Você sabe como classificar ativo e passivo para pessoas físicas?

Como o famoso escritor e palestrante Robert T. Kiyosaki afirma no Best Seller mundial Pai Rico, Pai Pobre para você ficar rico precisa apenas seguir uma regra, comprar ativos.

Por isso é extremamente importante você saber identificar ativo e passivo para pessoas fi?sicas.

O Novo Investidor - Tudo sobre Investimentos, Finanças e Economia

Com certeza seguir esta única regra não será uma jornada fácil ou rápida, porém não existem grandes segredos. É basicamente uma questão de disciplina.

O grande problema em nosso país, é que a grande maioria da população não possui os conceitos básicos de educação financeira. Desta forma as pessoas não sabem distinguir a diferença entre o que é um Ativo e o que é um Passivo no seu patrimônio pessoal o que acaba causando um grande atraso na longa jornada do enriquecimento.

Afinal de contas, o que é ativo e passivo para pessoas físicas?

Para desmistificar esta questão é importante compreender que um bem pode ser tanto um Ativo como um Passivo, o que define a sua classificação é como ocorre sua utilização. Por exemplo, você sabe me dizer se o seu carro é um ativo ou passivo? E o imóvel próprio em que você mora é um Ativo ou Passivo?

O assunto do imóvel próprio é uma linha tênue quando falamos de ativo e passivo para pessoas físicas. A grande polêmica se dá porque além de ser o maior sonho da maioria das famílias, a casa própria também é considerada por essas famílias seu maior ativo.

O problema é que este é um grande equívoco, pois o imóvel próprio que você mora não é um ativo, e sim um passivo.

Calma, não quero entrar no mérito se é mais rentável comprar um imóvel ou aluga-lo neste momento, apenas que você compreenda a lógica de ativo e passivo para que fique apto a seguir a regra de geração de riqueza.

Voltando ao assunto, se você fizer uma rápida busca na internet sobre o significado de ativo e passivo vai encontrar apenas explicações contábeis complexas e de difícil compreensão sempre voltadas as pessoas jurídicas (empresas) e não as pessoas físicas.

Por isso, deixe-me ajuda-lo e desmistificar esta questão de forma simples.

Desmistificando

Um ativo é todo e qualquer bem que coloca dinheiro no seu bolso. Já um passivo é todo e qualquer bem que retira dinheiro do seu bolso.

Portanto, utilizando a lógica de que um ativo coloca dinheiro no seu bolso e um ativo retira dinheiro do seu bolso podemos concluir que o imóvel próprio que você mora é um passivo. Afinal de contas, se você mora no imóvel é necessário pagar o IPTU, manutenção, condomínio… concorda comigo?

A forma como um bem é utilizado é muito importante e pode inverter a classificação de ativo e passivo. Se você tem um imóvel alugado ele se torna um ativo na sua carteira de investimentos.

Fluxo de Caixa

Essa transição acontece porque o aluguel deste imóvel irá colocar dinheiro no seu bolso mensalmente, e além disso a maioria das despesas como IPTU e condomínio ficam a cargo do inquilino.

O Novo Investidor - Tudo sobre Investimentos, Finanças e Economia

Na jornada do enriquecimento o importante não são os números, ou o quanto você ganha e sim o fluxo de caixa do seu dinheiro. Lembre-se do ditado popular:

Não importa o quanto você ganha, e sim o quanto sobra.

Quando você recebe a sua renda, indiferente de sua origem o importante é que você adquira mais ativos, desta forma você sempre terá mais dinheiro no próximo mês. Caso você adquira passivos, no próximo mês irá lhe sobrar ainda menos dinheiro.

As pessoas ricas tendem a ter cada vez mais dinheiro por que estão sempre adquirindo ativos e enriquecendo cada vez mais. Já as pessoas pobres, têm cada vez menos porque adquirem passivos e ficam cada vez mais endividadas. Cabe a você inverter o jogo do dinheiro na sua vida, e para isso é necessário disciplina e planejamento financeiro.

Pronto para o próximo passo?