Depois de uma extensa novela de COAF, para UIF, e depois, voltou a ser COAF, aqui estamos nós para falar mais sobre esse órgão. Mas, falando a verdade, vocês sabem realmente o que é o COAF?
Lá no começo, o COAF, era vinculado ao Ministério da Fazenda, porém, agora, não existe mais esse ministério, pois ele foi transformado em Ministério da Economia.
Esse órgão é uma autarquia vinculada ao Banco Central do Brasil, e faz uma das principais atuações que existem em nosso país.
Afinal, o que é o COAF?
O COAF – Conselho de Atividades Financeiras é o órgão máximo no combate a? Lavagem de Dinheiro. Pois é, ele quem combate este crime, analisando e identificando os crimes de Lavagem de Dinheiro.
Funções do COAF:
Esse órgão possui como objetivos de suas funções: disciplinar, aplicar penas administrativas, receber, examinar e identificar as ocorrências suspeitas de atividades ilícitas previstas na Lei. Sem prejuízo da competência de outros órgãos e entidades.
Isso quer dizer que o COAF investiga as informações que recebe de determinadas instituições, para que, após sua análise, se for necessário, punir quem não prestar as informações necessárias.
Logo, é válido ainda você anotar: o COAF não têm nada haver com criminosos, ele vai investigar e passar ao Ministério Público, ou demais órgãos responsáveis, se há incoerências em informações e valores.
Para seu sucesso, é importante que as instituições visadas para a Lavagem de Dinheiro, mantenham em registro as informações relevantes sobre os clientes e suas operações.
Essas informações podem ser, basicamente, divididas em dois campos:
- Toda e qualquer atividade acima de R$ 10.000,00 em espécie com suspeita;
- Qualuer atuvidade acima de R$ 50.000,00 em espécia com suspeita.
Quem deve combater a Lavagem de Dinheiro?
Para você ter uma ideia, ao fazer as suas investigações, o COAF está auxiliando na prevenção da Lavagem de Dinheiro. Contudo, há instituições que devem combater este crime, visto que, há uma grande circulação de grana.
São elas:
- Instituições financeiras, como bancos e corretoras;
- Empresas que trabalham com comercialização de imóveis, jóias, metais preciosos e obras de arte.
Esses são os produtos que normalmente são usados para praticar o crime, pois são avaliados em grande e subjetivo valor.
Além do COAF, outras autoridades, tais como o BACEN, a CVM, a Polícia Federal, a Receita Federal, a Controladoria-Geral da União e o Ministério Público cumprem importante papel no combate a lavagem de dinheiro.
A CVM e o BACEN estipulam também iniciativas regulatórias para combate à Lavagem de Dinheiro.
O que pode ser cobrado na prova sobre o COAF?
No momento da sua prova podem surgir diversas perguntas, e que se relacionam com o que é o COAF e a Lavagem de Dinheiro, já que eles se complementam. É por isso que é importante você ficar de olho no que cada instrução fala.
Desta forma, separei aqui duas que são bem importantes para seu aprendizado:
Instrução CVM 301 – Dispõe sobre a identificação, o cadastro, o registro, as operações, a comunicação, os limites e a responsabilidade administrativa referente aos crimes de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores.
Circular BACEN 3.461 – Consolida as regras sobre os procedimentos a serem adotados na prevenção e no combate às atividades relacionadas com os crimes previstos na Lei 9.613/98.
Quer complementar ainda mais os seus estudos?
Que tal dar uma conferida nas Ações Preventivas da Lavagem de Dinheiro?!
Assim, será mais fácil de você compreender o COAF – Conselho de Atividades Financeiras e o crime de Lavagem de Dinheiro.
Deixe um comentário