O que é Custeio

Custeio são os métodos de levantamento de custos de uma empresa. É, dessa forma, uma ferramenta de grande importância para avaliar o desempenho e a saúde financeira de uma companhia.

Por meio dele, é possível definir quais os custos envolvidos na produção unitária de um determinado item. Sendo, assim, um dado valioso a se considerar no processo de precificação, bem como para analisar o desempenho financeiro de cada produto no mercado. 

Definição de custeio

Como o próprio nome sugere, o custeio se difere de despesa, uma vez que leva em conta apenas os gastos relacionados ao processo produtivo ou a atividade-fim de uma empresa. Se refere, portanto, aos custos com bens ou serviços utilizados para a produção de outros bens ou serviços.

Os custos, por sua vez, podem ser classificados em diretos ou indiretos, fixos ou variáveis:

  • Custos diretos: podem ser identificados e relacionados estritamente para cada um dos bens produzidos. Um bom exemplo são as matérias-primas que podem diferir de acordo com cada item;
  • Custos indiretos: não podem ser relacionados de forma individual a produção de um item em específico, precisando de rateio para definir a parcela de custo devida a cada produto. Como exemplo, é possível citar os gastos com energia elétrica;
  • Custos fixos: se mantêm estáveis independentemente do volume de produção. Por exemplo, o aluguel de um imóvel;
  • Custos variáveis: variam de acordo com a quantidade produzida. Mais uma vez é possível citar a matéria-prima como exemplo.

Como funciona o sistema de custeio?

Grandes empresas, sobretudo indústrias, costumam trabalhar com amplas linhas de produtos. Quanto maior a variedade de itens produzidos, mais complexo é mensurar os custos e retornos de cada um deles.

Por mais que a empresa em questão possa apresentar um bom fluxo de caixa, isso não quer dizer que todos os produtos estejam dando o retorno esperado, concorda? O sistema de custeio funciona, então, como uma forma de detectar os processos produtivos que podem ser otimizados. Assim, maximiza os ganhos da companhia.

Quais os métodos de custeio?

Existem diferentes métodos de custeio que podem ser aplicados por gestores e administradores, cada qual com suas vantagens e limitações. Alguns dos mais populares são:

  • Custeio ABC: sigla de Activity-Based Costing (Custeio Baseado em Atividade), esse é um dos métodos mais complexos e completos. Seu foco está no acompanhamento de cada fase operacional, detalhando como cada processo influencia a receita e o consumo de recursos;
  • Custeio Variável: prático e direto, esse método separa os custos entre fixos e variáveis, considerando apenas os últimos no processo de precificação;
  • Custeio por Absorção: trata-se de um dos métodos mais populares. É um cálculo que “absorve” todos os tipos de custos atrelados à produção unitária de um item. Ou seja, é a soma dos gastos fixos e variáveis, diretos e indiretos.

Qual a importância do custeio?

Os métodos de custeio são ferramentas de grande importância para demonstrar o desempenho econômico de uma empresa. Por meio deles, é possível definir, entre outras coisas, qual a margem de contribuição de cada produto e identificar quais processos produtivos podem ser otimizados. Essa é, ainda, a maneira mais prática para auxiliar o gestor ou administrador na difícil tarefa de precificar um determinado bem ou serviço.


Esse conteúdo cai na prova da CNPI Apimec

Topa testar o conhecimento que você acabou de aprender? Realize um simulado gratuito TopInvest! Com ele, você estuda com questões extremamente fiéis às das provas reais e consegue tirar a sua certificação de primeira!