O que é enterprise value?
O Enterprise Value (EV), também conhecido em português como “Valor da Empresa” ou “Valor da Firma”, é um indicador financeiro utilizado para mensurar o valor total de uma empresa. Essa medida engloba a capitalização (valor das ações em circulação), passivos (dívidas de curto e longo prazo) e ativos (caixa e equivalentes) para representar o custo teórico de adquirir uma determinada companhia.
Esse indicador é normalmente utilizado no processo de valuation de um empreendimento, por empresas que estão estudando a possibilidade de alguma fusão ou aquisição. Investidores, por sua vez, podem utilizá-lo para estimar o tamanho e o valor real de uma companhia, ajudando a identificar se o preço de suas ações está subvalorizado, justo ou supervalorizado.
O EV também é utilizado como base para outros indicadores financeiros importantes, como o EV/EBITDA, métrica que ajuda a estimar quantos anos levaria para recuperar o investimento feito na aquisição de uma companhia, considerando o seu lucro operacional.
O que EV significa em finanças?
A sigla EV encontra dois correspondentes no vocabulário financeiro. Pode significar tanto “Enterprise Value” (valor da firma), como também Equity Value (valor de mercado). Fora isso, ambos os termos são considerados indicadores de valuation, o que facilita ainda mais a confusão. Para evitar equivocos, é sempre bom contextualizar o uso da sigla, esclarecendo se está se referindo a Equity Value ou Enterprise Value.
Para esclarecer, o Equity Value, também chamado de market cap, diz respeito ao valor total das ações em circulação — em outras palavras, a capitalização de uma companhia. O Enterprise Value, por sua vez, é mais abrangente. Além do próprio valor de mercado, considera ainda os passivos e ativos em sua base de cálculo, para mensurar o valor total de uma companhia.
Outra diferença entre os termos está no modo como esses dois valores são definidos. O valor do Equity Value é medido pela oferta e demanda dos títulos, ou seja, pelo valor que os investidores atribuem à empresa no mercado de ações. Já o Enterpise Value considera ainda as demonstrações financeiras da empresa.
Como funciona o enterprise value?
O enterprise value funciona como um indicador do valor total de uma empresa. Considerado mais abrangente que outras medidas conhecidas de valuation, o EV considera a capitalização, o caixa (ativos) e a dívida (passivos) para definir em quanto uma companhia está avaliada, conforme explicado abaixo:
- Ativos não-operacionais: são aqueles que não são essenciais para as atividades principais de uma empresa, como investimentos financeiros, imóveis não utilizados no negócio ou caixa excedente;
- Caixa operacional: o valor de caixa que a empresa possui. Esse valor é somado aos ativos não-operacionais e, então, descontado, pois o comprador teria acesso a esse dinheiro após a compra, reduzindo o custo líquido da aquisição;
- Capitalização (market cap): corresponde ao valor de mercado das ações da empresa (preço por ação multiplicado pelo número de papéis em circulação);
- Dívidas (passivos): inclui tanto a dívida de curto prazo quanto a de longo prazo. Isso é relevante porque, ao adquirir uma empresa, o comprador assumiria essas dívidas.
Como calcular o enterprise value?
O enterprise value é calculado somando a capitalização de mercado e as dívidas totais da companhia, subtraindo o caixa e equivalentes
A fórmula do enterprise value é:
- EV=(Capitalização + Dívida líquida) – caixa e equivalentes
Para facilitar, o passo a passo para encontrar o EV é o seguinte:
- Multiplique o número de ações em circulação pelo preço atual das ações para encontrar o market cap;
- Some todas as dívidas todas (de curto e longo prazo) no balanço patrimonial da empresa;
- Some o market cap ao total das dívidas para encontrar o passivo;
- Some os ativos da companhia, incluindo o valor de caixa e os ativos não-operacionais;
- Subtraia o ativo do passivo para obter o EV.
Exemplo: imagine que a empresa “Y” tenha 2 milhões de ações em circulação,com preço de R$10,00 cada na bolsa. A mesma companhia possui ainda uma dívida líquida de R$500 mil, R$1 milhão em caixa e R$300 mil em ativos não-operacionais.
