Trabalhar em um cargo de relevância em uma instituição financeira é o sonho de muitos que estão iniciando uma carreira profissional e gostam da área de finanças.

Agora, já pensou em começar bem ingressando através de um processo de Trainee? Melhor impossível não é mesmo?

Por isso já recebi diversas perguntas sobre se as certificações ANBIMA ajudam no processo de seleção para trainee.

Você já sabe que a CPA 10 e CPA 20 são muito importantes para ingressar na carreira bancária (até mesmo como estágio). Inclusive, salvo raras exceções de um QI (quem indica) muito forte praticamente nenhum banco contrata profissionais sem ao menos a CPA 10. 

Então se até para estágio as certificações ANBIMA são importantes até para estágio é simples concluir que para alguém que busca uma concorrida vaga de Trainee estas certificações são imprescindíveis.

As Certificações ANBIMA

Existem quatro certificações diferentes.

  • CPA 10: Esta é a mais básica de todas as certificações e qualifica os profissionais que atuam em instituições financeiras a atuarem na distribuição de produtos de investimento para o público geral (exceto alta renda). Para ser aprovado na CPA 10 o candidato precisa estudar conteúdos sobre o funcionamento do sistema financeiro nacional, investimentos de renda fixa e renda variável, fundos de investimento, produtos de previdência e outros conteúdos relacionados a área. A prova em si é composta por 50 questões e você precisa acertar no mínimo 70%;
  • CPA 20: A CPA 20 é a segunda na escala hierárquica das certificações e é levemente superior a CPA 10. Os profissionais aprovados na CPA 20 automaticamente podem realizar tudo o que a CPA 10 habilita. A grande diferença entre estas certificações financeiras é que a CPA 20 autoriza o profissional atuar com segmentos de alta renda como Private, Corporate e Institucional. A prova em si tem 60 questões a média para aprovação também é de 70%;
  • CEA: A certificação ANBIMA CEA ocupa o topo da hierarquia. O profissionais aprovados pela CEA podem realizar todas as funções dos profissionais CPA 10 e CPA 20. A CEA é voltada aos especialistas de investimento que atuam principalmente no suporte e orientações aos gerentes de contas. A prova da CEA é relativamente mais complexa e envolve cálculos práticos e uso da HP 12 C. A prova tem 70 questões o aproveitamento mínimo é de 70%;
  • CGA: Esta é uma certificação ANBIMA voltada aos gestores de recursos e tem uma função diferente das certificações anteriores. A aprovação nesta certificação habilita o profissional a atuar na gestão de recursos de terceiros, ou seja, em fundos de investimentos ou carteiras particulares. Esta é a prova mais difícil das quatro e para ser aprovado é necessário um aproveitamento de 70% em cada módulo que é composto por 60 questões.

Curso Online para Certificação CPA10

Você pode saber mais sobre a CPA 10, CPA 20, CEA e CGA no artigo específico em que falo sobre cada uma delas.

Concorrência para Trainee

As vagas de trainee estão entre as mais concorridas em todas as carreiras. Então as certificações ANBIMA ajudam no processo de seleção para trainee e muito. Lembre-se que cada detalhe em uma vaga tão concorrida como essa pode fazer diferença.

Um aspecto importante é que ter uma certificação financeira demonstra conhecimento do mercado. Sem estudar e ter um bom conhecimento você não será aprovado em nenhuma das certificações. 

Outro aspecto importante é que uma certificação demonstra comprometimento com o trabalho. Afinal caso você queira ser trainee de um banco precisa ter muito mais do que apenas “tirar a CPA 10”. 

Um dos maiores motivos que leva centenas de estudantes a fazer a CPA 10 para ingressar na carreira bancária como escriturário ou estagiário é que isso demonstra um interesse legítimo pelo cargo.

Como você vai disputar uma vaga de trainee se o seu currículo fica atrás de quem busca estágio? Então sim, Certificações ANBIMA ajudam no processo de seleção para Trainee.

Muito Além da Certificação

Lembre-se que as CPAs são certificações básicas da área financeira e são consideradas praticamente um pré-requisito. Por isso não são um diferencial e sim quase uma obrigação para quem disputa vaga de trainee.

Caso queira realmente se destacar é importante ter no mínimo a CPA 20, outras especialidades na área financeira como MBA em Finanças e Banking, gestão de custos e claro formação na área de exatas como Ciências Contábeis, Ciências Econômicas ou Administração, inglês fleutente…

Como o foco deste artigo era responder a dúvida de se as Certificações ANBIMA ajudam no processo de seleção para Trainee não vou estender muito.

Mas lembre-se que cada detalhe conta na disputa de uma vaga concorrida, desde a qualidade da elaboração do currículo ao “pedigree” da faculdade de graduação.