O que é retorno sobre capital investido?

O retorno sobre o capital investido (ROIC) é um indicador financeiro utilizado para mensurar a eficiência de uma companhia na alocação dos recursos sob seu controle. Esse dado possibilita avaliar o quão bem a companhia consegue aplicar seu dinheiro para gerar retorno.

De forma mais simples, é possível dizer que o ROIC atesta o lucro direto que uma empresa foi capaz de gerar por meio de todo capital investido nela, incluindo aportes próprios e de terceiros.

O que significa ROIC?

ROIC é a sigla pela qual é conhecido o retorno sobre o capital investido. Sua origem vem do termo original em inglês “return over invested capital”.

Como visto, o ROIC é uma métrica usada para avaliar a gestão de uma companhia. Quanto maior o seu valor, melhor foram os resultados apresentados.

Qual a diferença entre ROIC, ROI e ROE?

A semelhança entre as siglas e seus objetivos fazem com que os termos ROIC, ROI e ROE sejam, muitas vezes, confundidos. No entanto, é necessário destacar suas particularidades para saber quando, como e onde utilizar um em detrimento do outro:

  • Retorno sobre investimento (ROI): métrica que analisa lucro e prejuízo sobre um ativo em específico;
  • Retorno sobre o patrimônio (ROE): índice que mede a capacidade de uma empresa de obter lucros, considerando seu capital próprio;
  • Retorno sobre o capital investido (ROIC): mensura a rentabilidade de uma empresa, com base na totalidade do capital investido. Ou seja, o capital próprio e o de terceiros.

Como o ROIC é utilizado?

Métrica de grande importância em análises de investimento, além do ROIC atestar a capacidade de uma empresa de gerar retorno por meio do capital que possui, esse índice também pode ser utilizado para:

  • Comparar empresas: junto a outros índices, o ROIC é uma das métrica a se considerar ao comparar oportunidades de investimento na B3;
  • Avaliar a constituição do capital: uma vez que analisa tanto investimentos internos quanto externos, oferece uma maior gama de dados sobre a composição e rentabilidade do capital;
  • Captar recursos: as empresas podem se valer de um ROIC alto como estratégia para atrair investidores.
  • Demonstrar resultados precisos: uma vez que sua fórmula não considera apenas o lucro líquido, é possível ter uma ideia mais apurada dos retornos.

Como analisar o retorno sobre capital próprio?

O retorno sobre capital próprio é calculado como porcentagem e, normalmente, demonstrado como valor anual. Para determinar se a empresa está gerando retornos é preciso comparar esse índice ao custo médio ponderado de capital (WACC). 

Se o ROIC for superior ao WACC, é sinal de que a empresa está gerando bons resultados, e vice-versa. Uma referência de uso comum no mercado é um índice de retorno superior a 2% do custo de capital. 

Como calcular o retorno sobre capital próprio?

  A fórmula do retorno sobre o capital próprio é a seguinte:

ROIC = NOPLAT/ Capital investido

Embora seja uma conta simples de divisão, é preciso compreender cada um dos componentes que a compõem para que o resultado seja correto. 

Desse modo, vale lembrar que o capital investido se refere ao montante de alocações feitas pela empresa, considerando capital interno e externo. Enquanto o NOPLAT, sigla de “Net Operating Profit Less Adjusted Taxes”, corresponde ao lucro operacional (ou EBIT) descontado os impostos

Todos esses valores podem ser encontrados nos demonstrativos de resultado da companhia que se pretende analisar.


Esse conteúdo cai na prova da CNPI Apimec

Topa testar o conhecimento que você acabou de aprender? Realize um simulado gratuito TopInvest! Com ele, você estuda com questões extremamente fiéis às das provas reais e consegue tirar a sua certificação de primeira!