O que é liquidez imediata?

A liquidez imediata é um indicador de desempenho cujo objetivo é mensurar se uma empresa tem capacidade de cumprir com suas obrigações e dívidas imediatamente, como seu nome indica.

Ela é uma forma conservadora de analisar a saúde financeira de uma empresa, afinal considera apenas ativos de alta liquidez, deixando de fora vendas futuras, contas a receber e estoque como recursos possíveis.

Qual a importância da liquidez imediata?

Quando a liquidez imediata de uma empresa é alta, isso significa que ela está mais preparada para lidar com imprevistos e quitar dívidas em pouco tempo. Funciona assim, em termos mais simples: se dependesse unicamente do capital que possui atualmente, esta organização conseguiria se manter em pé?

Em teoria, um empreendimento que atenda a esse critério está menos sujeito a sofrer grandes impactos devido a oscilações financeiras. No entanto, é preciso destacar que um índice de desempenho jamais deve ser considerado isoladamente. Isso porque uma alta liquidez alta pode, por exemplo, implicar em uma falta de investimentos, o que pode vir a ser um problema para a sua performance.

Qual a fórmula da liquidez imediata? 

Resumidamente, as fórmulas de liquidez têm a finalidade de relacionar ativos e passivos a fim de mensurar o potencial de uma empresa. No caso da liquidez imediata, a equação é a seguinte:

(Ativos circulantes – estoque – contas a receber) / Passivos circulantes = Liquidez imediata

Lembre-se: os ativos circulantes são os recursos de liquidação imediata. Máquinas, prédios e intangíveis não se enquadram nessa definição. Os passivos circulantes, por sua vez, são dívidas e obrigações que precisam ser cumpridas a curto prazo.

Como descobrir a liquidez imediata de uma empresa?

Após obter um resultado desta fórmula, este deve ser interpretado de acordo com essas orientações:

  • Maior que 1: a empresa possui liquidez imediata suficiente para cumprir suas obrigações;
  • Igual a 1: o capital imediato e as obrigações e dívidas são equivalentes;
  • Menor que 1: a empresa não possui liquidez imediata para pagar dívidas a curto prazo.

Novamente, é preciso reforçar que, para um diagnóstico mais preciso de determinada empresa, é aconselhável associar os índices de liquidez a outros indicadores de desempenho.

Qual a diferença entre a liquidez imediata e outros tipos de liquidez?

A liquidez imediata é parte de um indicador geral, que se desdobra em outros conceitos cujo fim é avaliar o desempenho de uma empresa, como a liquidez geral, a liquidez seca e a liquidez corrente. As diferenças entre uma e outra são:

  • Liquidez imediata: são os recursos aos quais uma empresa pode recorrer imediatamente, como o caixa, o saldo bancário e às aplicações financeiras de liquidez imediata, como seu nome indica;
  • Liquidez geral: mede a capacidade da empresa de cumprir com suas obrigações a curto e longo prazo;
  • Liquidez seca: mensura a capacidade de cumprir com as obrigações a curto prazo e não inclui o estoque da empresa em seu cálculo;

Liquidez corrente: funciona como a liquidez seca, porém considera os estoques no cálculo.


Esse conteúdo cai na prova da CNPI Apimec

Topa testar o conhecimento que você acabou de aprender? Realize um simulado gratuito TopInvest! Com ele, você estuda com questões extremamente fiéis às das provas reais e consegue tirar a sua certificação de primeira!