O que é o funding?

Funding é a denominação dada para a captação de recursos financeiros para aplicação em um investimento. 

Essa prática pode ser associada a bancos e empresas, de maneiras diferentes: para os bancos, o funding funciona como fundo de recursos usados para financiar imóveis; para as empresas, pode ser uma forma de levantar fundos junto a investidores para abertura ou expansão de um negócio.

O que é um funding bancário?

O funding bancário diz respeito às fontes de recursos utilizadas pelos bancos para ofertar o financiamento de imóveis. A escolha do funding cabe sempre à instituição bancária, sendo considerado para isso o valor do ímovel e a renda do cliente.

O que gera funding para o banco?

A maior parte dos recursos usados na oferta de financiamento vêm de depósitos feitos na caderneta de poupança. Estima-se que 65% do dinheiro investido por correntistas é usado pelos bancos com esse fim.

Além disso, o funding bancário também é gerado por aplicações em Letras de Crédito Imobiliário (LCIs), Letras Hipotéticas (LHs) e Certificados Recebíveis Imobiliários (CRIs). 

Por fim, outro tipo de funding é o FGTS (Fundo de Garantia de Tempo de Serviço).

O que é funding de empresas?

No empreendedorismo, o funding é a prática de levantamento de fundos para a abertura de novos negócios ou para a expansão de uma empresa.  

Diferente, por exemplo, de um empréstimo bancário onde as regras de financiamento são pré-estabelecidas, com cobranças de juros e prazos padronizados, o funding de empresas se caracteriza pela personalização. As negociações são feitas diretamente com os investidores, permitindo, assim, custos menores de captação e uma maior flexibilização nos prazos de pagamento. 

Desse modo, por meio de uma estratégia de captação de recursos, a empresa tem segurança para investir em crescimento e inovação sem comprometer o capital necessário para arcar com seus custos de operação.

Como fazer funding?

A realização de um funding parte de um planejamento prévio bem estruturado. É preciso determinar qual o melhor tipo de captação e como traçar as estratégias de captação de recursos.

É necessário considerar que as contrapartidas e especificidades de cada negociação variam de acordo com o estilo de funding acordado: private equity, venture capital, bootstrapping, crowdfunding, entre outros.

O que foi o funding loan?

O funding loan foi um acordo financeiro entre o Brasil e os bancos londrinos, realizado em 1898. A medida adotada pelo então presidente Campos Sales junto aos credores do Governo, visava contornar uma crise econômica, impulsionada por uma medida chamada de encilhamento

Essa política econômica, criada pelo ministro Rui Barbosa, tinha a intenção de modernizar o país, recém-saído de um governo monárquico, ao autorizar a produção de papel-moeda pelo banco e facilitar o acesso livre ao crédito para especuladores. O resultado, porém, foi uma inflação desenfreada e aumento do custo de vida.

Por meio do funding loan, o Brasil recebeu 10 milhões de libras bancado por repasses do serviço de abastecimento de água da cidade do Rio de Janeiro, da Estrada de Ferro Central do Brasil e impostos alfandegários. As parcelas do empréstimo, conforme acordado, só seriam cobradas dez anos depois. 


Esse conteúdo cai nas provas da Anbima, da Ancord e da Planejar

Topa testar o conhecimento que você acabou de aprender? Realize um simulado gratuito TopInvest! Com ele, você estuda com questões extremamente fiéis às das provas reais e consegue tirar a sua certificação de primeira!