Certificações Financeiras

Conhecendo a prova da Anbima CPA 10

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 5 de fevereiro de 2020
Junte-se a mais de 100 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Antes de falarmos sobre a prova CPA-10, é essencial lembrarmos que quando falamos das certificações da ANBIMA (CPA 10, CPA 20 e CEA), em todas elas existem dois grandes motivos de reprovação que são muito comuns.

São eles:

1° Nervosismo:

Esse é o principal vilão na hora da realização da prova. E pessoal, eu posso te dizer, não há motivos para ficar nervoso. 

Claro que, eu entendo que todo mundo pode ficar nervoso, pois é comum e super normal. Mas, quero te dizer que estou aqui para te ajudar em tudo o que for preciso e garanto que se você compreender os conteúdos e ter foco, o nervosismo será nada perto de sua conquista.

Mas, agora com essas dicas, será ainda mais fácil para que você administre os “nervos”, já que estamos conhecendo a prova da Anbima Cpa 10.

2° Não conhecer a prova da ANBIMA:

Sim, pode ser difícil de acreditar, porém, se não sabermos como algo funciona, como iremos nos preparar?

É por isso que a partir de agora quero te convidar a embarcar comigo e conhecer como tudo funciona para que você possa se preparar da melhor forma possível.

O que é a ANBIMA?

Para começar, vamos analisar e relembrar um pouco mais dessa grande instituição. A Anbima é a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais.  

Você é muito jovem para isso, mas os mais experientes como eu, hehe, se lembram das duas instituições que existiam: a ANBID e a ANDIMA. E o que aconteceu foi a junção destas duas empresas. Consequentemente, houve a criação, onde se tornaram a Anbima.

Ela possui alguns deveres e se compromete a cumprir e acreditar em:

  • Informar para dar mais transparência, segurança e fomentar os negócios;
  • Um mercado forte se faz com instituições fortes e bem representadas;
  • Autorregular criando regras para o mercado e em favor dele;
  • Educar capacitando e qualificando os profissionais, como também disseminar a educação financeira. 

Quando falamos de capacitar e qualificar os profissionais é indispensável sabermos que a Anbima possui um código que se chama: Educação Continuada. E este possui uma paradas que chamamos de certificações financeiras, logo, são aquelas que mais conhecemos  e muito falamos, a CPA 10 – que estamos abordando agora – a CPA 20 e a CEA.

A gente nota que é uma escadinha de certificações, pois uma vem em seguida da outra.

Há ainda outra certificação distribuída por esta instituição, a CGA, porém esta é uma certificação que não se encaixa nesta escada, pois é, para gestores de Fundos de Investimentos, o que é uma coisa distinta das outras certificações.  

Mas vamos ao que interessa!

O que é a certificação CPA-10?

Esta certificação destina-se aos profissionais que atuam ou desejam atuar na distribuição de produtos de investimentos em agências bancárias ou plataformas de atendimento. Além de ser exigida, atesta os conhecimentos do profissional sobre o mercado financeiro. 

O que isso significa?

Isso quer dizer que se você não possui a CPA 10, não é possível trabalhar com distribuição de produtos de investimentos, nem mesmo ser um gerente de um banco.

Muita gente relata que não possui nenhum conhecimento desta área, mas quer ingressar, porém há preocupação na hora de estudar. O que eu digo é que não há com que se preocupar, visto que, aqui comigo, nós iremos abordar todos os conteúdos, “tin tin por tin tin”, para que você não fique com nenhuma dúvida. Assim, conseguirá passar em sua certificação e ir colocar seus conhecimentos em prática. 

E olha só que maneiro. No final de 2019, as escolas financeiras foram convidadas para uma reunião na sede da Anbima, que falava de como estava o mercado e sua evolução em conjunto com as certificações. 

E para o seu interesse em CPA 10, olha só os dados que eles disponibilizaram referente à taxa de aprovação:

índice de aprovação em 2019 da CPA 10.
índice de aprovação em 2019 da CPA 10.

Se liga só na primeira linha que fala da CPA 10. Em 2019, esta certificação obteve 29.870 pessoas inscritas das quais, quase 90% fizeram a prova, sendo que 13.458 delas tiveram suas certificações emitidas, e 47% foram aprovadas. 

Esta taxa de reprovação representa muito os dois motivos que falamos lá no início e ainda vamos falar mais, o nervosismo e pelo não conhecimento da prova. 

Curso Online para Certificação CPA10

Então, vamos conhecer essa prova já!

Conhecendo a prova da Anbima CPA 10:

A prova para a CPA 10 é computadorizada, você faz a sua inscrição pelo site da ANBIMA e vai a uma instituição credenciada, escolhida por você, assim como a data e o horário, e faz a prova direto no computador.

Tudo ali automático.

A prova possui 50 questões de múltipla escolha, com 4 alternativas cada. Você terá 2 horas para a realização da mesma. 

Mas, não se esqueça, para ser aprovado é necessário ter no mínimo 70% dos acertos, ou seja, 35 questões das 50.

Até peguei a minha HP e fiz umas contas aqui. Se você tem 120 minutos – que são 2 horas – para fazer as 50 questões, isso significa que você terá 2,4 minutos para responder a cada questão. É por isso que te digo que você pode fazer a prova bem tranquilo, relaxado e confiante que dá tempo sim! 

Há pré-requisitos, Kléber?

Não, não há nenhum pré-requisito para a realização desta certificação, apenas lembrar de pagar a taxa, né?! AH e você tem até 60 dias após o pagamento, para marcar a data e horário de sua prova.

