Se você é bancário ou está pretendendo ingressar carreira nesta área com certeza você já ouviu falar das provas da ANBIMA.

As temidas CPA-10 e CPA-20. E então vem a questão, será que eu realmente preciso ter certificação ANBIMA CPA?

A resposta é sim.

Isso ocorre por que para que você venha ocupar o cargo de gerência para atuar na prospecção ou venda de produtos de investimento diretamente para o público, em agências bancárias ou plataformas de atendimento você é obrigado a possuir a certificação CPA 10 para agências normais e a CPA 20 para os segmentos de alta renda.

Por que é obrigatório?

Isso acontece por que a ANBIMA é uma entidade de auto-regulação bancária. Ou seja, as instituições financeiras ingressam de livre vontade na ANBIMA para seguir seus códigos com a finalidade de elevar os padrões de qualidade do mercado financeiro.

Neste código existe um artigo em específico que trata sobre a obrigatoriedade da certificação profissional. Veja:

“Art. 14 – É vedado aos Profissionais das instituições participantes o exercício das atividades elegíveis a cada certificação sem a devida aprovação nos exames na
forma prevista neste capítulo. ”

Por que muitos ainda não tem a CPA 10 e CPA 20?

Uma vez que fica constatado a obrigatoriedade da prova, você deve estar se perguntando. Se é obrigatório, por que tanta gente ainda não tem? A resposta é muito simples.

Se estivermos falando de instituições financeiras privadas, para você iniciar a sua carreira na área bancária existem duas formas. A mais fácil delas é QI (o famoso quem indica). Nesta forma de ingresso podemos dizer que há alguém que se responsabiliza por você através da recomendação.

Curso Online para Certificação CPA10

Quando um novo profissional jovem entra para trabalhar no banco e praticamente “caiu de paraquedas” na carreira bancária é muito possível que sequer saiba o que é a CPA muito menos de sua importância como peça obrigatória para progredir na carreira bancária.

Na iniciativa pública ocorre algo semelhante. Muitas pessoas procuram concursos públicos na área bancária justamente por que sabem ser uma das únicas carreiras em órgão público com a possibilidade de carreira.

Apesar de interessado na possibilidade de progresso dentro da instituição pública, muitas vezes os novos funcionários concursados são pessoas dedicadas mas não são grandes conhecedores da área bancária.

Quando isso acontece, somente após estar trabalhando no banco por alguns meses é que surge o questionamento da CPA e o tamanho de sua importância.

Quanto custa a prova?

O valor da prova é diferente para profissionais que já trabalham em um banco ou instituição financeira e aqueles que não tem nenhum vínculo com a área. Veja abaixo o preço atual:

Prec?o Prova CPA 10 e Prova CPA 20 Anbima
Preço das provas CPA-10 e CPA-20 da Anbima

Apesar de a prova ter um custo elevado, uma das vantagens é que a maioria das instituições financeiras apesar de não oferecer nenhum curso ou ferramenta de aprovação para a CPA a mesma paga o custo da prova.

Mas atenção, a instituição financeira paga apenas uma tentativa. Por isso a importância de ser aprovado na primeira tentativa.

Qual a forma mais fácil de ser aprovado na CPA?

Tenho certeza que estava se fazendo esta pergunta. Uma vez que é preciso ter certificação ANBIMA CPA agora então é importante saber como ser aprovado.A resposta é simples, através de um método

Cada pessoa tem uma forma de aprendizado diferente, algumas pessoas gostam de ler, outras ouvir, escrever, esquematizar… é algo muito particular de cada pessoa.

A grande diferença é que para iniciar a sua técnica de memorização você precisa do conteúdo (que é bem extenso) de forma bem explicada e organizada.

Um vez que é preciso ter certificação ANBIMA CPA agora então é importante saber como ser aprovado.

O segundo passo é então memorizar este conteúdo para ficar apto para realizar a prova e obter a aprovação com a média superior a 70%. Para facilitar a sua aprovação fiz um passo a passo do melhor método para ser aprovado na CPA.

Curso Online para Certificação CPA10

  1. Estudar todos os módulos do conteúdo da CPA;
  2. Utilize a sua técnica (escrever, ouvir, repetir) para tentar memorizar o máximo possível do conteúdo nesta primeira etapa;
  3. Agora é a hora de você testar o que aprendeu até agora. Para isso realize o simulado da CPA 10 ou simulado da CPA 20.
  4. Meu simulado é muito semelhante a prova, então você já tem uma ideia de como iria se sair. Agora a grande dica é anotar todas as questões que você errou em uma folha separada. Tente memorizar todos os seus erros e aprender com eles;
  5. Agora que você já memorizou suas maiores dificuldades é hora de repetir o processo, refaça o simulado e veja a sua melhora;
  6. Quando você tiver atingindo médias superiores a 80% no simulado você está quase preparado. Revise e assista novamente as aulas de conteúdo e então refaça o simulado.

O mais incrível de tudo isso, é que 90%… isso mesmo 90% das pessoas que seguem este método estão sendo aprovadas na CPA 10 ou na CPA 20 em menos de 15 dias.