Eu sempre repito: quem deseja crescer na carreira financeira, precisa entender de investimentos. Após entender isso, os estudantes sempre têm a mesma dúvida: como estudar investimentos? Qual o melhor curso? 

Pois então, se prepare – neste artigo você vai ter as respostas para essas perguntas.

Por que estudar investimentos?

Os investimentos são uma parte bastante importante do Sistema Financeiro Nacional. Antigamente, até podiam ser mais restritos a pessoas físicas e jurídicas com mais dinheiro. Entretanto, hoje, estão muito mais populares e acessíveis.

Basicamente, no seu dia a dia, você vai lidar com clientes de investimentos. Clientes que, por sua vez, vão desejar um profissional confiável e que entenda do seu trabalho. 

Na carreira bancária, entender de investimentos já é mais do que um diferencial, é quase um requisito.

Além disso, esse conhecimento também tem efeitos na sua vida pessoal. Afinal, você pode usá-lo para melhorar as suas próprias finanças. É unir o útil ao agradável!

Como começar a estudar sobre investimentos?

Se você se organizar, os estudos ficam mais fáceis. Para te ajudar, eu elenco aqui uma metodologia que com certeza vai funcionar.

1- Entenda o mercado financeiro

Se os investimentos são parte do mercado financeiro, nada mais natural do que entender como este funciona. A partir disso, por exemplo, é possível saber o que pode (ou não) afetar um investimento.

2- Estude os tipos de investimentos

Eles não são poucos e você vai ouvir falar de todos com frequência. Por isso, é importante que você esteja familiarizado. Vamos dar uma relembrada nos principais? 

  • Renda fixa: investimentos de rentabilidade previsível;
  • Renda variável: não há ganho fixo, nem garantia sobre rentabilidade;
  • Ações: a fração do capital de uma empresa;
  • CDB e RDB: títulos de renda fixa, representativos de depósito a prazo;
  • Debêntures: título de dívida emitido por empresas de crédito;
  • Letras de Câmbio: título de crédito emitido por instituições financeiras que representa uma ordem de pagamento;
  • Letras de Crédito Imobiliário (LCI): investimento de renda fixa relacionado ao setor imobiliário;
  • Letras de Crédito do Agronegócio (LCA): a mesma dinâmica que o LCI, mas relacionado ao agronegócio;
  • Fundos de Investimentos: uma espécie de investimento coletivo, administrado por um gestor;
  • Commodities: investimento feito atráves da compra de produtos e matérias-primas. 

3- Acompanhe as notícias

Você deve saber, por exemplo, que a Taxa Selic sofre alterações. Ou que o dólar pode estar alto ou baixo. Tudo isso – e muito, muito mais – afeta o mercado de investimentos.

Por isso, nenhum conhecimento adquirido é suficiente se você não se manter atualizado. Afinal, o setor oscila bastante. Tendências, notícias e análises: tudo é válido para você jamais deixar de ser um profissional relevante.

4- Conheça as áreas de atuação

Saber onde você pode trabalhar é uma excelente forma de descobrir que conhecimentos são necessários. As profissões da carreira financeira são muitas, não se restringindo apenas ao clássico bancário. Olha só:

Não conhece alguma delas? Então, leia este artigo aqui. Nele, eu expliquei em detalhes cada uma destas oportunidades e quais as funções de seus profissionais.

Qual curso devo fazer para entender de investimentos? 

Procurar um bom curso pode alavancar a sua jornada de aprendizado. Por isso, separei algumas opções populares para você conhecer:

A TopInvest, é claro, não poderia ficar de fora. Por aqui, nós não ofertamos apenas cursos preparatórios, mas também cursos de desenvolvimento profissional, economia e até de Tesouro Direto. De qualquer forma, os próprios cursos preparatórios também são úteis (muito!) para quem deseja apenas ampliar e testar conhecimentos.

Partiu estudar?

Agora que você já sabe por onde começar, é hora de colocar a mão na massa – e nas apostilas! O conhecimento sólido vem com o tempo e com a constância. Por isso, para estudar o mercado financeiro – e compreendê-lo de verdade, é preciso estabelecer uma rotina.

Vamos combinar uma coisa? Daqui por diante, os estudos serão parte do seu dia a dia. Fechou? Daqui um tempo, me conte como você se tornou um profissional top de linha!

Gostou do conteúdo? Sabia que temos muitos vídeos sobre certificações e investimentos no nosso canal do Youtube? Clique aqui para conhecer!