O que é taxa a termo?

Também conhecida como taxa forward ou taxa futura, a taxa a termo é aquela cuja contagem só passa a valer em um período futuro pré-determinado. 

Ou seja, ao contrário da taxa spot — ou à vista — que passa a vigorar no momento da assinatura do contrato, a taxa a termo conta com um hiato de tempo entre o momento da assinatura e o início de sua cobrança.

O que é uma operação a termo?

A operação a termo é um acerto de compra ou venda de ações em uma data futura, por um preço previamente determinado, acrescido de uma taxa de juros. O prazo acordado pode variar entre 16 e 999 dias.

Na prática, isso permite que o investidor compre papéis, os quais considera que podem ser valorizados, sem o desembolso imediato.

Na data de vencimento, caso a cotação seja inferior à prospectada, o comprador precisa compensar a diferença, o que pode resultar em prejuízo. Se o valor for superior ao esperado, ele obtém lucro.

Como funciona o contrato a termo?

O contrato a termo é o acordo de compra ou venda de determinado papel no mercado de capitais, com pagamento acertado para uma data futura.

Esse documento deve dispor sobre todas as informações relevantes à negociação. Entre elas, é possível citar:

  • Margem de garantia: negociar a termo exige uma margem de garantia como proteção das partes, podendo ser alocada em dinheiro, ações, CDBs, entre outros;
  • Preço e prazo de vigência: o contrato deve constar qual a data de vencimento e qual valor total a ser pago; 
  • Produto negociado: classificação do ativo negociado — ação, commodities, entre outros;
  • Termos de liquidação: definições de antecipação ou postergação do prazo de vencimento, bem como se o pagamento será feito de maneira financeira ou física — ou seja, a troca do valor do ativo por algum bem especificado no acordo.

O que é uma venda a termo?

A venda a termo ocorre quando a parte compradora se compromete a adquirir determinado produto em uma data futura especificada e por um valor definido.

O preço determinado, conhecido como preço de entrega ou delivery price, corresponde ao preço atual do que se está vendendo acrescido de uma taxa de juros.

Qual a tributação no mercado a termo?

As operações a termo estão sujeitas a uma alíquota de 15% sobre o lucro, tal qual a swing trade de ações. Ao contrário dessas, porém, esse tipo de negociação não é isento de Imposto de Renda (IR) para vendas inferiores a R$20.000,00.

O cálculo do IR deve considerar o preço a termo — o valor da ação mais a taxa — e o preço de venda à vista das ações. 

Como calcular taxa a termo?

O cálculo da taxa a termo parte da taxa spot, e é ajustado de maneira que os juros igualem o retorno de investimento de longo prazo com um de curto prazo. 

Para deixar mais claro, imagine uma carteira de investimentos com as seguintes taxas de remuneração e prazos de resgate:

  • X + 60 = 15%
  • X + 120 = 20%
  • X + 180 = 30%

Onde: 

X = data atual (o dia de hoje);

Esse cenário demonstra o funcionamento das taxas spots, onde a validade passa a vigorar da data presente até o vencimento. 

Segundo os dados apresentados, para o investidor ter um retorno de 15%, é preciso uma espera de 60 dias. Já para obter 20%, a espera é de 120 dias, e para 30%, são 180 dias.

No entanto, caso o investidor não queira que o contrato passe a valer no momento da assinatura, é possível se valer da taxa a termo. Como exemplo, é possível citar um contrato com início para daqui 30 dias e vencimento em 90 dias. Nesse caso, a fórmula seria:

X + (30 + 90) = X + 120

Por meio da taxa a termo, portanto, além do prazo de vencimento, é formalizada uma data futura para o início da vigoração do vencimento. 


Esse conteúdo cai nas provas da Anbima e da Planejar

Topa testar o conhecimento que você acabou de aprender? Realize um simulado gratuito TopInvest! Com ele, você estuda com questões extremamente fiéis às das provas reais e consegue tirar a sua certificação de primeira!