Um fato importante que você deve levar para sua prova é a questão da liquidação financeira e liquidação física de uma ação. Ficou confuso? Calma que eu vou te explicar melhor.

Quando se executa uma ordem de compra ou venda de uma ação, acontecem dois processos:

⯀ Liquidação física: processo do qual se dá a transferência da propriedade do ativo entre o comprador e vendedor; e

⯀ Liquidação financeira: processo de pagamento ou recebimento do valor da ação, ocorrendo o recebimento e o pagamento entre o comprador e vendedor.

Em uma operação Buy and Hold / Swing Trade, tanto a liquidação financeira, quanto a liquidação física ocorrem em D+2. Isso significa que só compensará daqui a dois dias úteis.

Vou te deixar um exemplo para ficar melhor o entendimento:

Você vendeu hoje, segunda-feira, um lote de ações da empresa XPTO por R$2.000,00 na bolsa de valores para outro investidor no mercado secundário. Somente na quarta-feira, ocorrerá a liquidação financeira e você terá acesso ao dinheiro.

Dessa forma, o mesmo processo ocorre com o comprador das ações. Somente na quarta-feira ocorrerá a liquidação física e você terá acesso às ações.

No entanto, já em uma operação Day Trade, a liquidação física ocorre em D+0, ou seja, no mesmo dia.

E a liquidação financeira ocorre em D+2.

Gostou do conteúdo? Sabia que temos muitos vídeos sobre certificações e investimentos no nosso canal do Youtube? Clique aqui para conhecer!