Finanças e Investimentos

Porque o dinheiro é motivo de briga entre casais?

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 7 de novembro de 2019

Cursos Anbima, Ancord e Abecip com Desconto

Se você já esteve em um relacionamento sério tenho certeza absoluta que você e seu cônjuge já brigaram por motivos financeiros.

Mas porque o dinheiro é motivo de briga entre casais? E mais, como parar de brigar por dinheiro? É sobre isso que vou lhe ajudar neste artigo.

37,50% dos Casais Brigam pela Falta de Planejamento Finaneiro

Antes de começarmos, um dado interessante. Segundo uma pesquisa realizada pelo SPC/SERASA (Serviço de Proteção ao Crédito) em todas as capitais e mais algumas cidades do interior do brasil (a pesquisa ouviu apenas as mulheres) o motivo de 37,5% das brigas são a forma com que o casal gasta o dinheiro, ou seja, os gastos do casal. 

Já o segundo motivo com 31,5% é a falta do dinheiro propriamente dito. Estes assuntos superaram com folga as demais questões comuns do relacionamento como tarefas do lar, ciúmes e parentes. Mas porque o dinheiro é motivo de briga entre casais?

Devido aos dados coletados nesta pesquisa, junto com ao resultado o SPC também apresentou uma recomendação bem simples para contornar estas discussões.

Diálogo frequente sobre as finanças do casal. Se falar sobre finanças fora dos momentos de briga se tornar um hábito será muito mais simples para o casal criar um planejamento financeiro familiar com metas compartilhadas.

Aqui também é importante que cada membro do casal também possua uma quantidade de recursos que fiquem fora do orçamento conjunto para gostar naquilo que lhes faz feliz.

O Novo Investidor - Tudo sobre Investimentos, Finanças e Economia

Infidelidade Financeira

Outro motivo de porque o dinheiro é motivo de briga entre os casais é a infidelidade financeira. Essa pesquisa ouviu só mulheres e foi descoberto que 3 em cada 10 mulheres escondem compras que fazem de seus respectivos cônjuges para evitar brigas o que torna o conflito ainda pior na descoberta.

Os principais itens consumidos de consumo escondido pelas mulheres (infidelidade financeira) são as roupas com 11,5%, cosméticos com 9,5%, comida 6,2% e sapatos 5,4%. 

Aqui temos dados somente sobre as mulheres porque a pesquisa só ouviu mulheres mas os homens também cometem infidelidade financeira. 

Quando as finanças vão bem as brigas por este motivo são menos frequentes agora, se as coisas vão de mal a pior as brigas por infidelidade financeira não costumam parar tão cedo.

As finanças mal geridas de um casal podem se tornar cenário perfeito para que ambos descontem as suas frustrações no companheiro.

Como evitar as brigas

Agora que você já sabe porque o dinheiro é motivo de briga entre casais e os principais motivos é hora de começar o diálogo. 

É muito importante que ambos falem a mesma língua quando se trata de dinheiro. 

Se uma das partes se sacrifica para economizar e outro gasta tudo, muitos problemas podem aparecer. O casal deve se comportar como um time para enriquecer junto. Falando nisso, eu recomendo a leitura do livro Casais Inteligentes Enriquecem Juntos do autor Gustavo Cerbasi.

Quando o orçamento estiver baixo, a frequência dos diálogos a respeito de dinheiro deve ser maior.

Mas preste atenção para não falar sobre isso nas horas erradas (no meio das brigas), afinal dialogar com os ânimos alterados não é uma boa ideia. Por isso evite conversar caso esteja estressado, o ideal é procurar uma hora que ambos estejam calmos e focados.

O Novo Investidor - Tudo sobre Investimentos, Finanças e Economia

É de suma importância também que o casal entre em acordo de quanto gastar, e o quanto economizar e investir (lembre-se que para não ter uma aposentadoria pobre é necessário guardar no mínimo 10% da renda do casal).

Uma dica importante é que ambos participem ativamente do orçamento, nos casos em que apenas um dos membros da família fica no controle das finanças o outro acaba se sentindo excluído e impotente. Justamente por isso o casal deve decidir junto o que cada um vai pagar e como.

Se você está em um relacionamento serio, é fundamental consultar o outro antes de fazer uma aquisição que comprometa o orçamento da casa. Lembre-se sempre que o pior erro nessa situação é esconder do parceiro algum gasto causando a chamada infidelidade financeira.

Outro fato importante que você precisa saber é que brigas sobre dinheiro é um dos principais motivos de divórcio, ou seja,  se você e seu companheiro não conseguirem falar sobre o assunto sem que isso vire uma guerra procure ajuda antes que vocês acabem no cartório novamente, desta vez para o divórcio.

Uma boa opção de ajuda seria um consultor financeiro em conjunto com uma terapia de casal. Estes dois profissionais são os mais qualificados para ajudar o casal a resolver suas diferenças.

Para alcançar o sucesso financeiro sozinho é necessário muita dedicação e disciplina. Para ter o sucesso financeiro em casal a receita é a mesma, vocês precisam trabalhar como um time. Um relacionamento com culpados onde um joga a culpa no outro sempre sai do seu controle.

Agora que você já sabe porque o dinheiro é motivo de briga entre casais não há mais motivos para briga não é mesmo?

Que você e seu cônjuge sejam muito felizes!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *