões.

Mas não se preocupe, pois basta você possuir persistência que tudo dará certo e hoje eu irei lhe dar algumas dicas para esse seu novo caminho e uma nova colocação no mercado de trabalho. Não vou falar sobre como montar um currículo porque esse seria o passo zero. Vamos direto ao…

Primeiro Passo

É importante termos em nossa mente que devemos estar ativos de alguma forma, visto que, o mercado está em uma crescente expansão. Por isso devemos – sempre – nos aprimorarmos com as atualizações constantes que possam surgir. Como por exemplo, em cursos (uma ótima pedida é o curso de Técnicas de Vendas para profissionais de Finanças) e qualificações que podem somar com suas experiências. 

E apesar disso, você sabia que ao ser demitido de um banco você pode receber além dos benefícios tradicionais, alguns benefícios específicos desta categoria?

Curso Online para Certificação CPA10

Quando há uma demissão de um bancário, acontece uma quebra de expectativas colocadas em um contrato de trabalho, que é de certa forma uma continuidade do vínculo empregatício. Desta forma, toda a legislação da classe procura proteger ao máximo o trabalhador, conferindo-o todos os direitos por consequência da demissão.

E uma das formas de proteção que podem ser dispostas desta categoria, são benefícios complementares àqueles dispostos na lei trabalhista e na Constituição, como:

  • Pré-Aposentadoria: se você foi demitido e faltam apenas 12 meses de trabalho para a sua aposentadoria, sendo que deve estar há 5 anos no banco, haverá a garantia de emprego para poder terminar o tempo de contribuição; 
  • Cursos de qualificação ou requalificação profissional: os bancos devem pagar, ao colaborador demitido, cursos de qualificação ou requalificação profissional ministrados por instituições de ensino profissional. Essa é uma ótima pedida para você fazer um curso da CPA 10 ou Curso da CPA 20 e possuir uma certificação financeira como diferencial para colocar em seu currículo;

O melhor de tudo

E uma das coisas mais importantes que agora, depois de demitido, um bancário possui e deve solicitar por ser seu direito é que variados bancos oferecem consultoria para a recolocação na carreira. Esse se torna um benefício cada vez mais relevante, embora nem todas as pessoas tenham conhecimento do mesmo.

Essa consultoria tem por objetivo abrir caminhos nas próximas escolhas de um profissional e lhe posicionando, de forma clara e estratégica, os principais focos para que possam, por meio de sua vivência e trabalho de qualidade, surgir resultados.

Nesse sentido a consultoria auxilia de forma técnica, rápida e firmada a recolocação para a prospecção de novas oportunidades.  

É importante ressaltar também que essa consultoria oferecida pelos bancos é realizada mediante planejamento, relacionamento pessoal e o posicionamento da área.

Novamente, note o quão importante é estarmos atualizados em nossa área de trabalho! 

A metodologia deste processo vai de caso para caso, de cada banco e consultoria que a realiza.

Elas variam de 3 meses até 1 ano para que todos os pontos envolvidos sejam revisados em encontros marcados com o indivíduo desempregado, unido a equipes especializadas que aprimoram conhecimentos e técnicas a serem avaliadas e organizadas.

Sendo que por consequência há maior ampliação de visibilidade no mercado de trabalho.

Mais de 4000 questões comentadas para sua certificação financeira

Viu como não é tão complicado assim? Claro que ser demitido não é nada bom, mas é melhor ainda sabermos que se isso ocorrer, você, eu, ou qualquer outra pessoa que trabalhe em um banco, tem todos esses direitos.

Gostou do conteúdo? Sabia que temos muitos vídeos sobre certificações e investimentos no nosso canal do Youtube? Clique aqui para conhecer!