Porém, a prova em si que se torna o grande segredo e jogada nesta certificação. Separei para você os módulos, sua quantidade de questões e ainda a porcentagem que cada um possui em sua nota final. 

Conteúdo programático para a CPA 10:

Módulo 1 – Sistema Financeiro Nacional e Participantes

5 a 10% – 3 à 5 questões;

Abrindo um espaço aqui, em minha opinião este não é um módulo difícil, mas sim fácil de se compreender e praticar. E note, ele não é tão cobrado assim quanto os módulos seguintes. 

Módulo 2 – Ética, Regulamento e API

10 a 15%  – 5 a 8 questões;

Neste módulo é essencial a sua atenção principalmente por falar de ética, pois é a partir dela que fizemos nosso trabalho da maneira correta e de bons costumes.

Módulo 3 – Noções de Economia e Finanças

10 a 15%  – 5 a 8 questões;

Módulo 4 – Princípios de Investimento

10 a 20% – 5 à 10 questões;

Esse módulo é bem básico para que você possa começar a entender os investimentos e como colocá-los em prática junto ao seu cliente.

Módulo 5 – Fundos de Investimento

20 a 30% – 10 à 15 questões;

E olha só essa, se você tiver sorte e em sua prova cair o Módulo 5 e o Módulo 6, você já terá 55% da sua prova em apenas dois módulos. Show, né?

Módulo 6 – Instrumentos de Renda Fixa e Renda Variável

15 a 25%  – 8 a 13 questões;

Módulo 7 – Previdência Complementar Aberta: VGBL e PGBL

5 a 10%  – 3 a 5 questões;

Já este último módulo, em minha humilde opinião, deveria cair mais questões sobre o assunto. Mas, gente, se liga só: muita atenção nesse Módulo 7, não por mim, não pela prova, mas sim por você, a gente está vivendo em um momento com mudanças na reforma na previdência, e não existe momento melhor para vender produtos de previdência privada ao cliente. 

Sabe por quê? A previdência é um produto muito bom, rende bastante e faz parte de sua meta como profissional.

Conhecendo a prova da Anbima CPA 10 ficará muito mais fácil e tranquilo para que você possa se preparar e de quebra garantir a a provação nesta certificação.

Mas, antes de finalizar, agora que já conhecemos a prova, eu preparei algumas técnicas para responder as questões e que te ajudarão ainda mais na prática e principalmente com a atenção na hora da prova.

Mais de 4000 questões comentadas para sua certificação financeira

Técnicas para responder a prova da melhor forma

TÉCNICA 1:

Cuidado com o tempo!

Lembre-se, você tem apenas 2 horas para responder a prova inteira. O que dá uma média de uns 2 minutos e 20 segundos por questão.

Então, não perca tempo com as questões difíceis que você não sabe a resposta, pule e continue respondendo as quais você sabe o conteúdo.

TÉCNICA 2:

A resposta de uma questão pode estar em outra.

Isso pode sim acontecer. Você achar a resposta de uma questão no enunciado de outra. Então, se ver questões com o mesmo assunto relacionado, verifique se a resposta não está nas entrelinhas.

TÉCNICA 3:

Cuidados com as pegadinhas!

O que parece óbvio, pode não ser a resposta correta. Então, cuidado. Prestar atenção nos enunciados, principalmente aqueles acompanhados por “qual é a alternativa incorreta” ou “qual é a alternativa falsa”.

TÉCNICA 4:

Método de eliminação – técnica SUPREMA!

Técnica usada em diversos cursinhos para vestibular e concursos. Consiste em você eliminar as alternativas que estão completamente erradas ou fora de contexto com a questão. Normalmente duas de quatro. 

Mas, não esquece de ler todas e com calma para tirar todas as informações possíveis. 

DICAS EXTRAS:

  • Não deixe questão sem resposta! Se você deixar em branco ela sai como errada, então, na dúvida chuta, pois tem 25% de chances de acertar. Mas, não se preocupe, pois com o nosso curso vai ser demais! 
  • A prova é navegável, então você pode ir e voltar tranquilamente.
  • Confie na sua primeira resposta. Só mude se você tiver 100% de certeza que a outra alternativa é a correta.

E para fecharmos com chave de ouro esse conhecendo a prova da Anbima Cpa 10, e ainda, para ressaltar. A inscrição para a prova da CPA 10 é feita no site da ANBIMA: www.abima.com.br, opção “Educar”.

A taxa de inscrição custa:

  • Candidatos vinculados à Instituição Associada à ANBIMA: R$ 260,50;
  • Candidatos não vinculados à uma Instituição Associada à ANBIMA: R$ 313,00.

Lembrando que, após o pagamento você terá 60 dias para agendar a mesma. Se passar o prazo, você perde o valor da inscrição, sem exceções. 

Quer passar em uma certificação Financeira?

Receba um e-book exclusivo com 7 dicas para ser aprovado!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Replies to “Conhecendo a prova da Anbima CPA 10”

Taina Frescki

Muito bom! Adorei as dicas

Poliana

Valeu, Taina. Que bom que curtiu nosso conteúdo ?

Visite meu canal no YouTube!

Adquira nosso curso completo para as provas da CPA 10.

Tenha acesso a todas as questões comentadas do Simulados TopInvest!

Siga a gnt no Instagram e não esqueça de compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita.

Tenha acesso aos materiais de estudos da TopInvest
Um abraço,
Kléber Stumpf