Como demonstrado no passo a passo, para calcular o EV é preciso primeiro encontrar o market cap:
Market cap = 2.000.000 x 10 = 20.000.000
Agora, é só incluir todas as informações à fórmula:
- EV=(20.000.000 + 500.000) – 1.300.000
- EV = 20.500.000 – 1.300.000
- EV = 19.200.000
Logo, o enterprise value da empresa Y é igual a R$19,2 milhões. Ou seja: esse seria o valor teórico necessário para comprar essa companhia.
Como interpretar o enterprise value de uma empresa?
Objetivamente, o enterprise value pode ser interpretado como o valor total de uma empresa e quanto alguém precisaria pagar para comprá-la. É um indicador fundamental em análises de fusões e aquisições, pois oferece uma visão precisa do custo de aquisição, considerando tanto as dívidas quanto o caixa da empresa.
O EV também é útil para comparações entre empresas do mesmo setor, mas com tamanhos e estruturas de capital diferentes. De modo geral, empresas com mais dívidas tendem a ter um valor de firma maior, o que indica um custo mais alto para adquiri-las em comparação com concorrentes que têm menos dívidas e mais caixa disponível.
Por outro lado, um EV negativo — quando o caixa supera o valor das ações e as dívidas — pode sugerir que a empresa está com recursos ociosos ou não está utilizando seus ativos de maneira eficiente, algo que pode ser interpretado como uma oportunidade ou um risco.
Além disso, o valor de firma é amplamente utilizado em múltiplos financeiros, como o EV/EBITDA e o EV/Receita, para avaliar se o valor de mercado da empresa está adequado em relação ao seu desempenho operacional.
Para os investidores o enterprise value apresenta uma forma adicional e mais aprofundada para avaliar se uma ação está supervalorizada ou sobrevalorizada.
Quais são as vantagens do enterprise value?
Enquanto método de valuation, a principal vantagem do enterprise value (EV) é sua abrangência. De forma mais ampla, esse indicador também se destaca por fornecer indícios importantes sobre a saúde financeira de uma empresa e por proporcionar um fator justo de comparação entre empresas de diferentes portes, dentro de um mesmo setor. Para facilitar, vale explicitar cada um desses benefícios:
Visão abrangente
Diferente da capitalização de mercado, por exemplo, que reflete apenas o valor de mercado das ações, o EV também inclui as dívidas e o caixa da empresa, oferecendo uma estimativa mais precisa do custo total de aquisição, considerando o real impacto financeiro para um potencial comprador.
Indicativo de saúde financeira
Além de métrica de valuation, o valor da firma também pode fornecer insights valiosos sobre a situação financeira de uma empresa, indicando níveis elevados de alavancagem (EV muito alto) ou excesso de caixa (EV negativo), que poderia ser melhor utilizado para impulsionar o crescimento.
Neutralidade para comparações
Por fim, o EV é uma ferramenta útil para comparar empresas concorrentes, já que considera tanto o endividamento quanto o patrimônio. Isso permite análises mais justas entre empresas com estruturas de capital diferentes, facilitando a avaliação de companhias de portes e estratégias financeiras variadas.
Quais são as limitações do enterprise value?
Apesar de ser reconhecido por oferecer uma avaliação mais precisa do valor de uma empresa em comparação a indicadores menos abrangentes, o enterprise value (EV) possui algumas limitações que não podem ser ignoradas. Entre elas, é importante destacar:
- Por incluir a capitalização de mercado em seu cálculo, o EV não é adequado para avaliar empresas de capital fechado, sendo aplicável apenas a companhias listadas em bolsa de valores;
- O EV deve ser utilizado para comparar empresas do mesmo setor. Em certos segmentos, grandes quantidades de dívida são normais, enquanto em outros, isso pode indicar má gestão. Comparar empresas de setores diferentes pode levar a interpretações equivocadas;
- O valor do EV pode estar desatualizado, já que seu cálculo depende do balanço patrimonial, que reflete a situação financeira passada da empresa. Isso pode causar distorções momentâneas.
Assim, apesar de ser um indicador importante para mensurar o valor de uma empresa, não é indicado utilizar o value isoladamente. Esse deve ser analisado em conjunto com outros indicadores financeiros, como margem de lucro, fluxo de caixa e múltiplos de valuation. Quanto mais ampla as análises, mais assertiva será a avaliação e melhor fundamentada a tomada de decisões.