CEA - Certificação Especialista de Investimentos

Straddle e Strangle: conheça mais duas estratégias no Mercado de Opções

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 5 de janeiro de 2021

O Mercado de Opções é conhecido pelas diversas formas de negociação e estratégias por meio dos chamados Derivativos financeiros que fornecem o direito de compra e venda dos ativos. Mas você conhece as estratégias Straddle e Strangle?

Muito semelhantes, elas são dois tipos de operações também encontradas dentro do mundo das Opções aos investidores e que vamos conhecer cada uma delas agora.

Segue comigo!

O que é Straddle?

Straddle é uma estratégia onde o investidor compra duas Opções (Call e Put) com o mesmo preço-strike e vencimento. O objetivo é lucrar com a diferença do preço da ação no vencimento com o preço-strike da Opção. Logo, por se tratar de uma estratégia em duas pontas opostas, não importa se o preço estará acima ou abaixo do strike.

Assim, o investidor ganhará, desde que o preço esteja longe do strike. Quanto mais distante fechar do preço-strike, mais o investidor pode lucrar.

Por depender de um brusco movimento na cotação, é uma estratégia indicada para momentos de grande volatilidade. Com uma expressiva variação, em qualquer direção até o vencimento poderá ser um benefício ao investidor.

Portanto:

  • Se a variação for para cima, a ponta comprada em Call terá lucro, enquanto Put perderá seu valor. 
  • Se variação for para baixo, a ponta comprada na Put renderá, enquanto Call virará pó.

Curso Online Preparatório para Anbima CEA

Características:

  • Investimento baseado na volatilidade do ativo;
  • Possibilidade de ganhos independente de alta ou baixa;
  • Inexistência de limite máximo de ganhos quando a operação é lucrativo – dependerá apenas da variação do ativo no dia de fechamento, acima ou abaixo do strike;
  • Perdas limitadas ao valor gasto na compra, quando a operação não dá certo.

E o que é o Strangle?

Já esta outra modalidade de estratégia é muito utilizada no Mercado de Opções a partir da compra de duas opções. Isto é, uma Opção Put e outra Opção Call, com igual vencimento, mas com preços de exercício diferentes.

Por isso, as operações com as Opções Strangle podem ser do tipo long, ou seja, com a compra simultânea das duas Opções, ou do tipo short (que envolve a venda simultânea dessas duas Opções.

Diferença entre Straddle e Strangle

Deu para notar que essa duas estratégias possuem grande semelhança, mas ao falarmos em diferenças a única que há entre o Straddle e Strangle está no preço de exercício.

Isso quer dizer que, elas se distinguem na distância entre Call e Put compradas, que no Strangle são em preços diferentes. Assim, Strangle disponibiliza uma operação mais em conta para a entrada.

Por isso, possuem disparidade considerável no risco envolvido. Onde, a estratégia Strangle apresenta menos risco e, consequentemente, menores ganhos que em Straddle.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *