CEA - Certificação Especialista de Investimentos

Previdência Privada - Diferenças entre VGBL e PGBL

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 7 de novembro de 2019
Junte-se a mais de 100 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A Previdência Privada também é chamada de Previdência complementar. Esta é uma forma de seguro contratado para garantir uma renda ao comprador ou seu beneficiário.

O valor do prêmio é aplicado pela entidade gestora, que com base em cálculos atuariais determina o valor do benefício. No Brasil as previdências privadas podem ser do tipo aberta ou fechada.

Em resumo pode-se dizer que é um sistema que acumula recursos que garantam uma renda mensal no futuro, especialmente no período em que se deseja parar de trabalhar.

Num primeiro momento, era vista como uma forma uma poupança extra, além da previdência oficial, mas como o benefício do governo tende a ficar cada vez menor, muitos adquirem um plano como forma de garantir uma renda razoável ao fim de sua carreira profissional.

Há dois tipos de plano de previdência no Brasil. A aberta e a fechada. A aberta, pode ser contratada por qualquer pessoa, enquanto a fechada é destinada a grupos, como funcionários de uma empresa, por exemplo.

Previdência Complementar Fechada

Os planos de Previdência Fechados são, necessariamente, destinados a empresas ou associações, onde o grupo de funcionários ou associados, contribui para formação de um fundo de pensão, gerido por entidades sem fins lucrativos.

São regulados pela Secretaria de Políticas de Previdência Complementar (SPPC) e fiscalizados pela Superintendência de Previdência Privada (Previc).

É destinada aos profissionais ligados a empresas, sindicatos ou entidades de classe.

Em linhas gerais, o trabalhador contribui com uma parte mensal do salário e a empresa banca o restante, valor que normalmente é dividido em partes iguais. Outras empresas, essas mais raras, bancam toda a contribuição.

Uma vantagem imediata é a possibilidade de se deduzir 12(doze)porcento da renda bruta na declaração anual do Imposto de Renda. Estima-se que as empresas de previdência complementar possuam cerca de 126 mil participantes que já desfrutam de benefícios de previdência do setor.

Previdência Complementar Aberta

O sistema de previdência aberta é um plano em que qualquer pessoa (mediante subscrição do risco pelo segurador) pode ingressar, individualmente. As empresas de previdência aberta são fiscalizadas pela Susep. No Brasil não é mais possível que um empresa de previdência privada aberta seja sem fins lucrativos. É oferecida por seguradoras ou por bancos. Um dos principais benefícios dos planos abertos é a sua liquidez, já que os depósitos podem ser sacados a cada dois meses. O número total de participantes de planos abertos é estimado em 5 milhões de pessoas.

Mapa Mental Previdência Privada
Mapa Mental Previdência Privada
Organograma Previdência Privada
Organograma Previdência Privada

PGBL x VGBL: principais diferenças

 A principal diferença entre um plano PGBL e um VBGL é o tratamento tributário, ou seja, a incidência ou não de impostos. Mas antes vamos entender a diferença entre todas essas letrinhas.

PGBL –  Plano Gerador de Benefício Livre

Melhor para:

  • Quem tem renda declarada
  • Contribui com o INSS
  • Usa o formulário completo na declaração do IR

 A principal vantagem é o diferimento do Imposto de Renda. Contribuindo com o PGBL você terá redução do valor do imposto a pagar no momento da declaração anual. Mas lembre-se de que você só pode abater as contribuições do seu imposto de renda até o limite de 12% dos seus rendimentos brutos anuais (por exemplo, salários, aluguel, etc.), portanto suas contribuições ao PGBL não podem superar este limite.

Se você precisar resgatar a sua reserva ou se aposentar, será cobrado Imposto de Renda sobre o valor total do resgate ou do benefício. O importante é que, para fazer jus a este benefício, você deve utilizar o formulário completo para a declaração do seu Imposto Renda.

VGBL – Vida Gerador de Benefício Livre

Melhor para:

  • Quem não tem renda declarada
  • Usa o formulário simplificado do IR ou faz declaração de isento
  • Quem quer diversificar os investimentos
  • Quem deseja aplicar mais do que 12% de sua renda bruta em previdência

No VGBL não existe aquele abatimento dos 12% na declaração anual de imposto.

Mas em compensação, na hora do resgate, o imposto é cobrado somente sobre o rendimento e não sobre o total resgatado ou recebido como aposentadoria.

Características que valem tanto para o PGBL como para o VGBL

  • No caso de falecimento do contribuinte, o valor acumulado vai para os beneficiários que ele escolheu na hora de fazer o plano de previdência
  • Ambos oferecem algumas alternativas de tipos de renda, por exemplo, renda vitalícia, renda temporária e renda por prazo certo.

Curso Online para Certificação CPA10

Muitas pessoas questionam qual a melhor aposentadoria, pública ou privada?

A resposta é simples, as duas.

Em primeiro lugar todo trabalhador é obrigado a recolher para a Previdência Social, e, em segundo lugar o INSS oferece benefícios que as previdências privadas não, como por exemplo pensão por morte, salário maternidade, auxílio doença, salário família, auxílio reclusão entre outros.

Isso é muito importante, um pedreiro que quebrou o braço por exemplo, não conseguirá trabalhar, porém pode solicitar o auxílio doença.

De fato, as previdências privadas são interessantes apenas para quem pretende ganhar mais que o teto do INSS que hoje é de R$ 3.691,16 ou para os planos PGBL e pagar menos imposto de Renda.

Quer passar em uma certificação Financeira?

Receba um e-book exclusivo com 7 dicas para ser aprovado!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Replies to “Previdência Privada – Diferenças entre VGBL e PGBL”

Andressa Nunes

Bom dia neste ambiente fica disponível simulados ?

Kleber Stumpf

Bom dia Andressa,

Os simulados ficam disponíveis neste link:https://topinvest.com.br/simulado-cpa10/

Curta nossa página no facebook https://www.facebook.com/TopInvestBrasil e compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita.

Um abraço,
Kléber H. Stumpf

Thaisa

Olá, com este artigo é possível estudar para a nova prova do CPA 10 que irá cair sobre previdência ?

Kleber Stumpf

Boa tarde Thaísa,

É possível sim. Ele será implementado em breve inclusive com a adição de novas informações para facilitar ainda mais o seu estudo.

Curta nossa página no facebook https://www.facebook.com/TopInvestBrasil e compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita.

Um abraço,
Kléber H. Stumpf