CEA - Certificação Especialista de Investimentos

Teoria do Mercado Eficiente: entenda essa hipótese do nosso mercado

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 4 de junho de 2020
Junte-se a mais de 100 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Você acha que o nosso mercado é eficiente? Acha que ele é ineficiente? Falta alguma coisa? Sabia que existe a Teoria do Mercado Eficiente no mercado de finanças e negócios que pode nos explicar tudo sobre eficiência?

Há de notar que eu repeti muitas palavras ali em cima, mas é isso mesmo. Existe uma teoria que defende que o nosso mercado é eficiente, e ela domina as terias de finanças há uns 50 anos.

Como funciona essa teoria?

Basicamente ela é a hipótese do mercado eficiente, e apresenta a teoria de investimento. Ela acredita que os preços do mercado sempre refletem todas as informações existentes.

Como o preço reflete todas as informações, temos preço justo, logo não existem ações caras ou baratas.

Curso Online para Certificação CPA10

Com isso, podemos concluir que não é possível obter retornos acima da média do mercado no longo prazo. Seja com qualquer uma das escolas de análise – técnica ou fundamentalista.

Eu, Kléber, não concordo muito com essa teoria, mas é importante sabermos, pois é preciso estudar. Principalmente para a CEA.

Quem criou a Teoria do Mercado Eficiente?

Lembra que falei que faz uns 50 anos que essa teoria está nas finanças? É isso mesmo, ela foi formulada nos anos 60 pelo economista americano Eugene Fama. Ele criou três níveis distintos para demonstar a eficiência do mercado:

  • Eficiência Fraca
  • Eficiência Semi-Forte
  • Eficiência Forte

Eficiente Fraca

Esta acredita que o mercado é eficiente em refletir todas as informações públicas disponíveis. Por isso, os retornos são independentes, o que significa que os retornos passados não ajudam a prever os retornos futuros.

Mais de 4000 questões comentadas para sua certificação financeira

Eficiente Semi-Forte

Já esta é utilizada na hipótese fraca e acrescentamos que todas as novas informações são absorvidas pelo mercado instantâneamente. Ou seja, os investidores não conseguem retornos acima da média com informações conhecidas.

Eficiente Forte

Por último esta engloba as hipóteses anteriores e sustenta que os preços refletem instantaneamente todo o tipo de informação, seja ela pública ou privada. Logo, nenhum investidor conseguiria informações acima da média do mercado em nenhuma hipótese.

A lógica de tudo!

A Teoria do Mercado Eficiente prega que os preços são formados pelo mero acaso. E os preços são resultados de fatos que já aconteceram e já estão precificados.

Isso nos leva a máxima de que não são possíveis retornos acima da média no longo prazo.

Quer passar em uma certificação Financeira?

Receba um e-book exclusivo com 7 dicas para ser aprovado!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *