Para montar, distribuir e gerir um fundo de investimento o administrador e o gestor precisam seguir algumas normas de conduta.
Normas, das quais são relevantes para a transparência e bom funcionamento do fundo. A CVM (Comissão e Valores Mobiliários) montou um segmento em sua regulamentação onde trata desse assunto com bastante atenção.
De acordo com a primeira parte do regulamento, a CVM expressa à necessidade de que os administradores e gestores trabalhem utilizando o patrimônio do fundo da mesma maneira que trabalhassem com o próprio negócio, ou investimento.
Sempre observando o lado dos cotistas e aplicando os recursos analisando o lucro e os benefícios, e não ao próprio enriquecimento.
Administrar e fazer a gestão de um fundo não é uma tarefa fácil. As partes envolvidas em tal trabalho precisam estar de olho no regulamento da CVM e no do fundo em questão.
Uma vez que todos os fundos possuem regras, principalmente no que tangem quais ativos financeiros poderão ser comprados e, qual é o perfil de risco da carteira.
Caso alguma dessas situações seja descumprida, havendo uma situação onde o administrador ou gestor estejam realizando praticas prejudiciais aos investidores os mesmos podem sofrer punições legais.
Fica vedado as partes relacionadas o recebimento de privilégios, ou dinheiro, para facilitar ou realizar alguma operação que possa vir a prejudicar o interesse dos cotistas.
Como já foi mencionado anteriormente, o administrador precisa ficar sempre ao lado dos investidores.
Se houver necessidade, poderá até tomar medidas judicias para que os direitos dos seus clientes possam ser assegurados.
Não havendo brecha para manobras que possam ferir os cotistas.
Em caso de mudanças no regulamento do fundo, ou até mesmo na administração, será necessário realizar uma consulta junto aos cotistas para deliberar sobre tais mudanças.
Uma vez que fatos como esses, podem ser de interesse dos investidores.
Conclusão
Lendo o regulamento da CVM fica muito claro, o que o administrador pode ou não fazer. Na seção que fala sobre a conduta frente aos negócios, nada muito diferente.
O administrador precisa estar sempre atento aos interesses dos clientes, e defender os mesmos.
Principalmente se houve alguns problemas com o recebimento de algum investimento, por exemplo.
O administrador junto com o gestor precisam tomar medidas para reduzir o provável impacto de uma perda no patrimônio do fundo.
Ou mesmo, tentar vender as participações, antes que o ruim aconteça. Pensando um pouco além, vimos que é essa a função dos fundos.
Quando investimos nossos recursos por meio de um fundo de investimento, estamos delegando ao administrador e as pessoas envolvidas que invistam nosso capital e defenda nossos interesses.
Então, como clientes e investidores precisaram estar atentos às movimentações financeiras que aparecem nos relatórios periódicos dos fundos.
Caso ocorra algum investimento fora do escopo do fundo, podemos fazer uma denuncia a CVM, pedindo que a autarquia fiscalize tal situação, além, é claro, de solicitar o resgate o capital.
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